terça-feira, outubro 20, 2009

ARI CUNHA

Lula mal informado

CORREIO BRAZILIENSE - 20/10/09


João Pedro Stédile faz parte da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Presidente Lula da Silva está mal informado ao chamar de “vandalismo” a invasão do MST nos laranjais da Cutrale. Para Stédile, o suco de laranja é para exportação e não para o povo brasileiro. Certo que vai para exportação. A tecnologia do trato com laranjais deu ao Brasil sucos que mantêm o sabor da fruta. Já o exportado é manipulado pelo importador com adições de químicos, que dão sabor diferente. Outra coisa é que, exportando, o Brasil melhora sua reserva cambial. Há muito tempo não temos tido superávit como nos dias atuais. Stédile está enganado quando fala com esse vigor. Melhor seria orientar o MST contra a devastação ou destruição de bens.


A frase que não foi pronunciada

“Aqui, a meninada, antes de aprender a andar, já sai correndo.”
Carioca do morro pensando entre a dor e o riso.



Educadores
Homenagem do Brasil prestada aos mestres que transmitem sabedoria e cultura para filhos e netos. Consequências danosas. Em vez de agradecimentos, o professor fez protestos em toda parte. A dedicação ao ensino está diminuindo. É profissão mal paga. No DF, o professor é atendido. Há estados em que ganham como profissão sem relevo.

São Paulo
Imprensa paulista critica acerbadamente governador José Serra. A ação, procedente ou não, dizem revoltados os habitantes, é que ele tem cuidado mais da eleição do que das atividades de governador.

Difícil
Não está fácil a volta de Zelaya ao governo federal de Honduras. Há briga nas ruas, nas casas e nas cidades. O país está paralisado e o comércio sofre dificuldades para as vendas de Natal. Ninguém abre mão do poder. O antigo presidente da Câmara, que está no palácio presidencial como interino, tem buscado argumentos para a sua permanência.

Produção
Indústria brasileira está contente com aumento de produção. A festa do Natal deve ser farta. Já o cidadão não pensa de forma uníssona. Há reclamação de que comerciantes reduzem peso ou quantidade das mercadorias e aumentam levemente o preço. Parece ilusão de vida. A dona de casa gasta mais e traz menos.

Empréstimos
Caixa Econômica recebe instrução para criar empréstimos a longo prazo. BNDES vai arcar com despesas. Para 6 bilhões serem investidos. Sofrerão correção de tarifas para estender o vencimento. O prazo mínimo será de seis anos.

Livro do Senado
Conselho Editorial do Senado sempre busca as melhores obras para estudos. Recebemos três volumes da coleção sobre Hipólito José da Costa. É aqui que vamos encontrar a figura de lutador que é nosso fundador. Aparece a viagem do imperador para o Brasil, fugindo ao cerco de Napoleão. São histórias que valem a pena chegar às mãos dos jovens. A lembrança do envio dessas obras está ligada ao interesse de Joaquim Campelo, que tem ilustrado as coleções com o seu saber.

Novo tempo
Notícia do Lago Norte dá conta de que passa a viver novo tempo. O otimismo tem levado o Brasil a grandes distâncias. Mas é bom que se lembre. A Península Norte está à beira do pior. Construção de moradas, shoppings e aumento de trânsito… Está mal. Pior vai ser quando inaugurados os vistosos magazines da área. Vai faltar transporte em todas as latitudes.

Educação
Se existe uma briga que vale a união dos parlamentares pelo Brasil, essa é a votação pelo fim da DRU sobre os recursos para a educação. À frente, a senadora Ideli Salvati espera um acordo com as lideranças. O ministro Haddad tem esperanças de que o Ministério da Educação receba ainda este ano por volta de R$ 4 bilhões.

Sério
Trabalho dos Conselhos Tutelares, aproveitamento da água da chuva em prédios e fumaça de cigarro longe de crianças. Esses serão os três projetos que a meninada da escola pública votará no plenário da Câmara dos Deputados no dia 22. Brincadeiras acontecidas durante a Câmara Mirim viraram realidade. Um projeto que proibia o transporte de crianças no pau de arara é um exemplo.

História de Brasília

O óleo de amendoim nacional, que quase sempre é misturado ao azeite de algodão, de preço inferior, está custando quase que o mesmo preço do azeite de oliva espanhol. A comparação dos preços é um libelo contra a indústria nacional. (Publicado em 11/2/1961)

Nenhum comentário: