terça-feira, setembro 01, 2009

PAINEL DA FOLHA

Pressa no pré-sal

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/09/09

No domingo à noite, véspera da reunião em que líderes da base defenderam a manutenção do regime de urgência para tramitação dos projetos do pré-sal, uma voz fincou pé nessa mesma posição durante o encontro entre Lula e governadores: Franklin Martins.
O fim da urgência foi reivindicado por José Serra (PSDB-SP) sob o argumento de que, se o governo teve dois anos para elaborar o marco regulatório, não fazia sentido dar ao Congresso 90 dias para discuti-lo e aprová-lo. O ministro da Comunicação Social rebateu dizendo que seria adequado encerrar tudo antes da campanha eleitoral. Lula concordou com o fim da urgência. Ressuscitada, porém, na manhã seguinte, em reunião da qual Franklin também participou.

Protagonista - Franklin teve papel mais destacado que o de outros ministros na reunião de Lula com os governadores. Num dado momento, travou diálogo áspero com Sérgio Cabral (PMDB-RJ) a propósito dos royalties.

Escriba - Decidida na noite de domingo a concessão aos Estados produtores, coube a Nelson Jobim (Defesa) redigir o artigo que mantém tal como está a partilha de receitas, deixando a mudança de regras para um outro projeto.

Telma & Louise - Bilhete passado pela ministra Dilma Rousseff à senadora Ideli Salvatti (PT-SC) ontem, na reunião do conselho político: ‘Este é um momento em que fica claro que vale a pena essa luta toda. Minha certeza de que o melhor de tudo é ter parceiras como você. Este é meu orgulho! Um abração!’.

Sou você ontem - O Greenpeace, que ontem jogou pimenta na festa do pré-sal, tinha como blogueiro e diretor, até meses atrás, o jornalista Jorge Cordeiro. Ele agora coordena o Blog do Planalto, que estreou ontem.

Deixa rolar - Foi o general Gonçalves Dias, chefe da segurança da Presidência da República, que orientou a equipe a não encostar um dedo nos manifestantes do Greenpeace. Sua lógica foi a de que o constrangimento e a foto já eram fatos consumados. Um incidente de truculência só faria agravar o desgaste.

Pré-voto - Preparando terreno para a batalha do pré-sal no Congresso, o governo trata de acariciar a base. Será nomeado hoje Cesar Ribeiro Zani para a diretoria operacional de Furnas. Indicação do PSC, que tem 14 deputados e gravita na órbita do PMDB.

Pós-sal - Rex W. Tillerson, CEO da Exxon Mobil, e Eike Batista, do grupo EBX, presidirão jantar em Nova York, no próximo dia 21, em que Lula receberá o prêmio Woodrow Wilson de Serviço Público. Será no Waldorf Astoria.

Já deu - Explicação de um aliado para o fato de José Sarney ter sido excluído do rol de discursos ontem: não bastasse a má fase do presidente do Senado, Edison Lobão (Minas e Energia) havia discursado. ‘O Maranhão já estava contemplado’, diz o observador.

Eu não - O ministro Joaquim Barbosa, do STF e do TSE, nega ter recebido a medalha Arthur Quadros Collares Moreira, instituída pelo TRE do Maranhão para homenagear personalidades da Justiça Eleitoral.

Longo prazo - Numa evidência de que a volta de Carlos Menezes Direito ao Supremo não deve ocorrer em breve, os processos dos quais o ministro é relator começam a ser redistribuídos. O caso de Salvatore Cacciola passou para a colega Cármem Lúcia. Direito está em licença médica.

Padrão - Depois da aliança pós-eleitoral em São Bernardo do Campo, PT e DEM e PT caminham juntos em Santo André. Dois vereadores ‘demos’ ajudaram a aprovar as contas do ex-prefeito petista João Avamileno, derrubando parecer reprovador do TCE.

Tiroteio

Não dá para decidir algo crucial para o futuro do Brasil num jantar dominical no Alvorada. Essa questão tem de ser menos politizada.
Do senador DELCÍDIO AMARAL (PT-MS) sobre o acordo feito por Lula com governadores dos Estados produtores do petróleo do pré-sal para manter, ao menos por enquanto, o critério para pagamento de royalties.

Contraponto

Estilo alternativo

Em meio à animação da plateia no evento de filiação de Marina Silva ao PV, anteontem, a presidente do partido em São Paulo, Maria Regina Gonçalves, falava ao microfone quando se viu diante de uma lista de lideranças verdes que avalizariam a ficha da senadora.
Começou por citar os vereadores Alfredo Sirkis (RJ) e José Luiz Pena (SP). Depois foi a vez do deputado federal Fernando Gabeira (RJ). Até que alguém chamou a sua atenção usando linguagem típica do Legislativo:
- Pela ordem!
A locutora não se conteve:
- Ah, gente, pela ordem é ótimo... Mas aqui não, vai...

Nenhum comentário: