domingo, setembro 13, 2009

PANORAMA POLÍTICO

O fator Marina

ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 13/09/09


Há críticas no governo ao presidente Lula por ter incluído o Meio Ambiente e a Cultura entre os beneficiários dos recursos do Fundo Social. A decisão foi de última hora, depois de ficar clara a candidatura da senadora Marina Silva (AC) à Presidência da República pelo PV. Lula quis agradar ao eleitorado verde e fortalecer o ministro Juca Ferreira.
Dizem que o fez de olho no segundo turno.

A missão de Palocci é segurar o PT

A quantidade de emendas já apresentadas pelos deputados petistas ao projeto do Fundo Social, pulverizando a aplicação dos recursos, assustou o presidente Lula. Se a bancada da saúde, onde os petistas têm muita força, aprovar o que deseja, por exemplo, sobraria muito pouco para a poupança destinada às futuras gerações. Foi para conter essa voracidade que o presidente pediu a troca de relatores, colocando na função o ex-ministro da Fazenda e deputado Antonio Palocci (PT-SP). Na avaliação do governo, é preciso um relator com autoridade política para dizer não, preservando os objetivos estratégicos do fundo.

Não tem guerra contra o Serra. Serra e eu somos companheiros” — Aécio Neves, governador (MG), sobre a disputa no PSDB para concorrer à Presidência da República

GLAMOUR ZERO. Depois que veio à tona que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) utilizava sua cota de passagens aéreas do Senado para abastecer seu jatinho, ele resolveu mudar de hábito.

Em julho e agosto, Tasso viajou em aviões de carreira. Seu jatinho estava na revisão, e ele não quis utilizar seus créditos para fretar um outro, como fazia antes da crise do Senado. Por isso, ele andava apressado, com medo de perder o voo.

Prioridades

Às vésperas da Conferência de Copenhague, em dezembro, o projeto de lei do Executivo que cria a Política Nacional sobre Mudanças do Clima está parado no Congresso desde junho do ano passado. Não há nem relator designado.

Tapas e beijos

O estresse do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) com o PT é que ele não quer que o partido lance o deputado Paulo Rocha (PTPA) para senador. Jader quer disputar o Senado. O PT nacional tenta desembolar o meio de campo.

Foi um Deus nos acuda

O PT e o PSDB se uniram na CPI da Dívida Pública, quarta-feira, para retirar de pauta requerimento do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) convidando o expresidente Fernando Henrique Cardoso para falar sobre a comissão do Senado para auditar a dívida externa, da qual foi relator em 1987. “Não vamos admitir”, estrilou o deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP). “Sugiro que a bancada do PT não dê continuidade à votação”, disse o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP).

Lavando as mãos

Apesar da pressão do PMDB, o PT não pretende abrir mão da candidatura do ministro José Pimentel (Previdência) ao Senado pelo Ceará. Como o governador Cid Gomes (PSB) e o deputado Ciro Gomes (PSB) devem apoiar informalmente a reeleição do senador Tasso Jereissati (PSDB), o deputado Eunício Oliveira (PMDB) está com medo de sobrar. “Essa conta não pode vir para o PT”, disse um dirigente petista.
A aliança PT-PMDB requer muita costura para fechar.

SOBRE transferência de tecnologia: o Brasil ainda não engoliu o veto dos EUA à venda de Super Tucanos da Embraer para a Venezuela. O presidente Hugo Chávez acabou comprando aviões da Rússia.

O PSB está para perder dois deputados na Paraíba.

Eles querem apoiar a reeleição do governador José Maranhão (PMDB), mas o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), quer concorrer

A BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro, agora tem nome: rodovia Presidente Juscelino Kubitschek

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: