quinta-feira, outubro 01, 2009

TODA MÍDIA

"Crackdown"

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/10/09


Por Reuters e outras agências, postadas por "New York Times" e outros jornais, "Polícia faz repressão, enquanto cresce a pressão" sobre o governo "de facto". Em resumo, "as forças de segurança dispararam gás para dispersar jornalistas que protestavam contra o fechamento da rádio Globo", de Honduras.
Entre os atingidos, o cinegrafista enviado pela TV Globo, do Brasil. No G1, da Globo, Ronaldo de Souza relatou via audiocast: "Ficamos encurralados, não tínhamos por onde escapar. Corríamos do lançamento de gás. Não viemos preparados para isso, não somos soldados. Uns 50 policiais não queriam deixar que nos aproximássemos. Cassetete para lá e para cá."
No UOL, "mais de 2.000 presos" em dez dias, relata o Comitê de Direitos Humanos de Honduras.

"ESQUERDISMO"
O argentino "Clarín" entrevistou o golpista Roberto Micheletti (acima). Pergunta e resposta:
"O que levou ao golpe?"
"Tiramos Zelaya por seu esquerdismo e corrupção. Ele virou presidente como liberal, como eu. Mas se fez amigo de Daniel Ortega, Chávez, Correa, Evo Morales."
"Desculpe..."
"Foi para a esquerda, pôs comunista, nos preocupou."
Despacho da americana AP, por "Washington Post" e outros, destacou que os "power brokers" ou donos do poder em Honduras já "pressionam pelo fim da crise". Em suma, "líderes empresariais e políticos que apoiaram o golpe agora estão considerando o impensável: pôr Zelaya de volta na Presidência, com poderes limitados".

ITAMARATY PETISTA
Na Folha Online, o presidente do PT "afirmou no Twitter que o ministro Celso Amorim se filiou ao PT", ontem. No blog Radar, Lauro Jardim registrou que "tem embaixador achando que Amorim está sonhando alto, por exemplo, virar ministro (de qualquer pasta) num eventual governo Dilma Rousseff" e até "suceder Dilma".

BC PEEMEDEBISTA
Manchete na Reuters Brasil, "Henrique Meirelles entra no PMDB e fala em continuidade no Banco Central". Na Folha de ontem, a Marcio Aith, declarou que não será candidato ao governo de Goiás, mas o Senado "é uma possibilidade a ser considerada, em março de 2010".

FIESP SOCIALISTA
Fim do dia, destaque na Folha Online e no UOL, Renata Lo Prete informou que o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, assinou ficha de filiação ao PSB, "partido pelo qual pretende disputar o governo de São Paulo". O partido já havia filiado Gabriel Chalita para concorrer ao Senado.

O MELHOR MOMENTO
Na primeira página do estatal "China Daily", hoje, o país comemora "o melhor momento desde 1949", no aniversário de 60 anos da revolução. Anuncia "dragões" pelo país e ouve as famílias dos "pais fundadores"

TODOS QUEREM TUPI
Na manchete do portal Exame, "Todos querem o pré-sal". Entrevista a analista-chefe da consultoria Enegy Intelligence, para quem "as gigantes do petróleo têm grande interesse no pré-sal apesar das novas regras".

LOBBY MERRIL
Ontem no site do "Wall Street Journal", o analista do BofA Merril Lynch para a América Latina saiu dizendo que o Chile será o primeiro país na região a elevar a taxa de juros, em 2010.

LOBBY FITCH
E no site da Bloomberg, em destaque nas buscas, um analista da agência de classificação de risco Fitch saiu dizendo que o Brasil precisa cortar gastos "para merecer outro aumento na nota".

O FUTURO DA IMPRENSA?
O site Gizmodo noticiou que a Apple negocia com o "NYT" a adatação das edições para "um novo aparelho", o "tablet", mistura de celular e notebook que "vai redefinir os jornais" (acima). E que a Microsoft já prepara um concorrente

Nenhum comentário: