quinta-feira, outubro 29, 2009

TODA MÍDIA

Despenca, desaba

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 29/10/09


Fim do dia no UOL, "Bolsa despenca". No Valor Online, "desaba". O jornal creditou a "pessimismo externo, commodities em baixa e alta do dólar".
A Folha Online postou que "com atraso a Bovespa começou a queimar gordura acumulada, cumprindo prognósticos de que estava cara demais". O site ouviu de um gestor da Advisor a análise de que a "realização" de lucros é mundial. Já outro, da Daycoval, saiu dizendo que "de repente os investidores estrangeiros perceberam que aquele governo que aparentemente não interferia passou a interferir".

CAI
Na manchete do G1, em vez de Bovespa, "Lucro da Vale cai 61% em relação a 2008". Imediatamente abaixo: "Mas na comparação com o trimestre anterior a receita subiu". Desde a manhã se encontravam alertas de que o "tombo deve ser relativizado". De todo modo, no meio do dia na Folha Online, a Bolsa já caía e "as perdas são puxadas por papéis da Vale, que divulga resultados hoje".


DÓLAR, O RETORNO
Antes de Bovespa e Vale, nas manchetes, destaque para a avaliação sobre a taxação do capital externo. Em suma, "Fluxo cai após imposto, mas é positivo".
O "Wall Street Journal", por outro lado, focou a reação do dólar no mundo, por causa dos "temores econômicos" que atingiram moedas de países voltados a commodities. Contribuíram a especulação de alta nos juros dos EUA, "o controle de capital no Brasil e a preocupação geral de que Bolsas e commodities foram longe demais".

PARA DIZER NÃO
O espanhol "El País" deu longa entrevista com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, já traduzida e destacada ontem mesmo pelo portal UOL.
No título original, entre aspas, "Defesa é ter a capacidade de dizer não quando necessário". Ele negou uma "corrida armamentista" na América Latina e falou em "recuperação do tempo perdido" no Brasil. "Precisamos ter a capacidade de defender todas as nossas infraestruturas sensíveis", acrescentou.


OPORTUNIDADE
O enviado dos EUA chegou a Honduras. Não por coincidência, nas manchetes do hondurenho "El Heraldo" ao "Jornal Nacional", o governo golpista "anuncia representação contra o Brasil na Corte de Haia".
E o instituto Gallup soltou pesquisa dizendo que 73% dos hondurenhos dizem que a eleição "soluciona o golpe", como querem os golpistas.
E o republicano Otto Reich escreve na "Foreign Policy" que "Honduras é uma oportunidade", cobrando de Obama o que fez Reagan, ao invadir Granada.

EUA VS. BRASIL
BBC Brasil, a agência judaica JTA e outras noticiam que congressistas dos EUA "criticam visita de Ahmadinejadi" ao Brasil, mês que vem. O democrata Eliot Engel e o republicano Connie Mack cobram dos "nossos amigos em Brasília" que atuem com a "responsabilidade que vem com a liderança" e reconsiderem as relações com o Irã.

OBAMA & LULA
O colunista conservador do "Washington Post", Charles Krauthammer, comparou Obama ao Brasil, dizendo ser "o homem da promessa perpétua", como "a piada cruel" sobre o país do futuro. De imediato, a "Foreign Policy" postou longa defesa do país e de Lula, dizendo que ser chamado "o Brasil dos políticos devia ser um elogio".


"OBAMA ESTÁ CERTO"
Na página "mais popular" ontem no "Wall Street Journal", o colunista Thomas Frank escreveu que "Obama está certo sobre a Fox News". O jornal e o canal são de Rupert Murdoch.
Para Frank, a Fox é "habita uma realidade alternativa definida por um conflito imaginário entre nobres patriotas e liberais mal intencionados". Só reclamou que Obama devia ter usado, na crítica, "sarcasmo".
Ao fundo, ao vivo na própria Fox News, o âncora Shepard Smith reclamou da cobertura sem "equilíbrio" que o canal faz da campanha em Nova Jersey.

CIDADÃO MORTO
Blogs de mídia noticiam que a revolução mais recente, de "jornalismo cidadão", viu morrer mais um site, o Soitu.es, que até postou um corpo estendido sobre o logo

Nenhum comentário: