quinta-feira, novembro 19, 2009

ARI CUNHA

Limites da tradução e tradição


Correio Braziliense - 19/11/2009


Daniela Braun, da CBN, conversava com Sardenberg sobre a expansão do jornalismo digital pelo portal YouTube. Um novo canal foi aberto com a intenção de incrementar o jornalismo colaborativo, em que filmagens de cenas ou entrevistas são postadas por pessoas de todo o mundo. A língua se torna um empecilho já solucionado por ferramentas que traduzem textos de dezenas de idiomas. Daniela advertiu os ouvintes para o cuidado. Nunca confiar 100% em ferramentas de tradução da internet. E ilustrou o caso. A matéria era sobre quadrilhas que lavavam dinheiro no Brasil. Terminado o texto, enviou para um americano, amigo jornalista, e sugeriu que usasse o tradutor do Google. Pouco tempo depois o americano ligou horrorizado. A palavra quadrilha foi entendida como tradição, “uma contradança de origem holandesa”. Depois de esclarecidos os fatos, quem procurar por dança de quadrilha encontrará a tradução como “dance gang”.

A frase que não foi pronunciada


“Essa reunião em Copenhague está fadada a acabar em chocolate.”
Senadora Marina Silva pensando nos Estados Unidos e na China.


Ouro Negro
Novo poço de petróleo é localizado em Angola pela Petrobras e a Sonangol, petrolífera local. Agora falta anunciar que benefícios sociais aquele país receberá com a descoberta. Angola tem 62% da renda nacional nas mãos de 20% da população.

Alô, alô
Tudo volta ao normal. A Sky cobra taxa de manutenção da assinatura. Várias empresas públicas e particulares não direcionam a ligação ao atendimento pessoal. Mais de 20 minutos de espera, a Oi continua sem atender às exigências das novas regras. Quem optou pela portabilidade continua enfrentando problemas com a antiga operadora. Assim segue o consumidor, carregando o fardo de sempre.

Em tempo
Acaba de chegar a notícia de que a Oi receberá do BNDES um financiamento de R$ 4,4 bilhões. O plano é investir R$ 12,3 bilhões até 2011 na expansão e melhoria do serviço e produtos oferecidos. O grupo é composto pela Brasil Telecom Fixa, Brasil Telecom Móvel, Oi Fixa e Oi Móvel.

Camex
Quem acompanha passo a passo a Monsanto é o deputado Luiz Heinze. A multinacional tenta aumentar a tarifa nas importações de um herbicida da China na Câmara de Comércio Exterior. Interessante é que o glifosato foi proibido no Paraná pela Secretaria de Agricultura, mesmo tendo autorização do Ministério da Agricultura.

Interesses
É mentira. Ele não é assassino. Esse é o argumento que torna mais estranho à opinião pública o caso de Cesare Battisti. Anita Leocádia Prestes, filha de Olga Benário e Carlos Prestes, escreveu em uma carta endereçada ao presidente Lula que Battisti não pode sofrer a mesma injustiça experimentada por sua mãe. Parlamentares visitaram o italiano na prisão e defendem o refúgio político. Do outro lado, Armando Spataro descreve historicamente o que ocorreu e diz que é verdade. Afinal, quem Battisti não matou?

Velado
Para o motorista abastecer o carro com álcool, continua a precisar da matemática. O consumo do carro e o preço do combustível sofrem alterações. Mesmo assim, a campanha pelo biocombustível segue omitindo esses detalhes.

Dpvat
Marcio Fortes, ministro das Cidades, retoma a campanha de divulgação do uso do Dpvat em caso de acidente. Quem ainda não fez valer o direito tem o prazo de três anos para fazê-lo. Em acidentes com motos, carros, caminhões e ônibus os passageiros podem ter o reembolso de despesas médico-hospitalares. O ministro afirma que não há complicação burocrática. É só procurar uma seguradora para a liberação do dinheiro.

Campo
O MEC reconheceu um programa bastante interessante sobre o assunto, a Pedagogia de Alternância. Trata-se de uma atividade aplicada nas áreas rurais em que há um regime de internato alternado entre a escola e o lar. O tempo gasto dos alunos até chegarem às aulas é um problema resolvido. Outro ponto importante é o conteúdo dado aos alunos de 5ª a 9ª séries. Vão da iniciação à agricultura, da zootecnia à administração rural.

Cultura útil
A ideia já tinha entrado em prática no último semestre do curso de marketing da FGV em Brasília. Um gibi no papel higiênico. Koji Suzuki, escritor japonês, vai usar o mesmo princípio para divulgar uma história de terror em que um espírito maligno habita em uma privada. Os japoneses que não têm o washlet em casa adoraram a novidade. Washlets são privadas com aquecedores no assento, jato que borrifa água morna, um secador e um controle remoto para ajustar os comandos.

História de Brasília

Para o primeiro caminhão “tapa-buraco” que souber da notícia: na rua da Igrejinha, perto da “Veritas”, há uma valeta que afundou, e está ficando perigosa para o trânsito. (Publicado em 17/2/1961)

Nenhum comentário: