quinta-feira, outubro 01, 2009

PAINEL DA FOLHA

Sem choro nem vela

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/10/09

Objeto de seguidas críticas de Lula e de integrantes do primeiro escalão do governo, ministros do Tribunal de Contas da União reagem com um discurso pronto: as decisões do órgão são "técnicas, regidas pela Constituição, pelas leis específicas e pela LDO".
É o jeito protocolar de dizer que, apesar da grita do Planalto contra a paralisação de obras do PAC, nada mudará. "Fiscalizados sempre reclamam de quem fiscaliza", desdenha o ministro José Jorge. E José Múcio, que chegará ao TCU com a missão de implementar a doutrina Lula? "Lá ninguém faz nada sozinho", emenda o ex-senador "demo". "As decisões são colegiadas. Mesmo liminares são submetidas a plenário."


Esta é sua vida. Em trabalho de convencimento prévio à sabatina na CCJ, José Antonio Toffoli encaminhou aos senadores um livreto encadernado com depoimentos recheados de elogios e recomendações ao futuro ministro do STF. Entre os signatários, Caputo Bastos, Fernando Neves e Nelson Jobim.

Patente. No lobby em defesa de Toffoli, até o comandante do Exército, general Enzo Peri, disparou telefonemas para os senadores.

Açúcar e afeto. Em fase de treinamento pré-eleitoral, Dilma Rousseff deu colher de chá aos jornalistas que acompanham o dia a dia no CCBB. Disse que os receberá para um "cafezinho" em seu gabinete. "A gente se comove, fica olhando, pensa: "Meu Deus! Eles estão ali parados, esperando, coitados, suando"."

Pêndulo. O ex-ministro Walfrido dos Mares Guia trocou o PTB pelo PSB. Com sua filiação, a seção mineira da sigla, que sempre orbitou em torno de Aécio Neves, fica um pouco mais perto do lulismo e da candidatura de Dilma.

Rodo. Em São Paulo, um dia depois de receber Gabriel Chalita, o PSB filiou a reitora da USP, Suely Vilela.

Caixa. Em Brasília, o PSB levou Adelmir Santana, vindo do DEM. O senador, que herdou a cadeira de Paulo Octavio e agora quer se eleger por conta própria, pilota a Federação do Comércio do DF.

O retorno. José Serra convidou pessoal mente o ex-petista Flávio Arns a ingressar no PSDB. O senador,que já foi tucano, está inclinado a aceitar. Deve disputar vaga de deputado federal pelo Paraná.

Verdes. Filiado ao PV com a possibilidade de ser vice de Marina Silva, o presidente da Natura, Guilherme Leal, contribuiu para a campanha da senadora em2002. A empresa e seus diretores declararam doações de R$30mil.

Mapa... A disputa pelo controle da futura Previc (Super intendência Nacional de Previdência Complementar), a ser votada pelo Senado, se dá entre deputados petistas e senadores peemedebistas. À frente do primeiro grupo estão o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e o ministro José Pimentel (Previdência). O segundo é liderado por Romero Jucá (PMDBRR), que já chefiou apasta no governo Lula. .

...da guerra. Com independência administrativa, a Previc terá diretoria colegiada e ao menos 14cargos-chave sem concurso, fora o corpo de quase uma centenas de técnicos. .

Trabalhista 1. Durante o périplo para tentar em placar o projeto contra os candidatos "fichas-suja", o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, apertou o presidente da Câmara,Michel Temer (PMDB-SP), para que seja votada a emenda constitucional destinada a regulamentar as férias do Judiciário. .

Trabalhista 2. A proposta encampada pela OAB prevê o desmembramento dos 60 dias de férias anuaí s dos magistrados, que poderão usufruird as folgas em vários períodos.
com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"As respostas foram 70% políticas e 30% jurídicas. Juridicamente ele ainda não mostrou consistência."
Do líder do DEM, JOSÉ AGRIPINO (RN), sobre a longa porém tranquila sabatina de José Antonio Toffoli na CCJ do Senado.

Contraponto

Mundo virtual

Durante votação ontem no Congresso de projeto que destina ao Ministério da Defesa um crédito de R$ 2,1 bilhões para o programa de desenvolvimento de um submarino nuclear, o deputado Gilmar Machado (PT-MG), em nome da liderança do governo, sugeriu acordo ao colega José Carlos Aleluia (DEM-BA), que atuava como líder.
-Acordo sobre submarino?- indagou Aleluia.
-É o pacote que inclui os caças- explicou Machado.
-Mas o único submarino que deu certo no Brasil foi o Submarino.com- retrucou Aleluia.
Muitos risos depois, o "demo" topou o acordo proposto.

Nenhum comentário: