quinta-feira, outubro 29, 2009

ARI CUNHA

Alta tecnologia, alta sensibilidade

CORREIO BRAZILIENSE - 29/10/09


A cada dia a medida de tempo, distância e velocidade muda. Pelo flightstats, o internauta pode acompanhar nos Estados Unidos qualquer voo. Velocidade, altura, hora prevista de chegada. De forma mais tímida, a Infraero oferece serviço parecido. No Msccruzeiros, uma câmera mostra imagens ao vivo da vista do navio. Pelo Google Earth, é possível passear vendo ruas de diversos ângulos. Qualquer um pode acessar as câmeras espalhadas pelo mundo todo que transmitem ao vivo imagens das cidades. São várias as opções para a aplicação da tecnologia do lá e agora. Boiadeiros cavalgam com o celular na cintura. Redes Wi Fi para acesso à internet, GPS no celular. O admirável mundo novo só é o velho mundo nada admirável quando o assunto é a fome. Como aquela história do beija-flor que tenta apagar um incêndio, o professor Nagib Nassar é homenageado na UnB. Cientista, dedicou a vida a pesquisas e ao uso da tecnologia para diminuir a fome nos continentes asiático, africano e na América do Sul. (Circe Cunha)

A frase que não foi pronunciada

“Abomine o churrasco suculento.”
Esperança de uma floresta.


Lacuna
Todi Moreno é o proponente do projeto que dá trabalho ao jovem dispensado do serviço militar. A população que pretende ingressar no Exército pelo soldo, abrigo e alimentação é significativa. De olho nos recusados pelas Forças Armadas, uma rede multinacional de lanchonetes resolveu bancar a ideia.

Gás
Ricardo Pires, do Procon, quer fazer valer um desconto na venda de GLP em botijões de 13kg e 45kg. Há um resíduo que, por falta de pressão, não é consumido e devolvido às empresas. O assunto foi discutido na Câmara dos Deputados em audiência pública. A ideia é que o ressarcimento seja feito com a pesagem durante a troca do botijão.

Washington
Professor Nilvan Pereira de Vasconcelos mostra nos Estados Unidos o sucesso da gestão escolar em parceria com a comunidade. Projetos para o meio ambiente, prevenção às drogas, música, esporte e outras dezenas de experiências serão pauta em Washington. Nilvan é representante do DF no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Sua escola é o Centro de Ensino Fundamental N.S. de Fátima, em Planaltina.

Luz
Aos poucos o cerco vai se fechando em torno das dúvidas sobre o abastecimento de energia elétrica no país. As metas traçadas pela Aneel estão sendo investigadas. Em Brasília, CEB e Caesb chegam em lotes irregulares antes da Justiça. Eduardo Annunciato, da Fenatema, Federação dos Trabalhadores em Energia e Meio Ambiente, descreve a atual conjuntura como bomba-relógio.

Debate
Projetos que regulamentam profissões têm gerado debates no Congresso. São quase 3 mil profissões reconhecidas e apenas 60 regulamentadas no Brasil. O ministro Ives Gandra, do TST, entende que certas profissões regulamentadas podem restringir o exercício. Outras opiniões acreditam que o país ganha com profissionais qualificados.

Democratas
Sempre os terceirizados. Uma nota do DEM chama a atenção. É que o ex-governador e deputado federal Joaquim Francisco foi apagado do portal do partido. Coincidentemente o fato ocorreu depois que ele foi filiado ao PSB. Mas tudo foi esclarecido. A culpa recaiu sobre a empresa que mantém a página do partido em Pernambuco.

Escândalo
Mais de US$ 3 bilhões foram bloqueados pelo Brasil no exterior. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) tem tido a colaboração de autoridades da Suíça em investigações. Um acordo firmado entre os dois países promete mais agilidade em processos de investigação.

Atenção
A grosseria do governador Requião acabou servindo para chamar a atenção da população masculina. O homem também pode ter câncer de mama. A incidência é pequena mas possível.

Atitude
Dinheiro fácil. Agora o ParkShopping quer cobrar pelo estacionamento. Na Câmara Legislativa os deputados Reguffe e Milton Barbosa protestam. Querem que a Terracap verifique a posse dessa área do terreno. Já os deputados Erika Kokay e Rogério Ulisses afirmaram que a cobrança é ilegal e que o brasiliense está sendo achacado pelos shoppings.

História de Brasília

Há muito que o telefone do Correio Braziliense não funcionava tão intensamente como ontem. Centenas de pessoas ansiosas por obter convites para os bailes da Associação de Cronistas Carnavalescos. Chamavam, a todo instante, por Alvoradinha, Bizu ou Crizu, responsáveis pela coluna carnavalesca deste jornal. Tem funcionado assim como uma espécie de departamento de turismo e certames da cidade, no que respeita à organização dos festejos de Momo em Brasília. (Publicado em 12/2/1961).

Nenhum comentário: