terça-feira, outubro 06, 2009

ARI CUNHA

Veículo mata mais que doença

CORREIO BRAZILIENSE - 06/10/09


O ministro José Gomes Temporão pediu a auxiliares pesquisa sobre o número de pessoas mortas no trânsito. Foram anotadas 35 mil. Verificando número, na União Europeia são 50 mil os atingidos. Em 2010 a previsão é para 25 mil. Este ano já são 30 mil. Lá o número diminui porque o trabalho de controle é real. Vê-se a diminuição dos veículos. É conjunto de países que vive em ordem. Morre-se muito nas estradas do Brasil pelo desleixo com que são feitas as pistas. Nem todo o asfalto é igual. Precisaremos fazer visitas ao estrangeiro. Assim saberíamos as causas, na maioria por imprudência ou abuso de velocidade sem cintos de segurança. Crianças morrem nos dentes de cachorros afoitos ou compram dezenas de críticos.


A frase que não foi pronunciada

“A única maneira de ter amigos é ser amigo.”
Outra conversa na coxia da política.

Pastelão
Com a prisão dos culpados pela divulgação antecipada da prova do Enem, será esclarecida a razão de se ter escolhido um órgão de imprensa como primeiro contato do criminoso.

Farc
Nada ainda sobre o empresário Vicente Vieira, sequestrado pelas Farc. O Ministério das Relações Exteriores tenta há semanas resolver o assunto com o governo de Chávez, mas sem sucesso.

Constituição
Tão novinha e com tantas propostas de emenda. Mais de mil na Câmara e mais de 400 no Senado. Comemora 21 anos a Constituição brasileira.

Eles
Ainda sobre a nossa Constituição, há a proposta de reduzir para 60 o número de artigos. Só para ilustrar, a Constituição norte-americana tem 222 anos, sete artigos, 27 emendas e começa com a frase: nós, o povo.

Fazer valer
Estrela do Senado nesta semana será o marco regulatório do pré-sal. O debate na Comissão de Infraestrutura vai concentrar-se na distribuição dos recursos.

Será?
Anote esta cifra: R$ 30 bilhões. É a previsão do deputado Chico Alencar para as despesas com as Olimpíadas de 2016. A Câmara e o Senado querem criar um conselho para monitorar as obras e os investimentos.

Esperança
Se a proposta do deputado federal Pepe Vargas passar, o reajuste dos benefícios prividenciários será acima do salário mínimo. Foi só mudar o cálculo do benefício para prever o aumento.

Farsul
Paralela à guerra entre produtores e ecologistas no Congresso, há uma preocupação: quem vai assumir a Federação da Agricultura do RS? Essa nomeação é crucial na questão dos índices de produtividade e Código Florestal.

Conquista
Toma a frente na questão dos cartórios o deputado Ivan Valente. A Câmara tem um projeto pronto para votação que isenta a nomeação por concurso. Segundo o deputado, não se pode jogar no lixo uma conquista republicana.


História de Brasília

Quem vem do Hotel de Turismo e passa pelo Palácio da Alvorada vê uma enorme vassoura plantada à entrada da residência presidencial. Foi um anônimo, o autor da proeza, para deixar sempre presente à lembrança do presidente a razão de sua vitória. (Publicado em 10/2/1961)

Nenhum comentário: