sexta-feira, outubro 02, 2009

PAINEL DA FOLHA

É guerra

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 02/10/09

Na esteira do mau humor do Planalto com o Tribunal de Contas da União, o PT emplacou na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara um requerimento de informações capaz de promover uma devassa na atuação dos ministros do TCU. No meio dos oito questionamentos, os petistas Devanir Ribeiro e Cândido Vaccarezza cobram dados sobre gastos com viagens, diárias, cargos de confiança e assessores nos últimos cinco anos. “Todo mundo quer saber da nossa vida. A gente quer saber da deles”, resume Devanir.

O partido conseguiu aprovar a ida à Câmara do ministro Aroldo Cedraz, relator do parecer pró-suspensão de obras do PAC. Tentará ainda pôr em votação projetos que limitam o funcionamento do tribunal.

The end 1 - E no final saiu tudo como Lula queria. Toda a recente ‘ação afirmativa’ da candidatura presidencial de Ciro Gomes, bem como o anunciado compromisso da direção do PSB de respeitar sua decisão sobre domicílio eleitoral, não resistiu ao rolo compressor operado pelos emissários do presidente.

The end 2 - Agora, embora o discurso oficial reze que a candidatura em SP é ‘apenas uma segunda opção’ e que Lula dará ‘todo o apoio’ se Ciro decidir permanecer na cédula nacional, os jogadores principais, no governo e na oposição, têm leitura bastante diversa: segundo eles, a candidatura a governador tornou-se no mínimo provável.

Mico - Paulo Skaf, que na quinta foi dormir candidato ao Palácio dos Bandeirantes, viu ontem sua cotação despencar. O presidente da Fiesp deve ter se lembrado de advertência ouvida às vésperas de sua entrada no PSB: “Você só é senhor de si mesmo até assinar a ficha de filiação”.

Bancada do PIB - Skaf arrastou 14 empresários para o PSB. A cereja do bolo é Benjamin Steinbruch, da CSN, que confidenciou a amigos ter pretensões eleitorais (sem especificar quais) para 2010.

Por que não? - De Marta Suplicy, em entrevista ao deputado estadual tucano Orlando Morando a ser exibida amanhã na ‘TV Mais’, sobre eventual candidatura sua ao governo: “Pode até ser, se o Palocci achar que não é ele”.

Em tempo - A gravação da entrevista se deu antes da novidade sobre Ciro Gomes. Ontem, emissários de Lula diziam que foi prometido ao deputado o apoio incondicional do PT caso ele aceite a missão de concorrer em São Paulo.

Uniforme - A delegação brasileira em Copenhage, Lula e Sérgio Cabral à frente, usará na cerimônia de hoje a mesma combinação de paletó azul e calça cinza, com gravata alusiva ao projeto Rio-2016. Ontem, Michelle Obama, que patrocina a candidatura de Chicago, priorizou delegados africanos. Lula preferiu falar com os membros considerados refratários à postulação do Rio e com aqueles que precisam de ‘carinho extra’’.

Aquisições - Pelas mãos do deputado Campos Machado, filiaram-se ao PTB em São Paulo os ex-ministros Almir Pazzianoto (Trabalho, no governo Sarney) e João Santana (Administração e Infraestrutura, na gestão Collor).

Fico - E o ex-governador Luiz Antonio Fleury, depois de conversar com siglas como PV e PPS, decidiu permanecer no PTB. Diz que ainda não decidiu se disputará algum cargo em 2010. “Por enquanto sei apenas que apoiarei Serra para presidente e o candidato de Serra para governador.”

Tiroteio

Na caça por celebridades, só falta alguns partidos contratarem “headhunters”.

Da deputada estadual MARIA LÚCIA AMARY (PSDB-SP), sobre a presença de artistas, esportistas e afins na lista de recém-filiados a diversas siglas, notadamente o PSB.

Contraponto

Banco de imagens

Ao chegar recentemente ao Palácio dos Bandeirantes para uma visita ao correligionário José Serra, o deputado federal Gustavo Fruet observou que numa ala próxima ao gabinete do governador paulista estavam expostas fotografias do Paraná, sua base eleitoral.

No final da conversa, Serra foi até o elevador com Fruet, que elogiou a beleza das fotos. Um assessor do governador brincou:

- São bonitas mesmo. Na próxima semana vem um pessoal da Bahia. Daí a gente troca os painéis...

Nenhum comentário: