sábado, outubro 17, 2009

ARI CUNHA

O homem do verde

CORREIO BRAZILIENSE - 17/10/09


Ozanan Coelho recebe homenagem da Casa do Ceará. Artigo assinado por JB Serra e Gurgel. Veio trabalhar em Brasília. Companheiros eram Guarani Cabral de Lavor, Paulo Roberto Nóbrega, Luiz Paulo Alencar Nogueira, Antônio Mendes Tabosa, José Wagner Machado. Estava sendo construído o acesso à Ponte JK. Ozanan destruiu vasta área do cerrado. Instado a plantar mil árvores, aceitou o desafio e plantou quase 15 mil. Viu liberada a construção do acesso à ponte. Essa é a história daquele que foi grande amigo de Stênio Bastos, que se deliciava em trazer sementes do Ceará para Brasília. O Departamento de Parques e Jardins segue a tradição com o mesmo prazer de cidade verde. Hoje, estão lá Raimundo Lima Filho e José Natalício da Silva. Cuidam com amor e carinho do verde e das flores da cidade.


A frase que não foi pronunciada

“Se dinheiro falasse, o meu diria tchau.”
» Conversa de neurônios na hora de pagar as contas de água, luz e telefone.




Atualidades

»
Olha para o céu, Frederico, de José Cândido de Carvalho, acaba de ser relançado pela José Olympio. Em 2009 comemoramos os 70 anos de seu surgimento e lembramos os 20 anos de falecimento do autor. Vale a releitura em tempos de transposição do São Francisco.

Xoxo

»
Sem maioria favorável, o Estatuto da Igualdade Racial tem sofrido perdas nas intenções. Não foi votado no plenário da Câmara, deixou de lado a cota nas universidades e terras para quilombolas. O texto vai para o Senado sem grandes polêmicas.

Aumento

»
Estão sendo registrados aumentos em várias unidades residenciais construídas por empresas particulares. Depois do habite-se, o locatário tem facilidades para usar varanda. Em alguns casos, expansão de mais um andar com piscina. O governo vai cobrar por isso, com multas pela infração.

Atenção

»
Frágil o alambrado que separa a pista da Barragem do Paranoá. Um acidente mostra o estrago na cerca e a altura DE que o carro teria caído se não fosse a proteção. Valeria uma análise aprofundada do setor competente sobre a instalação de guard rails em áreas críticas da cidade.

Mudanças

»
O senador Demóstenes quer mais profundidade na análise psicológica de presos que são liberados sem a menor condição de convívio com a sociedade. São centenas de registros de internos que cometeram crimes depois da saída permitida. Disse o senador que é necessário um método científico de avaliação da periculosidade antes da liberdade.

Novidade

»
Para o novo Código Civil, o ministro Luiz Fux, do STJ, quer que a tecnologia seja usada para acelerar os processos. As partes, acusação e defesa, poderão enviar documentos por meio eletrônico, sem trânsito ou estacionamentos.

Liderança

»
Em pleno Dia dos Professores, a presidência da Comissão de Educação foi disputada entre partidos. O senador Flavio Arns voltou para o PSDB, o que, na opinião do senador Mercadante, seria suficiente para deixar a liderança da comissão. Ainda não aconteceu. Era a única comissão presidida pelo PT.

Ruim

»
Com quase 9% de aumento, abastecer o carro com álcool deixou de ser mais barato. O desempenho é pior e o consumo maior. A Agência Nacional do Petróleo garante que em 17 estados e no DF o álcool é mais vantajoso.

Escudos

»
O presidente deposto de Honduras posa para entrevistas usando um escudo pelas costas. Uma placa na parede com a palavra Brasil fica sempre por trás de Zelaya. Por um dia, policiais, governo e oposição deram um grito único nas ruas. Honduras foi classificada para a Copa.

Notícia

»
Paula Oliveira, a advogada que disse ter sido vítima de xenofobia, confessou a automutilação. O Ministério Público da Suíça permitiu que a brasileira pagasse fiança para não ser presa. O julgamento não tem data marcada.


História de Brasília

É provável que, brevemente, tenhamos a Viação Cometa em Brasília. Essa empresa paulista já está atuando em convênio com a Viação Araguarina, com baldeação em Belo Horizonte. (Publicado em 11/2/1961)

Nenhum comentário: