segunda-feira, outubro 26, 2009

AZIZ HAMED

Abaixo a boca livre total

JORNAL DO COMMÉRCIO - 26/10/09



Profissional de turismo há 25 anos, tendo participado de mais de 22 congressos/feiras da Abav, o professor Bayard Boiteux, diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, faz uma reflexão sobre o formato do evento recém-realizado no Riocentro e suas reais condições de aumento de vendas ou fixação de imagem para destinos institucionais. "Sinto a cada ano um maior número de pessoas interessadas em brindes, comidas, bebidas e festas gratuitas, e pouca discussão efetiva sobre o futuro do turismo e as medidas que devem ser tomadas. A captação de grandes eventos esportivos é fundamental, mas sem melhoria de infraestrutura, policiamento, políticas com resultados palpáveis, ficaremos num grande sonho turístico no qual vivemos há anos." Para Bayard, também a forma como a academia e as faculdades de turismo vêm sendo tratadas pelos organizadores do evento não é das melhores. "Não reservam ingressos gratuitos para alunos, como fazem para os agentes de viagens. Só para ter uma ideia, a nossa faculdade - que tem 1,3 mil alunos de turismo, 85 professores e é a única do Rio incluída no Guia do Estudante das melhores faculdades durante 12 anos, além de ser a única no Brasil auditada e certificada pela OMT - não mereceu qualquer atenção dos organizadores." Num desabafo pertinente, afirma ser preciso dar mais importância à academia e menos à chamada BLT (boca livre total).

Rio sai na frente
O Rio pode ganhar mais um megaevento internacional. Se os esforços da Firjan e da Câmara Brasil-Alemanha surtirem efeito, o Encontro Econômico Brasil-Alemanha será realizado na cidade em 2011. Não são favas contadas: São Paulo e Paraná correm atrás.

Eventos médicos em alta
A propósito da nota acima, com o apoio do Rio Convention & Visitors Bureau, o Rio garantiu a realização do Congresso Brasileiro de Transplantes, em 2013, com 1,8 mil profissionais. Agora em novembro, a cidade será sede do 36º Congresso Mundial de Hospitais (IHF 2009).

Qualidade
Com 240 lojas no País, a Arezzo concentra esforços na qualidade. A proposta é ampliar o espaço físico das lojas, oferecendo um mix mais variado de produtos. Em visita a Brasília, o presidente da rede, Anderson Birman, conferiu a recém-inaugurada loja do shopping Conjunto Nacional, tida como modelo. Ele espera bom crescimento nas vendas natalinas, mas não arrisca um índice. "Nunca vi associação de classe ou órgão econômico acertar previsão", brinca.

O reino em expansão
O bispo Edir Macedo agora também é banqueiro. O Grupo Record, holding da Igreja Universal, passou a deter 40% das ações da Renner Participações - controladora do Banco Renner.

A cacique
A ex-prefeita paulistana Marta Suplicy, cacique-mor do PT no estado, agora defende a candidatura do neopaulista Ciro Gomes (PSB) ao governo paulista.

Para inglês ver
Uma semana depois de homenageado pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil com o título de "Personalidade do Ano de 2009", o empresário Eike Batista levou, neste fim de semana, o cônsul geral britânico no Rio, Tim Flear, a visitar o Porto de Açu, no Norte do Estado, onde o grupo EBX realiza investimentos em siderurgia e mineração.

Queijo de cabra no Pão de Açúcar
Graças ao aumento de 500 quilos para três toneladas na produção mensal de queijos de cabra Caprilat, a empresa carioca CCA Laticínios, dona da marca, acaba de fechar contrato com o Grupo Pão de Açúcar para a introdução de sua recém-lançada linha nas 120 lojas do Rio e de São Paulo.


PRÓSTATA. Novo estudo da Universidade de Nottingham (Inglaterra) sugere que homens com intensa vida sexual entre os 20 e 40 anos de idade têm mais chances de desenvolver câncer de próstata.

NO BAÚ. O Banco Pan-Americano, braço financeiro do Grupo Silvio Santos, acaba de contratar Elinton Bobrik para a Diretoria Executiva de Cartões.

FROM POMONA. O Itamaraty abriu consulado em Puerto Morales, cidadezinha próxima da fronteira do Brasil com a Bolívia. O objetivo é ajudar famílias brasileiras que moram do lado boliviano a se reassentarem no Acre.

Nenhum comentário: