terça-feira, outubro 20, 2009

PAINEL DA FOLHA

Ambiente carregado

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 20/10/09

Diante do aumento da tensão entre ruralistas e ambientalistas, Lula reunirá nesta semana os ministros da área para discutir duas opções ao decreto que fixa em 11 de dezembro o prazo para regularizar terras no país: 1) enviar uma MP enxuta ao Congresso para resolver o problema de pequenos e médios produtores; 2) aprovar emendas a um projeto em fase final de tramitação, do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que afrouxa regras de licenciamento ambiental.

Nos dois casos, a ideia é se aproximar ao máximo da pauta dos ruralistas, que ameaçam preparar, na comissão encarregada do novo Código Florestal, um parecer avançando sobre áreas indígenas e quilombolas.

Por decreto - Lula encomendou estudo jurídico para saber se é possível atualizar os índices de produtividade rural apenas com sua canetada. A resposta foi positiva. O presidente está irritado com Reinhold Stephanes (Agricultura), que se recusa a endossar os números produzidos

Torcida - O presidente manifestou a auxiliares a impressão de que Ciro Gomes (PSDB) estava ‘emocionado’ na visita ao rio São Francisco e ‘quase, quase’ declarou apoio à candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT).

Nem vem - Caciques do PSB têm resposta pronta quando alguém pergunta o que fazer com Paulo Skaf se Ciro vier para SP: ‘Ninguém prometeu ao Skaf que o candidato a governador seria ele’.

Minhas férias - Lula fez o fotógrafo da Presidência exibir mais de uma vez para Álvaro Uribe imagens da viagem ao São Francisco. ‘Maravilhoso’, comentou o colombiano sem muito entusiasmo.

Cara... - Em meio ao alvoroço causado pela decisão da Justiça Eleitoral de SP de cassar o mandato dos vereadores que receberam doações de campanha da Associação Imobiliária Brasileira, comentava-se na Câmara o fato de não haver ninguém do PT na lista.

...e coroa - Em 2006, a AIB doou para deputados estaduais e federais petistas como Adriano Diogo, Rui Falcão, Paulo Teixeira, Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo.

Petro 1 - Relatório do deputado João Maia (PR-RN) terá dispositivo permitindo aos trabalhadores que compraram ações da Petrobras em 2000 usarem de novo até 50% do saldo do FGTS na abertura de capital da empresa.

Petro 2 - Pelo texto, os recursos dos trabalhadores serão aportados no Fundo FGTS-Petrobras, que terá assegurado o direito de acompanhar a capitalização da empresa na era pré-sal. O relatório fica pronto amanhã, depois que a comissão ouvir o ministro Guido Mantega.

Não gostei 1 - Militares e arapongas colecionam ressalvas ao Plano Nacional de Inteligência. Alegam que ficaram de fora itens importantes como a proteção de agentes e autorização para a Abin fazer escutas. Os descontentes, porém, não devem se manifestar na apresentação a Lula, hoje.

Não gostei 2 - Sindicalistas reagiram contra a decisão de tirar da Abin e entregar ao Gabinete de Segurança Institucional o comando do sistema de inteligência. Nota da Delegacia Sindical da Abin vê na decisão ‘revanchismo’ dos militares, à frente do GSI.

Como o chefe - O sobrenome é Adams. Mas é pelo prenome famoso, Luís Inácio, que todos no governo chamam o procurador-geral da Fazenda, provável substituto de José Antonio Toffoli na Advocacia Geral da União.

Pano rápido - Presidente da Assembleia baiana, Marcelo Nilo (PDT) arquivou sua proposta que previa aposentadoria vitalícia de R$ 12 mil para a ex-governadores. Ele quer ser vice na chapa de Jaques Wagner (PT) em 2010.

Tiroteio

O vício no TCU é de origem. O critério para escolher os ministros deveria ser técnico, jamais político.

Do presidente nacional da OAB, CEZAR BRITTO , sobre relatório do ministro Raimundo Carreiro, indicado para o tribunal pelo Senado, recusando as recomendações dos técnicos para punir a ‘farra aérea’ no Congresso.

Contraponto

Placar combinado

Dilma Rousseff foi a convidada de honra da inauguração, ontem, do novo estádio de Araraquara, no interior de São Paulo. A petista dividiu o palanque com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), aliado de Orestes Quércia, por sua vez líder da ala peemedebista compromissada com José Serra (PSDB). Barbieri chamou a ministra para dar o pontapé inaugural, mas ela declinou:

- Posso apitar o jogo, mas não sei chutar a bola...

E emendou:

- Olha, o Lula gosta muito de futebol! Quando ele vier aqui, você vai ter de deixar ele marcar um gol...



Nenhum comentário: