domingo, outubro 25, 2009

ANCELMO GÓIS

Era do marketing

O GLOBO - 25/10/09


Levantamento nacional do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas sobre a credibilidade de algumas fontes de informação política no país mostrou que os marqueteiros precisam de um... marqueteiro.
Veja só: 86% de 2 mil entrevistados disseram que não confiam nos profissionais que cuidam da imagem dos políticos

Segue...
Neste ranking negativo, os marqueteiros superaram até os políticos, que ficaram em segundo, com 80% de desconfiança.
Na outra ponta, a
Justiça Eleitoral é a fonte mais confiável,, com 64%, seguida dos jornalistas (tem culpa eu?), com 58%.

Superestrela da Silva
Lula é o cara. O espanhol “El País”, sob o título “Superestrela Lula da Silva”, deu o maior espaço ao filme “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto.
Segundo o jornalão, “o lançamento do filme, em março de 2010, gera muita expectativa”. A reportagem é ilustrada por um mapa da América do Sul que indica a localização de Garanhuns, PE, terra do presidente

Morar bem
O prédio 242 da Praia de Botafogo, no Rio, ao lado do Edifício Argentina, está à venda por R$ 25 milhões.
O edifício, de 14 andares, abriga seis consulados, que terão de sair. Um deles, o da Venezuela de Chávez

Quem vem
Hillary Clinton avisou ao Palácio do Planalto que virá em dezembro visitar Lula.
Obama deve vir em janeiro.

No meio do caminho
A Vale vai construir em Itabira, MG, terra de Drummond, o Museu de Território Caminhos Drummondianos.
Serão 44 placas espalhadas pela cidade, com referências a pessoas e lugares mencionados na obra do poeta. Merece.

O DOMINGO É
da linda baiana Emanuelle Araújo, 33 anos. A cantora e atriz, que está no ar no papel de Heloísa, em “Cama de gato”, novela das 18h da TV Globo, estreou no teatro aos 10 anos de idade. Em 1999, a bela ficou à frente da Banda Eva. Seis anos depois, debutou no cinema, no longa “Fica comigo essa noite”, de João Falcão. Em 2006, fez sua primeira novela na Globo, “Pé na jaca”. Dia 31 agora, Emanuelle lança um DVD ao vivo de sua banda Moinho

Ladrão de galinha
A juíza Placidina Pires, da 1ª Vara de Caldas Novas, GO, mandou soltar Cláudio de Sousa e Agnaldo da Silva, acusados do roubo de... duas galinhas, de propriedade de Walter Rocha.
Para a juíza, aplica-se ao caso “o princípio da insignificância
Deve ser terrível

Veja como a crise fez a Europa trabalhar mais.
Até há pouco, só algumas lojas dos ChampsEacute;lysées, em Paris, abriam aos domingos. Agora, grande parte do comércio, em vários bairros, levanta as portas no dia sagrado de descanso.

O pelicano
Do deputado petista Paulo Delgado, outro dia, num jantar em Brasília, questionado sobre a disputa PT-PSDB em 2010, fugindo da polêmica com seu jeito mineiro: — Sou um pelicano, metade petista, metade tucano.
Ah, bom!

ZONA FRANCA

Mara Bergamaschi lança quinta, às 19h, o livro “Acabamento”, no Café du Midi, em Botafogo.

Rodrigo Taves lança amanhã, às 18h, o livro “Paixão pelo rádio”, sobre o nosso José Carlos Araújo, na Travessa do Shopping Leblon.

Artur Xexéo estará no “Quarta às 4h” da Biblioteca Nacional, quarta, com Muniz Sodré e Vitor Iorio.

Estão abertas as inscrições para a X Jornada de Clínica Médica do Rio e o III Congresso de Medicina de Urgência, coordenados por José Galvão-Alves.

O Hospital de Acari realiza segunda e quarta o 1oCurso de Aleitamento Materno.

O Baroa serve café da manhã.

Sérgio Costa e Silva organiza, em novembro, o I Festival Internacional de Flauta, Oboé e Fagote.

Camila na avenida
Camila Pitanga será Ceci (veja na foto à direita), o grande amor de Noel Rosa, no desfile da Vila Isabel em 2010.
O enredo da escola será uma ode ao Poeta da Vila.

Clipe da Mangueira
A Mangueira vai gravar um clipe de seu samba-enredo, produzido pela Conspiração.
Terá participação de uma constelação da MPB.

Vik quase amor
Vik Muniz, o festejado artista plástico, vai assinar a camiseta de 2010 do Simpatia É Quase Amor, o bloco de Ipanema.

Quem viver verá
Outro dia, ao receber um prêmio de personalidade do ano, no Rio, Eike Batista, o empresário, desafiou o presidente da Câmara Britânica, Ivan Simões Filho, adepto do nado, para... “uma travessia da Lagoa totalmente despoluída daqui a dois anos”.
Tomara. Eike, como se sabe, assumiu o compromisso de despoluir a Lagoa.

Choque na banha
Rodrigo Bethlem, o secretário de Eduardo Paes, decidiu dar um choque... nas banhas dos guardas municipais do Rio.
Vai montar uma academia de ginástica no QG da Guarda e pôr a turma para emagrecer.

Os 79 anos da República Dia 15 de novembro agora, a República completa 120 anos, certo? Há controvérsias.

Para o professor Francisco Carlos Teixeira, titular de história moderna e contemporânea da UFRJ, a República vai fazer só 79 anos. Não teria nascido a partir deste famoso gesto do Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889 (veja ao lado), reproduzido nos livros escolares. Teixeira diz que a verdadeira Proclamação só ocorreu em 1930.
“Até então, não havia valores nem homens republicanos”, afirma. “Havia, sim, oligarquias baseadas nas grandes plantações de café, cana, cacau e borracha, em que os coronéis substituíam o poder do Império.” Autor de “História Geral do Brasil” (Editora Campus) com a também professora Maria Yedda Linhares, o mestre sustenta que “homens realmente dispostos a pensar nos ideais da República só surgiram na política brasileira em 1930”, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder — curiosamente, à força, num movimento armado. Mas aí é outra história.

‘John Ford’ filmará ‘Roque Santeiro’

Daniel Filho, 72 anos, o grande diretor, ator e produtor de TV e cinema, ainda nem finalizou o filme “Chico Xavier”, sobre o médium mineiro, e já deu início à produção de seu próximo longa, uma adaptação da novela “Roque Santeiro”. No elenco, estarão Antônio Fagundes, Fernanda Torres e Lázaro Ramos.
As filmagens começam em maio de 2010. Daniel já até se reuniu com Aguinaldo Silva, que escreveu com Dias Gomes a trama exibida pela TV Globo em 1985, depois de uma primeira versão ter sido censurada pela ditadura militar, em 1975. Aliás, Daniel produziu e dirigiu a versão de 1975 e produziu a de 1985.
Na definição do cineasta Cacá Diegues, Daniel Filho é “o John Ford brasileiro”, pela extensão do currículo. “Só posso ser comparado a John Ford no número, porque ele é o mestre dos mestres”, diz Daniel. “Mr.
Ford dirigiu 142 filmes e, no mínimo, 15 clássicos.” É. Pode ser. Mas os números dele também são impresionantes.
Nas suas contas, só no cinema, como diretor, ator e produtor, já são mais de 70 filmes: “Na TV, a coisa esquenta. Novelas são perto de 50, como ator, diretor e produtor. Sou do tempo da TV ao vivo. Então, sem dúvida, são mais de 1.000 programas. É muita estrada

Nenhum comentário: