domingo, outubro 04, 2009

PANORAMA POLÍTICO

O vice

ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 04/10/09


A bancada federal do PSDB está planejando desencadear uma campanha, antes do fim do ano, para que o governador Aécio Neves (MG) aceite ser o candidato a vice-presidente na chapa do governador José Serra (SP). Para convencer Aécio, vão acenar com o compromisso de que ele será o sucessor de Serra, se este vencer, e que o partido, uma vez no poder, proporá o fim da reeleição.

Rio 2016: de olho nos negócios

O Ministério do Desenvolvimento quer aproveitar a divulgação decorrente das Olimpíadas de 2016 para vender a marca Brasil. Um dos objetivos é diversificar a pauta de exportações do Rio, hoje concentrada no petróleo, que corresponde a 64%. Em segundo vem o setor siderúrgico, com 4%; máquinas e serviços, 3%; e veículos, 2,8%.
Para isso, o ministério vai promover feiras e rodadas de negócios no Rio. Um dos focos é a área de serviços. “A ordem é seguir o exemplo de Barcelona”, disse o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral. A ação será articulada entre os governos federal, estadual e a prefeitura do Rio.

Se a gente não eleger uma bancada, monta um de futebol” — Renato Casagrande, senador (PSB-ES), sobre a filiação de Romário e Marcelinho Carioca

O CANTOR DA ESPLANADA

Na festa de comemoração da escolha do Rio para sede das Olimpíadas de 2016, em Copenhague, o ministro Orlando Silva (Esportes) pegou o microfone e puxou o samba “Sandália de prata”, de Ary Barroso. Sua atitude não foi surpresa. Em Brasília, nas noites de terça-feira, o ministro frequenta uma tradicional roda de samba da cidade e lá também canta. No repertório, muito Bezerra da Silva.

Sem lado

Se for candidato a presidente, Ciro Gomes (PSB) dificilmente terá o apoio do PTB. O líder na Câmara, Jovair Arantes (GO), diz que a prioridade do partido é eleger 40 deputados federais.
Nos estados, fará alianças com PT e PSDB.

Tarefa difícil

A atual briga dos verdes no Rio é para aprovar projeto de lei proibindo a venda de cerveja em garrafas PET.
Alegam que, do contrário, dobraria a poluição, já que grande parte dessas embalagens é descartada no meio ambiente.

A ofensiva de Ubiratan Aguiar

O presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, deu início a ofensiva para melhorar a imagem do tribunal no Congresso e no governo. Uma reunião com senadores semana passada foi a primeira de uma série. Os ministros do tribunal avaliam que, devido ao êxito de seu trabalho de fiscalização, se criou uma frente contra sua atuação, que tem braços no Congresso, no governo, entre os governadores e os empresários.

Preocupação máxima

O governador e presidenciável José Serra (SP) está empenhado em desatar os nós do PSDB em quatro estados: Minas, Rio, Rio Grande do Sul e Paraná. Em Minas, depende da postura do governador Aécio Neves. No Rio, o palanque dos tucanos ruiu com o lançamento da candidatura de Marina Silva (PV). No Rio Grande do Sul, a crise do governo Yeda Crusius é um problema, e no Paraná há a briga entre o senador Álvaro Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa.

SOBRE AS RELAÇÕES com o PSDB, diz o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ): “O melhor cara no PSDB para conversar é disparado o senador Sérgio Guerra

O EX-PREFEITO de Belo Horizonte Fernando Pimentel fala sobre aliança na eleição presidencial: “Na campanha precisamos do tempo de TV do PMDB para eleger a ministra Dilma Rousseff e, depois, de seus parlamentares para governar”.

SE DEPENDER da conveniência do governador Eduardo Campos (PE), Ciro Gomes (PSB) não será candidato à Presidência da República. Ele quer compor com o PT.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: