terça-feira, novembro 24, 2009

ARI CUNHA

Educação fora das quatro paredes

CORREIO BRAZILIENSE - 24/11/09


Bom comportamento e boas notas no Sistema de Avaliação do Desempenho das Instituições Educacionais (Siade) são as condições para participar do programa do Ministério do Turismo Viaja Mais, Jovem. A execução no DF é de responsabilidade do Centro de Excelência em Turismo da UnB. Alunos de escolas públicas Passeiam pela própria cidade e arredores com direito a refeições, estudos e muita diversão. Em cada ônibus, 40 estudantes, além de dois professores e do guia turístico, seguem o roteiro cívico, rural e cultural em aula agradável e inesquecível. Escolas do Riacho Fundo, Taguatinga, Ceilândia e Asa Sul visitaram a Catedral, a Praça dos Três Poderes, o Complexo Cultural da República e o Congresso Nacional. Muita cantoria enquanto o ônibus segue o caminho. O resultado é enriquecedor para os professores e alunos. Não há custos para os participantes. A parceria entre a Secretaria da Educação e o Ministério do Turismo banca o projeto, que quer alcançar 2,5 mil pessoas. O Viaja Mais, Jovem começou no Acre e vai acontecer por todo o país. Para Aírton Pereira, secretário nacional de Políticas de Turismo, essa ação vai fortalecer o mercado interno, com o estímulo do turismo, além de proporcionar aos estudantes carentes a oportunidade de conhecer melhor a cidade. (Circe Cunha)



A frase que foi pronunciada

“No lápis da vida não há borracha.

»Aldemir Martins


Xadrez
»A próxima semana será decisiva para o PT. A direção nacional do partido do presidente da República vai escolher o novo comando petista. O nome terá que ser de um bom articulador entre o presidente Lula, o partido e filiados. É o traçado da campanha eleitoral de 2010 que está em jogo.

Mão única
»Fala-se em rombo na Previdência Social se os aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo tiverem reajuste. Mas algum dia essa mesma Previdência teve depositado o valor que os trabalhadores ativos esperavam receber quando aposentados. Cabe apenas ao contribuinte ter caixa para cumprir os compromissos.

Outro lado
»Já o governo anuncia o crescimento de 0,90% na arrecadação da Receita Federal. A porcentagem é comparativa a outubro de 2008 e mostra um total de R$ 68,839 bilhões. A transferência de depósitos judiciais e o pagamento de impostos atrasados são os responsáveis pelo resultado.

Pagamento
»Pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores/Sensus indica que neste ano os brasileiros estão de olho no 13º salário. A maioria não pensa em gastar com lazer ou aquisições. Quer mesmo é quitar débitos.

Novidade
»Falta pouco tempo para que a internet móvel tenha a mesma agilidade que a internet fixa. A Anatel quer ousadia nas metas para os serviços 3G das operadoras de telefonia. As novas regras já existem e estão na agência reguladora.

Diplomacia internacional
»Na arrumação de faixas para receber o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, um grupo fazia coro com as ideias de Hugo Chávez. Era contra o “imperialismo” norte-americano e dava as boas-vindas a Ahmadinejad. Outro grupo era formado pela comunidade judaica. Achava um absurdo a visita. E o Brasil tem a sua paz tocada pelos olhos do mundo.

Estranho
»Um carro oficial foi apreendido com contrabando e notas fiscais em branco.
O casal abordado em uma estrada do interior de São Paulo disse que o automóvel foi alugado.
A conversa ficou sem sentido e pode ser o fio de uma meada grande envolvendo funcionários públicos e políticos.

Estagiários
»Dois projetos podem significar muito para os estudantes e estagiários. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado vai examinar o projeto do senador Mesquita Junior que garante o vale-transporte, e o senador Tasso Jereissati atrela o bom desempenho do aluno a um valor adicional no Programa Bolsa Família.

Raios
»Deu apagão na Agência Câmara de notícias.
O incidente técnico não tem nada a ver com a ordem do presidente
da Casa, Michel Temer. Ele encaminhou à corregedoria casos
de deputados que apresentaram notas frias para justificar a verba indenizatória.


História de Brasília

O supermercado UV-1 dispõe apenas de sacos pequenos, e por isso, as filas ainda são maiores, atualmente. (Publicado em 21/2/1961)

Nenhum comentário: