sexta-feira, outubro 30, 2009

PAINEL DA FOLHA

Vigilância preventiva

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 30/10/09

No esforço para se proteger da marcação cerrada do Tribunal de Contas da União, que considera dominado pela oposição, o Planalto tem no forno dois decretos de Lula, um sobre a Copa de 2014, outro relativo à Olimpíada de 2016. Por eles ficará estabelecido que todos os gastos públicos realizados na preparação desses dois grandes eventos serão publicados em sites específicos no Portal da Transparência.

Segundo os decretos, a publicidade dos gastos envolverá as fases de empenho, execução e prestação de contas. Além disso, serão criados comitês para decidir e acompanhar a destinação do dinheiro.

Tô fora - Ex-ministro de Lula, José Múcio se declarou impedido de relatar no TCU processos relativos ao Pan 2007, evento que extrapolou o orçamento em quase 800%. ‘Cheguei agora, vindo do Planalto. Qualquer coisa que eu fizesse poderia gerar suspeição.’

Nem me lembro - José Sarney (PMDB-AP), que depois de ter sido salvo por Lula foi progressivamente desembarcando de sua conhecida posição contrária ao ingresso da Venezuela no Mercosul, permaneceu uma esfinge durante a aprovação da matéria, ontem, pela Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Next - Bastante ativo durante a tramitação da matéria na comissão, o lobby das empreiteiras brasileiras com grandes obras na Venezuela já está em campo para garantir a vitória em plenário. A votação deve ocorrer na próxima semana.

A tiracolo - Dada a programação de Lula na Venezuela, fica difícil entender a presença de Dilma Rousseff (Casa Civil) na comitiva, a não ser pelo fator 2010. Ontem, o presidente inauguraria consulado do Brasil e um escritório da Caixa Econômica Federal em Caracas. Hoje, o foco é cooperação com a Embrapa em energia e plantação de soja.

Em turnê - Um assessor palaciano fez a conta: a crer na agenda prévia de Lula para novembro, o presidente passará apenas 6 dias e meio do mês que vem em Brasília.

Encrenca - A despeito do esforço do Planalto para acalmar os ânimos, entidades judaicas se mobilizam para protestar contra a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que deve ocorrer em novembro. Já exsite uma manifestação marcada para o próximo dia 15, em São Paulo.

Penetra - Chamou a atenção de comensais do jantar Dilma-PP a quantidade de vezes em que a ministra teve de interromper o papo para atender o celular. Era o colega Edison Lobão (Minas e Energia).

Barriga cheia - Muito mais entusiasmado do que os outros dirigentes do PP com a perspectiva de aliança em torno de Dilma, o líder na Câmara, Mário Negromonte (BA), vive situação excepcional. Com o desembarque do PMDB do governo da Bahia, Jaques Wagner (PT) atraiu o PP local ‘a peso de ouro’, nas palavras de um pepista.

Olha eu aqui! - Depois que o popular radialista Mário Kertész o criticou em seu programa por utilizar helicóptero até mesmo em deslocamentos dentro de Salvador (‘o povo quer o ver o seu governador!’), Jaques Wagner não teve dúvida: intensificou o uso de batedores e do carro oficial, este adornado com uma vistosa bandeira da Bahia.

Colegiado - O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), afirma que vai dividir com os líderes dos partidos a decisão de manter ou não na pauta a PEC que acaba com o foro privilegiado.

Restauro. Novo proprietário do "Diário de S. Paulo", o empresário J. Hawilla manifestou a amigos a intenção de devolver ao jornal o seu antigo nome: "Diário Popular".

Tiroteio

Quem reclama de Serra deveria lembrar que ser vice dele é um grande negócio: o último virou prefeito de São Paulo.

Do deputado serrista EDUARDO GOMES (PSDB-TO), em resposta aos aliados que se queixam do governador paulista pela suposta demora em definir o que fará em 2010.

Contraponto

Cada um com seus problemas

Marqueteiro de Lula na campanha reeleitoral de 2006 e provavelmente de Dilma Rousseff na sucessão de 2010, o baiano João Santana encontrou dias atrás no aeroporto de Brasília o conterrâneo Jutahy Jr., um dos deputados tucanos mais próximos de José Serra.

- E aí, o Serra resiste até março?_ perguntou Santana.

- Ele e a Dilma resistem..._ alfinetou Jutahy.

- Mesmo com essa pressão toda que o DEM está fazendo sobre ele? - insistiu Santana.

Jutahy devolveu de bate-pronto:

- Ué, mas vocês também não têm o Ciro?



Nenhum comentário: