segunda-feira, outubro 12, 2009

CONFIDENCIAL

No vácuo da Copa

AZIZ AHMED

JORNAL DO COMMÉRCIO - 12/10/09



De olho na Copa de 2014, mais uma empresa alemã entra em campo no Brasil. É a GMP, uma das gigantes da arquitetura e da engenharia mundial. O anúncio foi feito por Ralf Amann, diretor no Brasil, durante palestra na Câmara Brasil-Alemanha. Segundo ele, a empresa é responsável, em parceria com arquitetos brasileiros, pelos projetos dos estádios de futebol de Brasília, Manaus, Belo Horizonte e São Paulo, nos quais serão realizados jogos do Mundial. A GMP já construiu 25 arenas esportivas em todo o mundo, entre elas as de Frankfurt e Colônia, e fez a reforma do Estádio Olímpico de Berlim. No momento, conclui os estádios da Cidade do Cabo, Elizabeth Stadium em Johanesburgo e Durban, que serão palcos dos jogos da próxima Copa do Mundo na África do Sul. A empresa tem 85 projetos em andamento no mundo, entre eles o majestoso Museu Nacional da China, que está sendo construído na Praça Celestial.

Hóspedes

O velho MR8 stalinista, que deixou o PMDB para criar o Partido Pátria Livre (PPL), de apoio a Lula, não conseguiu as 500 mil assinaturas necessárias para lançar candidatos no próximo ano. Teve que filiar seus figurões em outras legendas da base governista. Em São Paulo, por exemplo, o "oito" vai lançar um candidato a deputado federal e quatro estaduais pelo PDT de Paulinho da Força.

Tá feia a coisa no exterior

Administradoras de cartão de crédito, que, na tentativa de compensar índices de atraso crescentes, aumentaram as anuidades, enfrentam a ira da clientela. Algumas perderam até 20% dos clientes.

Na rede

A Nativ Pescados acaba de entrar na lista das empresas brasileiras autorizadas a exportar para a Europa, a Brazil Fishery Products. Já com o upgrade, embarcou no fim de semana US$ 40 mil de filé de surubim para a Suíça. "Trata-se de um pedido experimental, mas pode ser o começo de uma interessante regularidade de exportações", comenta Stefano Magli, diretor de exportação da Natv.

Lan de novo, agora Argentina

A Lan Argentina, subsidiária da Lan Chilena, vai iniciar voos entre Buenos Aires e o Rio. As operações devem começar neste dia 16, três vezes por semana: às sextas, sábados e domingos.

A Chilena, para Paris

A Lan, desta vez a Chilena, deve estabelecer em 2010 voos ligando Santiago a Paris. O interessante é que o voo deverá fazer escala no Rio, permitindo conexões (inclusive de Buenos Aires) e restabelecendo a conexão entre Rio e Santiago, sem escalas.

A gota d´água

A Japan AirLines (JAL) estuda suspender seus voos entre São Paulo e Nova York.



Carcaça amiga

A Prefeitura de Guarulhos (SP) encontrou ótimo uso para as carcaças de carros roubados que são retiradas dos rios e córregos da cidade. Agora, são doadas a cooperativas de reciclagem, que cortam e vendem o metal.

Livros sem conteúdo

O imortal Arnaldo Niskier pegou pesado contra a política educacional brasileira. Em palestra na X Convenção Nacional da Adesg, atacou: "O Brasil é um dos países que mais distribuem livros para os estudantes de escolas públicas. O problema é que não há a menor preocupação com o conteúdo das publicações."

GAYTUR. Rio e São Paulo perderam para Florianópolis (SC) a disputa para sediar, em 2012, a 28ª Convenção da Associação Internacional de Turismo Gay e Lésbico.

GAFISA. Engenheiro químico, com MDA em Marketing pela USP, Luiz Henrique Almeida Diniz é o novo gerente geral da Gafisa Vendas.

SANTUÁRIO. A primeira fase da Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio - réplica do Santuário de Portugal -, será inaugurada nesta terça-feira, às 18h.

Nenhum comentário: