sábado, setembro 26, 2009

PAINEL DA FOLHA

Jogo de espertos

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/09/09


Para tranquilizar seus futuros correligionários, Henrique Meirelles disse ao PMDB que se dará por satisfeito concorrendo ao Senado. Esse, porém, jamais foi o plano do presidente do BC, que, em diferentes momentos, cogitou ser candidato a: a) presidente; b) vice na chapa de Dilma Rousseff; c) governador de Goiás. Nada indica que tenha enterrado os três projetos. Apenas dá tempo ao tempo.
É a mesma tática do PMDB, que marca um ponto ao filiar Meirelles, mas não tem a menor intenção de lhe entregar ‘a’ (com ou sem Dilma no páreo), ‘b’ (a vaga é de Temer e ninguém tasca) ou mesmo ‘c’ (bem posto nas pesquisas, Íris Resende por enquanto mantém firme a intenção de disputar o governo).

Terreno na Lua - Sobre a opção de não ser candidato a nada e permanecer num próximo governo petista, também cogitada para Henrique Meirelles, vale lembrar o que Lula disse recentemente ao cobrar resultados de seus ministros da área social: “Vocês têm mais um ano para mostrar serviço. Ninguém aqui vai ser ministro da Dilma”.

Mão única - De Lula ontem aos jornalistas, sobre o ingresso de Meirelles no PMDB: “Vocês estão sabendo mais do que eu. Ultimamente, eu só sei quem sai do PT”.

Porta fechada - Com a ida de Meirelles para o PMDB, ruiu a tentativa de apoio do DEM ao presidente do BC, que estava sendo costurada por intermédio do PP do governador Alcides Rodrigues.

Por conveniência - Sem Meirelles, o DEM terá de passar por cima das divergências entre Ronaldo Caiado e Marconi Perillo e apoiar o tucano para o governo. O palanque repetiria a aliança nacional.

Escada - A associação dos correspondentes estrangeiros no Brasil aproveitou entrevista com Dilma Rousseff, ontem em São Paulo, para pedir que a ministra levasse a Lula o pleito de recebê-los para uma coletiva, algo inédito na agenda do presidente.

Tempo real - Depois do sucesso do PV com a transmissão pela internet da filiação de Marina Silva, o PSDB utilizará o recurso no evento que reunirá hoje em Natal a dupla José Serra-Aécio Neves.

Adesões - A lista de filiações de última hora ao PSDB inclui o ex-ministro do Supremo Maurício Corrêa e o ex-governador da Bahia Nilo Coelho, que deixa o PP. Ambos devem tentar vaga na Câmara.

Quem quer pão? - O governo de Minas fechou contrato para fornecimento de pães. Para o Mangabeiras, residência oficial de Aécio Neves, serão 82 por dia. Trabalham no palácio 77 pessoas, entre civis e militares.

Bumbo - Um batalhão de prefeitos irá a Brasília, na segunda, prestigiar a posse de Alexandre Padilha, subchefe de Assuntos Federativos da Casa Civil, como ministro das Relações Institucionais. “Ele terá o nosso apoio nesse novo desafio”, diz João Coser (PT), de Vitória, presidente da Frente Nacional de Prefeitos.

Senatur 1 - Técnicos do Senado levaram à Mesa Diretora o relato de mais um descalabro administrativo: os gastos das missões oficiais ao exterior. Nessas viagens, os senadores costuma se fazer acompanhar de equipes de TV.

Senatur 2 - O atual campeão de gastos no exterior é Magno Malta (PR-ES). Na condição de presidente da CPI da Pedofilia, o senador fará em breve sua segunda viagem ao Egito. Instalada em maio do ano passado, a comissão já foi prorrogada três vezes e deve terminar apenas em maio de 2010. Malta é candidato à reeleição.

Liga pra mim - O levantamento de gastos das missões ao exterior identificou contas telefônicas de assessores no patamar de R$ 5.000.

Tiroteio

Sarney deveria ter autonomia para agir como presidente do Congresso, e não como despachante do Planalto ou dos sem-terra.

Do deputado RONALDO CAIADO (GO), líder do DEM, sobre a demora do presidente do Senado em instalar a CPI do MST.

Contraponto

Cara pálida

A Câmara debatia na semana passada a reforma eleitoral, quando Miro Teixeira (PDT-RJ) pediu a palavra para defender a manutenção de emenda vinda do Senado que exigia “idoneidade moral e reputação ilibada” de todos os candidatos - no final derrubada pelos deputados.
- Veja, não se está pedindo nada demais. Esta exigência obviamente já foi atendida por absolutamente todos os que aqui se encontram...
Ao contrário do que o deputado esperava, seu comentário foi recebido pelo plenário com absoluto silêncio. Até que alguém sussurrou para o pedetista:
- Menos, Miro, menos...

Nenhum comentário: