segunda-feira, setembro 28, 2009

PAINEL DA FOLHA

Que prévias?

RENATA LO PRETE

FOLJA DE SÃO PAULO - 28/09/09


Toda a discussão em torno da possibilidade de haver prévias no PSDB tem passado ao largo de uma ‘verdade inconveniente’ que os caciques tucanos preferem não comentar: o desinteresse até agora manifestado pelos potenciais eleitores de uma consulta interna para decidir se o candidato a presidente será José Serra ou Aécio Neves.
Minas, em tese o diretório mais mobilizado pelo assunto, contava até dias atrás com pouco mais de cem inscritos para votar. O prazo de inscrição, que deveria ter expirado na semana passada, foi prorrogado até 30 de novembro em todo o país. Na prática, a preparação para as prévias se resume hoje a um link - que quase ninguém acessou - na página do Diretório Nacional.

Versão light - As farpas sutis contra José Serra lançadas por Gabriel Chalita em entrevistas sobre sua saída do PSDB e iminente entrada no PSB levaram um tucano à seguinte definição: “É um Ciro Gomes com ternura”.

Não fui eu - O presidente do PSDB paulistano, José Henrique Reis Lobo, disse a Chalita que não tomaria a iniciativa de tirar-lhe o mandato de vereador, mas que tucanos próximos a Serra têm essa intenção. Chalita ficou mais magoado com o governador.

Que fase! - Em entrevista à próxima edição da revista ‘Piauí’, FHC repete um mantra que irrita sobremaneira os serristas: o de que Serra seria “o melhor presidente”, e Aécio, “o melhor candidato”.

Flashmob - A turma do software livre e da inclusão digital, que orbita em torno do PT, vai espalhar pela blogosfera imagens caras à pré-campanha de Dilma Rousseff. “Twitte sua obra do PAC” será o lema da mobilização.

Minueto 1 - Dilma participa na quarta-feira de evento no Paraná com os fundos de pensão. No mesmo dia deve jantar com o governador Roberto Requião, para tentar azeitar a emperrada relação PT-PMDB no Estado.

Minueto 2 - Para juntar PMDB e PT em Goiás, o prefeito de Goiânia, Íris Resende, fez um gesto conciliatório ao convidar o antecessor Pedro Wilson para a inauguração de obra iniciada pelo petista. Até recentemente, os dois não podiam dividir o mesmo espaço.

Quarentena - A posse de José Múcio no TCU está prevista para meados de outubro, mas o ex-coordenador político do governo terá de assinar, já, sua desfiliação do PTB.

Todo cuidado... - André Pucinelli (PMDB-MS), o governador que ganhou minutos de fama ao xingar o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), já havia soltado o verbo contra Dilma Rousseff, que lhe deu um chá de cadeira de mais de duas horas, ao fim das quais não o recebeu.

...é pouco - Em fase diplomática, Dilma telefonou para o governador e se desculpou pelo bolo, atribuído a reuniões sobre o pré-sal. Depois, chamou-o para um almoço, realizado na semana passada.

Na gaveta 1 - A CPI da Violência Urbana irá ao Rio de Janeiro para tentar entender um dado revelado na semana passada pelo Mapa da Violência, da Unesco. Em 2007, saltou para 20,9% o percentual de mortes ‘sem causa conhecida’ no Estado, contra 11,2% em 2006.

Na gaveta 2 - Para efeito de comparação, no DF o percentual é de 0,1%. No Paraná, de 3%. Em São Paulo, ele se manteve estável em 11%. A CPI quer apurar se o Rio está deliberadamente deixando de registrar homicídios.

Caça-fantasma - O Senado resolveu estender até o próximo dia 16 o prazo para que servidores efetivos e comissionados participem de um recadastramento. A data final seria ontem, mas, até agora, apenas 60% dos funcionários apareceram.

Tiroteio

Como categoria, a magistratura está enciumada. Saber jurídico pode ser conquistado por autodidatas. A indicação do advogado-geral da União é válida.
Do juiz federal ROBERTO WANDERLEY NOGUEIRA , de Recife, que tentou ser indicado para uma das três vagas abertas no STF em 2003, sobre as resistências ao nome de José Antonio Toffoli.

Contraponto

Parte interessada

Presidida por Arlindo Chinaglia (PT-SP), a comissão da Câmara que analisa o marco regulatório do pré-sal realizava na semana passada acalorado debate, puxado pelas críticas de Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) à pressa na tramitação dos projetos, no entender do tucano eleitoreira.
Henrique Alves (PMDB-RN) discordou com veemência, e João Almeida (PSDB-BA) colocou panos quentes:
- Gente, vamos parar com isso. Duvido que alguém aqui vá assumir que tem interesse eleitoral neste assunto.
Empolgado com seu desempenho na mais recente pesquisa CNI/Ibope, Ciro Gomes (PSB-CE) não se conteve:
- Opa! Eu tenho interesse, sim!

Nenhum comentário: