sexta-feira, outubro 30, 2009

TODA MÍDIA

A saída?

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 30/10/09


Nas manchetes on-line dos jornais hondurenhos "El Heraldo" e "La Prensa", que apoiam o golpe, o enviado americano declarava ontem que "o acordo está feito, falta a vontade política".
Já os espanhóis "El País" e "El Mundo", ambos agora com home page voltada à América Latina, destacavam que "o presidente golpista, Roberto Micheletti, aceita que o Congresso decida sobre a restituição de Manuel Zelaya", como a "saída".
Até nas manchetes do "Jornal Nacional", "A crise fica mais próxima de uma solução".

APÓS MUITA CONTROVÉRSIA
Nas manchetes dos portais iG, R7 e Brasil Econômico, ao longo do dia, "Comissão do Senado aprova ingresso da Venezuela no Mercosul". Na Agência Brasil, a aprovação por 12 a 5 veio "após muita controvérsia e resistência por parte dos senadores da oposição".
Em Caracas, o Terra Magazine entrevistou o assessor Marco Aurélio Garcia, que prevê "fluxo comercial muito maior e mais investimentos", com a Venezuela no bloco. E "os países que têm dependência de petróleo serão os mais beneficiados", como Paraguai.

NA CHINA
A agência Xinhua destacou o encontro de Lula e Hugo Chávez para conversar sobre o futuro "integrante do Mercosul" e assinar o acordo para a nova refinaria "no Nordeste do Brasil".

NA ESPANHA
O correspondente do "El País", Juan Arias, postou que o "Brasil dá luz verde para o ingresso da Venezuela" e "Lula respirou aliviado, após sete meses de adiamentos e ameaças da oposição".

A HISTÓRIA CONTINUA
Com um trecho do Muro de Berlim, o "Wall Street Journal" declara que "A história está de volta, duas décadas e uma crise depois". No enunciado, "O colapso comunista marcou uma vitória da democracia liberal, mas a China agora tem um modelo autocrático concorrente?"

APRENDER DO BRASIL
Em editorial com a ilustração ao lado, a "Economist" destaca "O que a Índia pode aprender do Brasil sobre controlar o fluxo de capitais". Ainda fechado, o país terá de "conviver com capital externo" e "alguns controles podem ajudar".
Daí o Brasil e sua "liberação cuidadosamente calibrada", inclusive a nova taxação "quase pedindo desculpas" para reafirmar que o país é "amigo do mercado".
Ao fundo, o "Financial Times" voltou a alertar para o risco de bolha nas ações dos Brics.

DESABA E DISPARA
Um dia depois de dar a manchete "Bovespa desaba 4,75%", o Valor Online deu ontem a manchete "Bovespa dispara 5,91%".

"RECESSION IS OVER"
Nos EUA, nas manchetes on-line de "Wall Street Journal" e outros, o rali da Bolsa com os dados indicando que ">"a recessão acabou".

ONDE CRESCE
Na capa da nova "Exame", a região em que "o Brasil cresce mais rápido". Em reportagem de Bahia e Pernambuco, destaca que "o capitalismo parece ter finalmente chegado ao Nordeste", onde "milhões de pessoas passam a fazer parte do mercado consumidor" e nascem novos "empreendedores"

CLUCK, MOO, OINK, KA-CHING
Também na nova "Economist", com o título onomatopaico acima, "Uma empresa brasileira cresceu até atingir um tamanho de levar prêmio".
É um perfil da JBS, "prestes a se tornar o maior processador de carne do mundo". Diz que "outros nomes brasileiros", como Embraer ou Petrobras, "podem ser mais famosos, mas a JBS agora é a segunda maior empresa privada em vendas no Brasil, atrás da Vale, e a maior parte dessas vendas acontecem no exterior".

Nenhum comentário: