sexta-feira, setembro 25, 2009

PAINEL DA FOLHA

Vias de acesso

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/09/09


Investigadas pela PF por indícios de fraude em licitações da Infraero, as empresas participantes do apontado cartel comandam contratos em outros segmentos da administração federal, especialmente nos portos e em postos da Receita. Um dos exemplos é a Aeropark, que opera na alfândega do Porto de Santos. Desde 2007, faturou R$ 4,2 milhões do governo.
Algumas dessas empresas também estão às voltas com processos no Tribunal de Contas da União, ora na condição de investigadas, ora na de denunciantes de irregularidades em concorrências das quais saíram derrotadas. O TCU já chamou a atenção da Infraero pela ‘falta de clareza’ dos editais, como na vitória da Aerosuporte num pregão do aeroporto de Manaus.

Eu não - Ciro Gomes (PSB) nega ter dito que José Serra (PSDB) alcançou o teto e que Marina Silva (PV) vai superar Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas. “Não fiz análise do Ibope com ninguém. Acho, inclusive, que Dilma passará dos 25% rapidamente”.

Ex-bloco - A direção do PSB considera mais provável fechar um acordo com o PDT de Paulinho da Força do que com o PC do B, que estaria avançado nas tratativas com Dilma.

Camarada - A ministra da Casa Civil recebeu nesta semana o presidente do PC do B, Renato Rabelo, e o senador Inácio Arruda (CE). A dupla foi convidá-la para o congresso do partido, em 6 de novembro em SP. Convite aceito.

Comprometida - A necessidade de apressar o noivado Dilma Rousseff-Michel Temer arquiva um plano há muito acalentado por petistas próximos à ministra: oferecer a vaga de vice a Ciro, satisfazendo o PMDB sabe-se lá de que outra maneira.

Vem pra cá - Dias antes de anunciar sua decisão de trocar o PSDB pelo PSB, o vereador paulistano Gabriel Chalita recebeu telefonema de estímulo do próprio Ciro.

Baião de dois - Em fase ternura, José Serra e Aécio Neves farão dueto na festa que o PSDB do Rio Grande do Norte promoverá amanhã para marcar a posse do deputado Rogério Marinho, recém-filiado, na presidência da seção potiguar do partido.

Casa nova - Marco Petrelluzzi, um dos fundadores do PSDB em São Paulo e secretário da Segurança na gestão Covas, filiou-se ontem ao PPS. Participará da formulação de políticas do partido nas áreas de justiça e segurança.

Trava-língua - Ao encontrar Mahmoud Ahmadinejad em NY, Lula pode ter usado dica recebida de um ministro na época da visita cancelada do iraniano ao Brasil. Quando confessou que não conseguia pronunciar o nome, ouviu: “Fácil. É só o senhor falar bem rápido: Arruma-Dilma-já”.

Lição de casa - Para se defender das críticas públicas e privadas recebidas do governo, Roger Agnelli levou, na reunião que teve com Lula, Guido Mantega (Fazenda) e Luciano Coutinho (BNDES), uma lista com fotos de 49 obras que a Vale toca no país.

Legalize 1 - O PSDB foi salvo pelo gongo quando o relator da CPI da Violência Urbana, Paulo Pimenta (PT-RS), tentou convocar FHC a depor a propósito de sua defesa da legalização da maconha.

Legalize 2 - O presidente da CPI, Raul Jungmann (PPS-PE), já via a viola em cacos quando soou a convocação para o plenário, o que obriga o encerramento das comissões. Mas o PT vai tentar aprovar a convocação na próxima terça. O PSDB quer FHC longe dali.

Dicionário - O xingamento de André Puccinelli (PMDB) ao ministro Carlos Minc teve impacto nacional, mas não causou espanto em Mato Grosso do Sul, onde já se ouviu o governador dizer, entre outras incivilidades, que ia “levar o PT pro motel”.

Tiroteio

José Dirceu deve pensar que ainda estamos em 2003, quando ele mandava e desmandava. Vamos ver se o PT quer romper conosco em Pernambuco, no Ceará e na Paraíba.
Do deputado BETO ALBUQUERQUE (PSB-RS), em resposta ao ex-ministro, segundo quem, mantida a candidatura presidencial de Ciro Gomes, o PT deveria repensar o apoio ao PSB nos Estados.

Contraponto

É pique, é pique!

Líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora fizeram um café da manhã surpresa na sala da presidência da Câmara, anteontem, para comemorar o aniversário de Michel Temer. O presidente discursou em agradecimento e ouviu elogios à condução dos trabalhos na Casa.
Depois do ‘Parabéns’, quando todos já comiam bolo, chegou esbaforido Geddel Vieira Lima. Grande amigo de Temer, o ministro da Integração fez cara de sério e disse:
- Michel, entendo o que você está sentindo. Meu pai também ficou muito emocionando quando fez 80 anos.
Temer, que completou 69 e é sabidamente um homem vaidoso, enrubesceu, mas não acusou o golpe:
- Como estou fazendo 49, ainda não sei como é...

Nenhum comentário: