sábado, novembro 07, 2009

ARI CUNHA

Dilma na esquina

CORREIO BRAZILIENSE - 07/11/09


Política entre nós é um saco de gatos. Os partidos são sopas de letrinhas. Ao embalo do vento, vão de um lado a outro como quem muda a cor do cabelo. Cada político pode e deve possuir sua biruta. Pelo menos saberá para onde ir. Getúlio Vargas disse certa vez que “não se vence sem luta; nem se participa da vitória sendo neutro”. Ele sempre foi homem de decisão. Não aceitava ninguém em cima do muro. Dilma Rousseff está a caminho do cadafalso. Esta coluna fez a previsão faz tempo. Ainda hoje está sozinha fazendo o caixa para o futuro. Ela mesma toma cuidado em tudo. Em sabendo que não será candidata, faz seu pé de meia para não viver o seu passado perigoso. Tem família, teve três maridos e só vai ao hospital em companhia de assessores.


A frase que não foi pronunciada

“Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais.”
Presidente Lula pensando enquanto traça os passos para 2010.




Escolas
Ensino vive dificuldades no Brasil. Em São Paulo o aumento de mensalidades atinge os 17%. Professores são bem pagos e material escolar é farto. A inadimplência é mantida pelo governo federal. Escolas não recebem ajuda. O cerco está tornando minorias em maioria consolidada.

Bronca
A Agência Nacional de Energia Elétrica está verdadeiro fuzuê. Falta energia, despesas aumentam e não somam nada. Contratos reduzem a baixa verba. Consumidores brasileiros perderam R$ 7 bilhões. Agora é furar a terra com as unhas em busca de dias melhores.

Pré-sal
Ninguém disse quantos barris o Brasil vai retirar do pré-sal. As decisões vão ao bolso dos consumidores de energia com segredos nunca revelados. Sabem os experts que o preço será alto. Não foram determinados. Todos estão pensando apenas na divisão dos lucros. Veja-se que nem os prejuízos são conhecidos.

Cultura
O baixo clero, desde a eleição de Inocêncio Oliveira, mostrou seu valor. A minoria é quem manda. Agora é a política entender do fato e arregaçar as mangas.

Padre Cícero
Morto em 1934, Padre Cícero tem sua vida estudada. Foi cassado de ordem, sofreu. Viveu alegria com amigos e adeptos. Sua história é longa. A Igreja revive seus dias. Em dependendo do Cariri, será o primeiro santo brasileiro.


Em entrevista a Vera Saavedra Durão, Maria da Conceição Tavares aponta, com a lucidez de sempre, o perigo do excesso de otimismo em relação à bolsa de valores. Dá o veredicto sem esconder a admiração pelo presidente Lula.

Alma
Sobre cultura, o senador Cristovam Buarque disse que o corpo não vai mal, mas a nossa alma continua deserta. Os dados sobre bibliotecas e frequência nos cinemas e teatros são de envergonhar o país. Mas bons ventos chegam. Um vale de R$ 50 dará aos trabalhadores um apoio para consumir cultura. Quem garante é o ministro Juca Ferreira.

História
Hoje às 23h30 e amanhã às 10h a TV Senado exibe Saudades do Brasil. O documentário remonta a experiência de Claude Lévi-Strauss pelo Brasil. Quem tiver interesse pode copiar na íntegra o material na página eletrônica do Senado.

Precatório
Só mais um passo para valerem as regras sobre precatórios. A Câmara dos Deputados determina que estados, municípios e Distrito Federal reservem verba para esse fim. A PEC já foi analisada no Senado.


História de Brasília

A nota pitoresca do carnaval de Brasília foi dada pelo porteiro do Iate Clube, que barrou a entrada do Rei Momo. O pior da história é que foram verificar depois e o homem é sócio-proprietário daquele clube. (Publicado em 16/2/1961)

Nenhum comentário: