terça-feira, setembro 15, 2009

PAINEL DA FOLHA

A ‘bras’ do minério

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 15/09/09

Animados pelas perspectivas do pré-sal e pela política de fortalecimento da presença estatal na exploração do recurso, governadores de Estados produtores de minério se articulam em defesa não apenas da ideia de turbinar o pagamento de royalties como da criação de uma estatal para administrar essa riqueza.
Na esteira da descoberta de uma jazida de minério de ferro estimada em 2,97 bilhões de toneladas no Piauí, o governador Wellington Dias (PT) fez um giro por vários Estados defendendo uma ‘bras’ do setor. Sentado sobre a maior jazida do país, responsável por 77% da produção nacional, Aécio Neves (PSDB) ainda não endossou tal projeto, mas tem disparado telefonemas reivindicando aumento dos royalties.

Pressa 1 - Alerta da Petrobras a Henrique Alves (PMDB-RN), relator do projeto que estabelece o regime de partilha no pré-sal: mesmo que não se discuta agora a mudança no sistema de royalties e participação especial, isso terá de ser feito em breve.

Pressa 2 - Segundo a empresa, participação especial não combina com regime de partilha, e essa mistura pode afastar investidores das novas licitações do pré-sal, previstas para acontecer a partir de 2012. O relator deve estabelecer no projeto o prazo para rediscutir o tema polêmico.

Intempérie - Munido de guarda-chuva, Lula cortou a fita simbólica da ponte Brasil-Guiana enquanto os ministros Tarso Genro (Justiça) e Celso Amorim (Relações Exteriores) se escondiam sob um toldo que ameaçava levantar voo devido ao mau tempo ontem em Roraima.

4Transfusão - Será de R$ 1 bilhão o novo crédito orçamentário para complementar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios. O texto já está na mesa de Lula.

Jabutis - A Câmara dos Deputados votará nesta semana 23 emendas penduradas na medida provisória 462, de socorro aos municípios. A lista contém ‘contrabandos’ que vão desde descontos para exportadores quitarem dívidas do crédito-prêmio do IPI até demarcação de terras em Roraima e isenção de cobrança de Cofins para frigoríficos.

Termômetro - Na contramão de informações de petistas dando conta de brusca redução de vantagem de José Serra sobre Dilma Rousseff (PT) na Bahia, pesquisa encomendada por tucanos aponta o governador com 35,3% e a ministra com 18,1% em Salvador. Ciro Gomes (PSB) registra 7,5%. Ali, Serra obteve seu pior resultado em 2002.

- Inclinado a trocar o PSDB pelo PSB, Gabriel Chalita ainda ouvirá lideranças da Igreja Católica. Já conversou com os arcebispos de SP e do Rio.

Farpas 1 - Em reunião do conselho curador da Fundação Padre Anchieta, administradora da TV Cultura, o secretário João Sayad (Cultura) criticou Eugênio Bucci por ter publicado artigo contra a transmissão de discurso feito por José Serra no lançamento da Univesp (Universidade Virtual de SP). Chamou o texto de “infantil” e acusou Bucci de ter “partidarizado o debate”. Foi apoiado pelos secretários Carlos Vogt (Ensino Superior), José Henrique Lobo (Relações Institucionais) e Linamara Battistella (Direitos da Pessoa com Deficiência).

Farpas 2 - Bucci, que presidiu a Radiobrás no governo Lula, reafirmou a posição. A seu lado ficou a ex-deputada petista Maria Lúcia Prandi.

Minutagem - Em defesa da transmissão do discurso, o presidente da FPA, Paulo Markun, listou aparições de Lula na TV Brasil, com direito à duração de cada uma.

Tiroteio

O governo cava um poço de despesas mais fundo que o pré-sal e cria imposto para tentar tapar o buraco. É imposto sobre a saúde, imposto sobre a poupança, imposto que não acaba mais.
Do deputado PAULO BORNHAUSEN (DEM-SC), sobre o fato de o ministro da Fazenda ter anunciado que será enviado ao Congresso projeto para taxar aplicações acima de R$ 50 mil na poupança.

Contraponto

Serviço de quarto

Na quarta-feira passada, quando a Câmara aprovou a polêmica emenda que criou mais alguns milhares de vagas de vereadores no país, um deputado do PTB muito assediado pelos lobistas da matéria chamou Michel Temer (PMDB-SP) pelo telefone, já dentro do plenário:
- Presidente, temos de votar, não dá pra adiar mais!
Do outro lado da linha, Temer disse que se empenharia, mas ponderou que não dependia dele costurar um acordo.
Ao que o deputado, com ar um desolado, desabafou:
- É que são sete vereadores no hotel por minha conta, toda semana. E eles limpam o frigobar...

Nenhum comentário: