quarta-feira, setembro 30, 2009

CONFIDENCIAL

Atrás do acordo

AZIZ AHMED

JORNAL DO COMMÉRCIO

Todo o empenho da corrente do PMDB que pretende apoiar Dilma Rousseff, e que é majoritária, está voltada para formalizar logo o acordo com o Governo e o PT. O que na verdade desejam os dirigentes peemedebistas é que seja logo consagrada a indicação do nome do partido que será o candidato a vice-presidente na chapa da "mãe do PAC". O pretenso indicado é o presidente licenciado do PMDB e presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP), que acompanha o presidente Lula em Copenhague, na Dinamarca, para a reunião do Comitê Olímpico Internacional que decidirá a cidade-sede da Olimpíada de 2016. Acredita-se que, no regresso dessa viagem, PT e PMDB formalizarão a pré-aliança para a sucessão presidencial de 2010. Defensor do apoio a José Serra, junto com a dissidência minoritária gaúcha do PMDB, o senador Jarbas Vasconcelos (PE) quer adiar a definição para junho de 2010, reconhecendo que hoje perderia de muito. Os aliados de Dilma, que são ampla maioria, não vão esperar tanto.

Outra chinesa pede visto

Está desembarcando no Brasil uma das maiores construtoras do mundo. A China State Construction Engigeering - que ganhou manchetes econômicas em todo o mundo ao fazer o maior IPO do ano, no valor de US 7,3 bilhões - vai abrir escritório em São Paulo. Pretende fazer parcerias com construtoras nacionais.

Pelé é o "cara"

Lula pode ser o "cara", Obama o pop star da vez, mas quem está mesmo batendo um bolão em Copenhague é Pelé, embaixador da candidatura do Rio à sede da Olimpíada de 2016. Ontem, o Rei do Futebol visitou dois projetos sociais que utilizam o esporte como forma de inserção social. Na sede do "Get 2 Sport", que há quatro anos incentiva a prática de esportes entre jovens de famílias carentes, participou do treino de futebol das crianças, doou 60 bolas e empolgou a galera. Feliz como pinto no lixo, teve o nome gritado sem parar pelas 300 crianças, muitas delas filhas de imigrantes. Depois, o Atleta do Século XX comandou uma das equipes do projeto "Street Football", em jogo exibição numa quadra simples de cimento de um bairro popular da capital dinamarquesa.

Michelle e as hortas caseiras

Michelle Obama, que está plantando uma horta e um pomar na Casa Branca, vai ensinar o que sabe. A primeira-dama dos EUA aparecerá, em 10 de novembro, no primeiro episódio da nova temporada de "Vila Sésamo" - programa educativo para crianças, exibido em mais de 120 países -, incentivando crianças a plantar hortas e consumir alimentos saudáveis.

Safra de boas notícias

Em Copenhague, o presidente Lula receberá hoje boas notícias. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o Informe Conjuntural do terceiro trimestre, com a revisão - para cima - das expectativas da instituição sobre a economia brasileira este ano.

Agora vai

De São Paulo, Carlinhos Brickmann lembra que Paulo Skaf bem que tentou um partido mais bem arrumado, mas não deu: o presidente da Fiesp deve entrar no PR, comandado por Valdemar Costa Neto (que renunciou ao mandato para não ser cassado), para disputar o Governo paulista. Já contratou pela Fiesp o marqueteiro Duda Mendonça (que recebeu o "por fora" da campanha de Lula em conta no exterior). E, last but not least, será companheiro de partido de Inocêncio Oliveira (aquele dos poços perfurados por estatais).

Remédio para tuberculose

Chegou ao Brasil a primeira remessa do novo remédio para o tratamento de tuberculose. Os comprimidos, fabricados por um laboratório indiano, serão distribuídos no próximo mês.

FOFO. O Corinthians pôs à venda miniaturas do seu artilheiro Ronaldo Fenômeno. O passe do brinquedinho custa R$ 80.

FINEP. A Agência3 venceu a concorrência pública realizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. A verba é de R$ 7 milhões/ano.

FROM POMONA. O presidente Lula vai à Ucrânia em dezembro.

Nenhum comentário: