sexta-feira, outubro 30, 2009

DIRETO DA FONTE

De frente para os fundos

SONIA RACY

O ESTADO DE SÃO PAULO - 30/10/09

Pelo jeito, não é só Armínio Fraga que defende uma reestatização do Estado, como deu ontem o Valor. Também FHC, em entrevista à Conjuntura Econômica, adverte para o surgimento, no País, de grupos de poder ancorados, ao mesmo tempo, no governo e nos fundos de pensão.
E com sinal trocado. Enquanto lá fora esses fundos cuidam de investimento financeiro e não de gestão, aqui dentro - diz o ex-presidente - eles entram pra valer nessa área: são donos de empresas. Lá fora eles não têm partido, aqui têm. "É um só partido, que controla todos os fundos de pensão". E arremata: "A hegemonia não é só política, é econômica, é total".
E para onde isso aponta? Para ele, pode levar a uma taxa de crescimento alta, mas não cria uma sociedade competitiva. "Começa a haver tendência a um dirigismo..."

Trio coragem

Acabou o suspense dos moradores do Itaim e Vila Olímpia: o Shopping Vila Olímpia abre as portas dia 25.
Na véspera, porém, não vão poder dormir. Os grupos Multiplan, Brookfield e Helfer vão fazer festa para 3 mil convidados.

Amém, Padim

Com acesso à documentação do Arquivo Secreto do Vaticano e a 900 cartas, Lira Neto terminou, ao fim de 20 anos, sua biografia de Padre Cícero.
O livro sai em novembro, quando se discute a absolvição canônica do Padim.

Dilma teen

As juventudes do PT, PDT, PSB, PC do B e PMDB fecharam ontem um acordo. Vão marchar juntas na eleição de 2010, com Dilma à frente.
Com os adultos do PC do B, Dilma fecha parceria dia 6, no congresso do partido.

Que pena...

Não convidem para o mesmo jantar os grupos de Marina Silva e José Luiz Penna: o presidente do PV não estaria cumprindo acordo fechado com a pré-candidata.
Qual? O de incorporar à coordenação do partido pessoas indicadas por ela.

Destino Brasil

Juca Ferreira voltou de Paris, ontem, com outro evento internacional no bolso.
Fará em Brasília ano que vem, nos 50 anos da cidade, a 35ª Conferência do Patrimônio Mundial, da Unesco. Da qual ele é presidente.

Tens horas?

A Philip Stein fecha hoje parceria com a brasileira de relógios Magnum. Que passa a fabricar os modelos da americana no Brasil.

Na ponte-aérea

Tem gente pensando em repetir a dose "Sergio Cabral e Eduardo Paes invadem São Paulo".
Para que a dupla conhecesse empresários paulistas dispostos a investir no Rio, André Esteves fez discreto jantar de 30 pessoas em sua casa - antes da tragédia que abateu o helicóptero da PM. Cabral destacou, ali, a segurança da cidade para convidados como Marcelo Odebrecht, Caco Pires, Rubens Ometto, Roberto Setubal, Luiz Trabuco, Carlos Jereissati, Fersen Lambranho e Antonio Bonchristiano.
Agora, a dupla poderia voltar para explicar como vai acabar com a violência...

"Foi uma pauleira"

Fausto de Sanctis cansou a mão, anteontem, autografando seu novo livro - Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro - até quase 11 da noite na Saraiva do Pátio Higienópolis. Na longa fila, além de procuradores e advogados, muita gente de ONGs que ele ajuda, com recursos de produtos apreendidos pela PF. "Preso aqui não tem nenhum, só seus advogados", ironizou um amigo.
Como arruma tempo para outro livro? "Foi uma pauleira, nem deu pra respirar." E fez muita pesquisa? "Temos coisas guardadas e a experiência do dia-a-dia."
Daniel Dantas fez outra representação. O que pretende fazer? "Vamos seguir em frente." (Gabriel Manzano Filho)


Na frente

Terminadas as quase 300 páginas da biografia do espanhol Cabeza de Vaca, Paulo Markun criou um site com o nome do desbravador para colocar historietas e documentos que não couberam no livro.

Pedido feito, convite aceito. Foi em almoço em Paris que Gilberto Braga convocou Glória Pires para sua nova novela. Estreia para daqui um ano.

Mesmo sem apoio do Fundo Setorial, a Ioiô Filmes Etc vai produzir a segunda temporada da premiadíssima série Tudo o que é Sólido Pode Derreter.

Será no histórico Cinema Farnese, construído nos anos 30, o Cine Fest Brasil-Roma. Na Cidade Eterna, dia 5.

Aos 43 anos, Cindy Crawford acaba de tomar uma decisão: vai abandonar as passarelas. Mas não a publicidade.

Toda a poesia de Carlos Drummond de Andrade sai reunida em uma caixa com três volumes. Selo BestBolso, da Record, semana que vem.

Twitteiras criaram um produto personalizado, vendido apenas para usuárias do microblog: meia-calça transparente com a frase em forma de tatuagem: "Siga-me". Preço? US$ 23.

Nenhum comentário: