sexta-feira, outubro 23, 2009

BRASÍLIA - DF

Diesel mais verde


Correio Braziliense - 23/10/2009


O governo implementará, a partir de 1º de janeiro, o aumento de 4% para 5% na mistura de biodiesel no diesel comercializado nas bombas do país. A resolução que estabelece o diesel B5 como padrão nacional foi assinada, esta semana, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A norma ainda tem de ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a intenção do governo é fazer o anúncio com pompa e circunstância como parte de um pacote verde destinado à Convenção do Clima, em Copenhague.

O mercado estava convencido da adoção da mistura para 2010, mas aguardava a conclusão de estudos sobre o impacto da medida. A estimativa da Agência Nacional de Petróleo (ANP) é de que o primeiro leilão para compra do combustível chegue a um volume de 500 milhões de litros no primeiro trimestre. Com a mudança, o consumo do biodiesel deve somar 2,5 bilhões de litros em 2010.

Minguante

Já pintada de guerra para a comissão do Código Ambiental, a bancada ruralista tem novo foco de insatisfação com o Executivo. Os parlamentares do agronegócio apontam queda no volume de recursos destinados às linhas de crédito para o setor. Em relação ao ano passado, o Orçamentode 2010 para a agricultura encolheu R$ 4 bilhões

Telinha



O PSB se mantém firme em bancar a candidatura do deputado Ciro Gomes (foto), do Ceará, à Presidência, mas não descuida do tempo de TV do partido em São Paulo. Caso a opção seja pela disputa pelo governo paulista, hoje, a legenda teria nove minutos para inserções. Seria o segundo maior horário eleitoral, um minuto mais curto do que teria direito a candidatura tucana ao Palácio dos Bandeirantes.

Caracas


A oposição estuda apresentar, na terça-feira, uma proposta de resolução a ser levada a plenário para que o governo brasileiro cobre da Venezuela respeito às leis internacionais de direitos humanos. A tática, deflagrada na semana em que se deve votar o ingresso do país vizinho no Mercosul, na Comissão de Relações Exteriores, segue o exemplo de uma moção aprovada, anteontem, no parlamento espanhol. O advogado canadense Robert Amsterdam, que representa Eligio Cedeño, venezuelano considerado preso político, entregou ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a sugestão.

Delay




Em busca de sintonia contra o pré-compromisso selado com o a candidatura de Dilma Rousseff pela ala aliancista do PMDB, os peemedebistas contrários devem se reunir no fim da próxima semana para traçar a estratégia de resistência. Um encontro deveria acontecer logo, mas o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccineli (foto), um dos mais descontentes, está em viagem oficial à China.

Esquivo O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, subiu no muro em relação à CPI do MST. Alçado ao cargo pela bancada ruralista, o ministro peemedebista mantém silêncio para não se indispor nem com os aliados no Congresso, muito menos com o governo, contrário à investigação do
movimento social.

Trator Partido de oito dos 22 deputados que desistiram de apoiar à CPI do MST, o PR havia selado acordo interno para manutenção das 16 assinaturas endossando o requerimento, apesar da esperada pressão do governo para esvaziar a oposição. Venceu o governo.

Novela Sob pressão de governadores, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, receberá os secretários de Fazenda dos estados exportadores, na terça-feira, para discutir aumentos nas compensações da Lei Kandir. O governo aceitou inserir no Orçamento de 2010 a previsão de R$ 3,9 bilhões para a finalidade. Os governadores ainda cobram a fatura não
paga de 2007.

Plebiscito O PP da Câmara dos Deputados deu a largada para eleger o novo líder da bancada, em 2010. A escolha deve ocorrer, em novembro, na disputa que envolve os deputado Ciro Nogueira (PI) e João Pizzolatti (SC). Nogueira tem apoio dos parlamentares do chamado baixo clero. Pizzolatti tem sustentação do ex-líder José Janene (PR).


Ternura

O programa político do DEM, que irá ao ar no próximo dia 29, não abrirá mão das críticas ao governo Lula, mas trará uma inovação. Escaldados, os “democratas” ouviram a recomendação de passarem a mensagem com um semblante mais leve. Ninguém quer passar por antipático diante do eleitor, a um ano das eleições.

Nenhum comentário: