sexta-feira, outubro 23, 2009

PAINEL DA FOLHA

Marcação cerrada

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 23/10/09

Recém-prometido em casamento a Dilma Rousseff, o PMDB está disposto a não desgrudar um minuto do pai da noiva. Dois dias depois do jantar no Palácio da Alvorada, a cúpula decidiu ontem, em almoço na casa de Michel Temer, chamar os governadores do partido para um encontro com Lula na próxima semana.

Os peemedebistas querem vender ao presidente a ideia de que será possível chegar à convenção de junho com 85% de apoio interno à aliança em torno de Dilma. Criou-se uma comissão, formada pelos ministros Geddel Vieira Lima e Hélio Costa e os líderes Henrique Eduardo Alves, Renan Calheiros e Romero Jucá, para negociar com o PT os palanques estaduais.

Santa ceia - Comentário de um peemedebista que participou do almoço de ontem: ‘Estava todo mundo querendo saber quem é o Judas...’.

Um olho lá - Mesmo vestindo o terno do noivado com Dilma, o chamado PMDB governista permanece atento à oposição: ‘O drama todo é que os tucanos não definem quem é o candidato deles’.

Amigo secreto - Pela primeira vez, o PT fará em dezembro uma grande festa de fim de ano. Oficialmente, para dar início às comemorações pelos 30 anos do partido. Na real, para fazer mais uma pajelança em torno de Dilma. Líderes de siglas aliadas também serão convidados.

Calor - A tentativa do PSDB de tomar na Justiça o mandato do vereador paulistano Gabriel Chalita, que trocou o partido pelo PSB, gerou bate-boca na Câmara Municipal. O tucano Floriano Pesaro subiu à tribuna para criticá-lo: ‘O próprio Chalita defenderia sua renúncia’. Este devolveu afirmando que Pesaro apenas prestava serviço ‘ao chefe dele’. Leia-se, José Serra.

Deixa disso 1 - O líder da bancada de deputados federais do PT, Cândido Vaccarezza, recebeu telefonema do presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, tão logo o partido apresentou na Comissão de Fiscalização e Controle requerimento de informações sobre gastos com viagens e diárias dos ministros do tribunal. A turma do TCU também chiou em jantar oferecido por Michel Temer.

Deixa disso 2 - A demora em despachar o requerimento para o TCU não resulta apenas do lobby dos ministros. Há uma ala significativa de deputados que não quer problema com o tribunal.

Holofotes - A oposição tentará levantar a todo custo as fontes de financiamento do MST. Escalará para a CPI os mais duros críticos dos sem-terra, como a senadora Kátia Abreu (TO) e os deputados Onyx Lorenzoni (RS) e Ronaldo Caiado (GO), ‘demos’.

Pá de cal - Já a CPI da Petrobras terá seus últimos suspiros nas próximas duas semanas. Serão ouvidos técnicos do TCU e da Petrobras sobre irregularidades em reformas de plataformas. Depois, o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, visitará a comissão, mas a convite do governo.

Bate... - A decisão de Lula de dar posse na terça ao novo ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, pegou o Itamaraty de surpresa. Seu sucessor na secretaria-geral, Antônio Patriota, voou para Brasília na segunda, deixando no comando da embaixada em Washington seu braço direito, Carlos Martins Ceglia.

...e volta - Patriota retorna aos EUA para despedidas, em novembro, antes da posse do novo titular, Mauro Vieira.

Canetada - Antes de assumir hoje sua vaga no Supremo, José Dias Toffoli assinou novo parecer mantendo o entendimento de que a Anvisa não tem competência para proibir celebridades de fazer campanha publicitária de medicamentos. Segundo ele, tal decisão depende de mudança na lei e, portanto, só pode ser tomada pelo Congresso.

Tiroteio

Lula diz não ter ressentimentos, mas demonstra rancor contra Marconi Perillo, que antes da crise do mensalão o alertou sobre oferta de dinheiro para que uma deputada apoiasse o governo.

Do líder do PSDB na Câmara, JOSÉ ANÍBAL , sobre a entrevista do presidente à Folha, na qual ele diz que o tucano Perillo, primeiro vice do Senado, ‘não dá mais garantia ao Estado brasileiro do que o Sarney’.

Contraponto

Você por aqui?

Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula para assuntos internacionais, saía da sede da TV Brasil após participar de um programa quando deu de cara com um homem que usava um chapelão igual ao do presidente deposto de Honduras.

- E aí, Zelaya, como vai? - brincou.

O dono do chapéu era ninguém menos que Eriberto França, o motorista que ajudou a derrubar Fernando Collor ao revelar, em 1992, que pagava despesas pessoais do presidente com dinheiro de uma conta fantasma. Eriberto é funcionário da emissora.



Nenhum comentário: