sexta-feira, novembro 13, 2009

ARI CUNHA

Mesa sem controle complica o país

CORREIO BRASILIENSE - 13/11/09


Tudo indica que houve falha no gerenciamento do sistema elétrico. Para se ter uma ideia da situação, quem buscou na página do Ministério de Minas e Energia notícias atualizadas sobre o assunto teve que se contentar com uma nota do dia anterior. A repercussão internacional sobre o assunto recai sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas que serão realizadas no Brasil. Em engenharia, não há dúvidas. Faltou o controle e acompanhamento dos relés que desligam automaticamente a área atingida. Ninguém quis assumir a culpa. Faltou quem comandasse a mesa de controle para evitar, prevenir e solucionar a questão que atravessou as fronteiras do país. O assunto continua a ser discutido.


A frase que não foi pronunciada

“Mato tem olhos, parede tem ouvidos.”
Filósofo de Mondubim, enquanto escreve à luz de velas.



Arruda em reparo
Por 15 dias deixará de caminhar o governador Arruda. Reparos com parafusos de titânio para corrigir um problema ósseo. Descanso forçado no Sarah de Brasília. Tempo para articular os pensamentos. Engana-se quem pensa que ele deixa de avançar enquanto não anda.

Reconhecimento
Mais de 100 países concorreram ao prêmio que comemorou o Dia Internacional da Criança na Mídia. Walter Lima anuncia a vitória do Brasil. A Rádio Justiça teve 24 horas de programação totalmente produzida e apresentada por jovens de colégios públicos.

Poupança
Os trabalhadores do Brasil precisam aprender a poupar e aplicar em fundos de investimentos. O programa evoluiu e se transformou em uma parceria entre a Caixa e a Brasilprev. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, autor da ideia, quer também incrementar o volume de crédito popular no Brasil.

Imprensar
Depois do apagão, a Rede Globo montou um link na Esplanada para entrevistar o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Ele foi muito simpático. A TV Record aproveitou o ambiente e transmitiu a tentativa de abordar o secretário para entrevista enquanto a Globo não fazia o link. Ao vivo, a Record mostrava a Assessoria de Imprensa firmar o pé. Foram quase nove minutos de agonia no ar.

Fiscais
Uma novidade aguardada nessa eleição são os eleitores antenados. Celulares com gravadores e filmadoras vão revelar muitos casos de corrupção. Os “fiscais das eleições” prometem trabalho para o Tribunal Eleitoral.

Novidade
Por falar em eleições, progresso no campo digital. No TSE, 38 especialistas em tecnologia estão empenhados em fazer os testes nas novas urnas eletrônicas. As impressões digitais podem ser novidade em 2010.

Denatran
Vale o elogio à campanha publicitária do Denatran. O que é desagradável no dia a dia comparado ao comportamento no trânsito é mostrado com uma sensibilidade e tanto. Brasília tem sofrido muito com a chegada de motoristas acostumados com o trânsito nervoso.

Sarah
Faça o que eu falo e o que eu faço. Assim é a gerência do Hospital Sarah de Brasília. Ao limpar um vidro abaixo da altura da cintura, o trabalhador recebe um carrinho em que, sentado, tem grande mobilidade e faz o serviço sem prejudicar a postura.

Excesso
Normal em várias cidades do mundo, o congestionamento aéreo já é realidade em Brasília. Aviões circulam no céu aguardando a vez de descer. Outro excesso é no espectro eletromagnético. A Rádio CBN de Brasília sofreu interferência da Rede Aleluia, mas tudo foi resolvido rapidamente.

Vexame
Clientes da Citroën em Brasília passam por maus bocados. Ao optar pela marca, no ato da compra são garantidos três anos de manutenção. Os consumidores amargam mais de um mês à espera de peças. A reclamação é geral.


História de Brasília

A transferência das residências da Candangolândia para o Gama é uma garantia dos bons propósitos do prefeito Paulo de Tarso. Aquela cidade-satélite merece conforto. (Publicado em 11/2/1961)

Nenhum comentário: