sábado, setembro 12, 2009

PAINEL DA FOLHA

Cabeça feita

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 12/09/09

Quem conhece o modo de Lula funcionar vê efeito bumerangue na pressão difusa de ministros do STF e explícita do titular da Defesa, Nelson Jobim, contra a ida de José Antonio Toffoli para a Corte. Os insistentes reparos ao currículo do advogado-geral da União teriam apenas fortalecido a inclinação favorável do presidente. Assim como gostou de ter posto o primeiro negro no Supremo, Lula aprecia a ideia de ser o responsável pela indicação de um ministro de 41 anos.
Mais: após resistir ao pesado lobby do PT contra a escolha de Roberto Gurgel para a Procuradoria Geral da República, o presidente se sentiria em plenas condições de ignorar a resistência antipetista a Toffoli.




Veteranos. Ari Pargendler e Gilson Dipp, dois nomes do STJ que frequentam a lista de cotados para a vaga aberta no Supremo, estão a poucas semanas de completar 65 anos, idade limite para ingresso na Corte. Carlos Alberto Direito, que morreu no início do mês, foi indicado nessa situação.

Monotemático. Celso Amorim foi surpreendido pela inusual presença de jornalistas suecos durante entrevista ontem no Rio. O assunto era um só: a novela da compra dos caças. O chanceler fez ginástica verbal para dar uma satisfação sem se comprometer com nenhum desfecho.

Esquece. Para os líderes aliados, é ilusório achar que a Câmara não vai meter a colher no debate sobre a redistribuição geográfica dos royalties do pré-sal. "Vai sair daqui uma mudança na participação especial", adverte um dos cardeais da Casa.

Pessoa jurídica. Constrangidos com a farra da emenda que amplia o número de vereadores no país, os deputados encontraram um jeito de reduzir a farra sem se comprometer: o destaque retirando a retroatividade do texto será feito pela CCJ, e não por um parlamentar.

Lacrado. A crise no Senado arrefeceu, mas segue o fechamento da Casa a visitantes. No Sete de Setembro, quando estava programado um protesto pelo "fora, Sarney", o Senado voltou a pressionar a Câmara, sem sucesso, para também interromper a visitação.

Bombou. Só na Independência, a Câmara recebeu 2.575 visitantes. Um grupo de advogados protestou por ter sido barrado no Senado, e o peemedebista Pedro Simon (RS) foi à tribuna cobrar de Sarney a reabertura da Casa.

Embaixada. Para evitar conflito diplomático, Aécio Neves chamou José Serra para inaugurar, na segunda, o Espaço Minas Gerais em SP.

Espelho. A pedido do ministro Hélio Costa (Comunicações), o correligionário Orestes Quércia aproveitou visita a Minas para telefonar a Newton Cardoso, tentando pacificar o PMDB local. Ouviu do outro lado da linha: "Eu sou como você aqui em Minas!".

Orla. A pré-candidata Marina Silva (PV) vai liderar uma "caminhada pelo clima", dia 27, à beira da praia no Rio.

Tenho dito. Embora reconheça que participou de "conversa ligeira" sobre filiação ao PV, o ex-governador Fleury Filho diz que não pretende disputar cargo em 2010. "Exceto, talvez, o de deputado federal." E declara seus votos: "Meu candidato a governador é Aloysio Nunes Ferreira, que foi meu vice. E meu candidato a presidente é José Serra".

Encerrado. O juiz da 19ª Vara Cível, Davi Capelatto, condenou Rui Vicentini a indenizar os petistas Valdemir Garreta e Silvio Pereira em R$ 20 mil por calúnia e difamação. Trata-se de ação movida na esteira da acusação, feita por Vicentini, de que os dois teriam oferecido dinheiro em troca do apoio do PPS à candidatura da então prefeita Marta Suplicy à reeleição em 2004. Não cabe mais recurso.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

Este é mesmo um governo de aloprados. Havia a brigada terrestre. No episódio dos caças, entrou em ação o esquadrão aéreo. E o piloto é o presidente.

Do deputado VIC PIRES (DEM-PA), sobre o aparente recuo do governo depois de Lula ter anunciado inesperadamente, durante a visita de Nicolas Sarkozy, que estava definida a compra de caças franceses.

Contraponto

Fora de concurso Flexa Ribeiro (PSDB-PA) se prolongava num discurso na tribuna do Senado, na quarta-feira passada. Mão Santa (PMDB-PI), que presidia a sessão, advertia seguidamente o colega para que encerrasse a fala. Como o tucano ignorasse os apelos, o peemedebista provocou:
-Vou sugerir a criação de um curso chamado "The End", para ensinar os senadores a terminar discursos.
Ele mesmo assíduo na tribuna, Mão Santa continuou:
-E os primeiros alunos do curso serão Flexa Ribeiro, Valter Pereira e Eduardo Suplicy!
Ao que um senador, sentado em seu lugar, murmurou:
-Mas e o Arthur Virgílio, é caso perdido?

Nenhum comentário: