segunda-feira, setembro 07, 2009

INFORME JB

Juro menor para a agropecuária verde

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 07/09/09

MAIS UMA DO avanço da parceria entre Carlos Minc e Reinhold Stephanes: os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente estudam, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fazer um agrado ao setor agropecuário – que responde por bilhões de reais no PIB brasileiro. O projeto passa por descontos em empréstimos feitos por indústrias e fazendeiros junto ao bancão. O empresário que tiver “boas práticas” na pecuária sem prejudicar o meio ambiente, e tiver ações para recuperar áreas degradadas, explica Minc, terá um desconto de até 0,5% na taxa de juro do contrato com o BNDES.

“O Reinhold tem interesse nisso”, diz o ministro de Meio Ambiente.

Bicadas
Quem participou da reunião das bancadas do PSDB no Rio semana passada saiu de lá com uma certeza: vem racha aí na questão presidencial.

Lembrete
O Brasil tem precedentes para não “devolver” Cesare Battisti. O país já negou pelo menos três extradições de militantes italianos nos últimos anos.

Lembrete 2
O argumento moralmente mais relevante, no entanto, é que passados mais de 30 anos, a perseguição a Battisti está mais para vingança histórica do que para promoção de Justiça.

Orçamento
Deputados de vários partidos estão brabos porque o projeto de Orçamento de 2010 “está nos labirintos do Prodasen”, diz um deles.

Cerco
O Orçamento deve ser votado até dezembro, como manda a regra. Por conta disso, a turma vai apertar os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento), na audiência pública.


O redimido
O senador petista Delcídio Amaral (MS) voltou a subir no conceito do presidente Lula, por causa do apoio dele ao presidente do Congresso, José Sarney. Delcídio estava na berlinda com o Planalto, depois de passar pela presidência na CPI dos Correios.

Música...

Muitos políticos e empresários fluminenses subiram a serra no fim de semana para curtir Conservatória, a cidade da seresta.

...e cinema “O festival de cinema ontem (sábado) foi maravilhoso, mais de 5 mil pessoas na rua para ouvir a orquestra do Theatro Municipal”, mandou um e-mail o vicegovernador Luiz Pezão.

Para namorar Para compensar a falta de varandas nos apartamentos inaugurados por Lula no Rio, que ele diz serem importantes para namorar e ver a lua, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, lembrou que no morro do Cantagalo pelo menos tem o Beco do Amor.

Para adotar A advogada e professora da UERJ Tânia da Silva Pereira tem ministrado palestras em cidades no interior do Rio para lançar o Projeto Mater, do TJ-RJ. O objetivo é agilizar o processo de adoção.

Nenhum comentário: