sexta-feira, outubro 30, 2009

ARI CUNHA

Lixo e morte

CORREIO BRAZILIENSE - 30/10/09


Segurança e armazenamento seguro para dejetos radioativos é questão sem solução em vários países do mundo. Na Alemanha, foi tema de campanha eleitoral. O Brasil foi usado como depósito de lixo. E não é só aqui, como apareceu a ponta do iceberg, em julho, com as 290 toneladas vindas da Inglaterra. O Mediterrâneo foi usado para descartar lixo radioativo. Destroços de um navio na costa de Cetraro trazem de volta o assunto. O capitão Natale De Grazia, que morreu misteriosamente em 1995, tinha uma lista com nomes de navios, rotas e localizações de cargueiros afundados com carga tóxica, supostamente pela máfia calabresa. Segundo a esposa, De Grazia começou a perceber que as informações poderiam custar a própria vida. Foi o que ocorreu.


A frase que não foi pronunciada

“Eu te ensino a fazer renda, tu me ensina a namorá.”
Conversa nos bastidores sobre a entrada da Venezuela no Mercosul.



Patrimônio
Proprietários de imóveis estão atentos às novas regras da Lei do Inquilinato. Já aprovada, está nas mãos do presidente Lula para sanção. A mudança mais aguardada é que o proprietário tenha o direito de despejar o inquilino mau pagador. A senadora Ideli Salvati quer que os proprietários se sintam mais seguros no momento de disponibilizar o patrimônio.

Mais
Aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado um desconto na conta telefônica para quem for cadastrado no Bolsa Família. O projeto é do senador Flexa Ribeiro, da oposição. Agora, os R$ 7 bilhões disponíveis serão aplicados na universalização do acesso à telefonia.

Corpo e alma
A todo vapor o Festival de Gastronomia na cidade de Goiás. Hoje começa o evento, com concertos, oficinas e saraus de poesia. Na terra de Cora Coralina, o alimento é para o corpo e a alma.

Ação
Amazônia ou litoral. As terras brasileiras estão sendo vendidas sem restrições a estrangeiros. O problema cresceu tanto, em tão pouco tempo, que o presidente Lula assinou decreto proibindo a compra de propriedades regularizadas pelo programa Terra Legal. A iniciativa é tímida. Mas é também o primeiro passo.

Auxílio
CNT divulga pesquisa que mostra a situação das estradas no Brasil. Das entregues à iniciativa privada, 69% foram avaliadas e reprovadas. O portal estrada.com.br dá todas as informações necessárias para quem pretende viajar.

Luva
Cândido Vacarezza, líder do PT na Câmara, emana otimismo quando o assunto é a aprovação pelos parlamentares da estrutura da nova proposta para a Petrobras. Novo marco do petróleo, concessão para partilha, criação da Petro-sal e de um fundo soberano e capitalização da estatal.

DRU
Investimentos na educação são projetados contando com a nova verba recebida pelo ministério. Fernando Haddad e equipe devem começar os programas suplementares de material didático, merenda escolar e assistência à saúde, além de organizar a colaboração entre União, estados, DF e municípios. O percentual da DRU será reduzido a partir deste ano.

Agora vai
A grande vantagem dessa votação é que uma emenda impede o reaproveitamento dos recursos destinados à educação por outras áreas. O que acontecia com a CPMF não vai acontecer mais.

Mercosul ou OMC
Há dúvidas para os ministros da Camex. Eles vão apelar a tribunais internacionais para questionar a Argentina. O país cobra visto consular na importação de móveis e madeira brasileiros.


História de Brasília

Fugiram do carnaval carioca 80 mil pessoas. Em compensação, mais de 800 mil ficaram sambando na Belacap. De Brasília, fugiram uns 5 mil. Mas uns 30 mil rebolaram em Taguatinga, na Cidade Livre, na Estação Rodoviária e nas superquadras. (Publicado em 16/2/1961)

Nenhum comentário: