sábado, outubro 24, 2009

ARI CUNHA

Mensalão engasgou

CORREIO BRAZILIENSE - 24/10/09


Para ouvir tanta gente indiciada no processo do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa não perdeu a paciência. Porém, adotou medida corretiva. Os juízes têm autorização do STF para ouvir os implicados, principalmente onde eles residem. Parlamentares culpados começaram a tremer. Com tal decisão, o Supremo deseja apressar a Justiça. De outra forma, ela seria passada para trás. Os fujões perderam a vez. O processo pode demorar mais do que eles pensavam. O ministro Barbosa aperta a porca e tem ferramentas jurídicas para tanto. Essa a razão de se reconhecer que o cidadão sem culpa deve acreditar na Justiça. Afinal, ela é o lenitivo para quem não precisa espernear. Basta esperar que a lei entrará em choque com os predadores do dinheiro do Brasil.


A frase que não foi pronunciada

“A arca de Noé foi construída por amadores; profissionais construíram o Titanic…”
» Pensamento de quem gosta do que faz e faz bem feito.




Corrupção

»
Evandro José Silva é um herói quase anônimo. Daqueles que se dedicam a resgatar vidas perdidas pela falta de política pública. O grupo AfroReggae é um dos milhares de projetos espalhados pelo país, coordenados por pessoas que lutam pelo poder transformador. São eles os merecedores de honras. Evandro José Silva morreu assassinado pela corrupção.

Charge

»
Desenho de Samuca, nosso chargista, ironiza o futebol. “Quatro times têm algo em comum. Perto do rebaixamento, o Flu acredita na salvação. Vasco especula sobre quando voltará à Série A. Caminhos e números do Fla e do Botafogo se cruzam domingo. Flamengo planeja o G-4 e o título. Bota foge do rebaixamento.”

Imagem

»
Se dona Dilma estava pescando, não recebeu nada do mar. Pela maneira como balançava a vara, nenhum peixe beliscou a isca.

Aposentadoria

»
Chegam notícias de leitores contra aposentadoria de Lula. É chover no molhado. O mínimo que o presidente merece é crítica. Há outras razões que os signatários não disseram. Não são escondidas nem escondíveis.

Banalização

»
A Polícia Federal está investigando a paquera de políticos. Daria para fazer sarapatel de boa qualidade. Tudo corre em segredo de Justiça. O ministro Ayres Brito, do STF, sentencia: “A regra constitucional não é o segredo. A publicidade, sim.

Renova

»
Aos poucos, o papa Bento XVI avança. Depois da notícia de que a Igreja Católica aceita adesão de fiéis anglicanos, uma parceria incomum: católicos do Brasil vão colaborar com o Ministério da Saúde na prevenção da Aids. O diagnóstico precoce pode salvar vidas. Esse é o argumento comum.

Denúncia

»
O leitor João Andrada reclama que, no Detran de Brasília, o artigo 267 do Código de Trânsito não funciona. Ele dá a alternativa de impor como advertência infração de natureza média ou leve, desde que o infrator não seja reincidente. Antes de analisar, a resposta é contundente. É multa e pronto.

Abrangência

»
Na quinta-feira, o senador José Sarney anunciou a caça aos funcionários fantasmas. Em sincronia, a CEB deixou a Câmara dos Deputados, o Senado, os ministérios, o Judiciário e a Câmara Legislativa sem luz. Por enquanto, nenhum fantasma assustou de verdade.

Resposta bizarra

»
Captação de recursos estrangeiros criou para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, expressão pouco civilizada ao se referir à Bovespa. “Estão chorando de barriga cheia, e não podem pensar só no seu umbigo.”



História de Brasília

Nos últimos dois dias, os balcões das companhias aéreas se converteram em muro de lamentações. Todo o mundo implorando lugares para o Rio, Recife, Salvador e outros centros de batucada. Isso leva a crer que o jovem momo brasiliense terá uma corte mais bem fantasiada do que o esperado. (Publicado em 12/2/1961)

Nenhum comentário: