sábado, novembro 21, 2009

ARI CUNHA

Futebol, o embaixador do Brasil

CORREIO BRAZILIENSE - 21/11/09


Nem a promessa de um passeio inesquecível na Disneylândia convencia Luiz, pai sempre muito carinhoso com a filha. Olhava para as atrações, mas não enxergava nada. Pisava nas calçadas cor-de-rosa, mas não chegava aonde gostaria. Até que Tuca, a sogra, reparou na respiração diferente e em uma gota de suor que escorria. Era de um computador que o adorado genro precisava a todo custo. Enquanto não entrasse na rede não iria conseguir acalmar o pensamento. Muito solícita, a sogra resolveu arriscar. Uma sala e um funcionário ostentando um computador. Ali elaborava relatórios e controlava a necessidade de abastecimento nos restaurantes. Nem levantou o olhar à súplica que ouvia de Tuca. Minutos depois, lá estava Luiz no computador do funcionário que deixou a seriedade de lado. Foi só falar no Brasil e no futebol que Luiz conseguiu o que queria. Acompanhar a situação do flamengo no Campeonato Brasileiro. Deu certo. Esperança alimentada.


A frase que não foi pronunciada

“Por isso, papai-noel tem a barba branca.”
Lula, sonhando com o bom velhinho lendo uma carta assinada por Batistti


Pontualidade
Em Goiânia, os usuários do transporte coletivo ganharam uma ferramenta para facilitar a vida. Menos tempo na parada. Usando recursos do celular podem gratuitamente consultar o horário em que o ônibus vai passar. A garantia do horário britânico prometida pela empresa tem um GPS na retaguarda.

Lupa
Ultimamente, o cadastramento tem sido importante para o controle da aplicação da verba pública. Agora é a vez dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Ao todo, 97.322 famílias deixarão de receber o benefício até dar explicações nas prefeituras. O papel de colaboradores dos governos municipais tem sido de suma importância para a transparência do projeto.

Achaque
Uniformes de autoridades policiais são usados por bandidos que não têm nenhuma dificuldade em adquiri-los. Mas, no Rio de Janeiro, a quadrilha que se passava por falsos agentes falsificou, além da vestimenta, documentos e mandados. A polícia só descobriu porque o funcionário da Caixa, achacado, não tinha nada a dever e desconfiou do golpe.

Começo
Wasny de Roure tentou acabar com a fumaça emitida pelos veículos nas ruas de Brasília. Não conseguiu. É lei distrital, mas não há interesse das empresas de ônibus e caminhões nem de motoristas em acoplar um filtro no escapamento. Comissão do Senado aprova projeto de metas para a redução de gases do efeito estufa. No final, a natureza ganha só discurso. Copenhague
é aqui.

Errados
Coube à senadora Marisa Serrano colocar freios na propaganda de alimentos direcionada a crianças. Por enquanto, só empresários sem compromisso com a saúde infantil têm apostado no marketing para vender produtos que não nutrem o corpo. O projeto que regulamenta a propaganda de alimentos está na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

Urnas
Para alguns técnicos foi frustrante. Para o TSE, valeu a pena. Esse foi o resultado do concurso para que experts em tecnologia da informação achassem uma brecha na segurança das urnas que serão usadas em 2010. Ponto para o TSE.

Berço esplêndido
São muitos os gabinetes nos Três Poderes onde obras de arte repousam longe do olhar da população. Há um grupo de trabalho com a preocupação de expor essas obras no Museu de Arte de Brasília. O senador Cristovam está à frente da ideia.

Territórios
Continua a briga sobre distribuição de terras. A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados está mobilizada depois que aprovou projeto de lei que tira a responsabilidade do Incra por desapropriações. A reforma agrária acontecerá em local definido pelo parlamento brasileiro.

Logística
Enquanto as chamadas por uma ambulância não param no terminal do Samu, os veículos ficam parados nas entradas de emergência porque faltam macas nos hospitais de Brasília para transportar o paciente. Problema simples de se resolver.



História de Brasília

A superquadra do IAPB é a única já concluída e urbanizada. O jardim de frente para o Eixo era uma beleza. Pois bem. Agora é que viram que as galerias pluviais não estavam colocadas e, por isso, estão esburacando o jardim e arrancando a grama que deu tanto trabalho para pegar.(Publicado em 17/2/1961)

Nenhum comentário: