terça-feira, setembro 15, 2009

CONFIDENCIAL

A tecnologia é nossa

AZIZ AHMED

JORNAL DO COMMÉRCIO - 15/09/09



O petróleo é nosso. A tecnologia, também. Resultado de um acordo de cooperação tecnológica entre a Petrobras, a UFRJ e a multinacional Schlumberger, será construído um centro de pesquisa internacional para tecnologias do pré-sal, numa área de 8 mil metros quadrados, ao lado do Lab Oceano, da Coppe, no Rio. A instalação deste centro no Brasil é parte de uma estratégia da Petrobras de fomento à formação de um parque tecnológico de ponta que envolve a sinergia de três fatores: incremento da infraestrutura experimental da própria estatal, investimentos em universidades e institutos de pesquisa brasileiros para a construção de novos laboratórios de padrão internacional de excelência e atração de fornecedores estratégicos da estatal em atividades voltadas para o desenvolvimento de tecnologia. Com exceção de alguns poucos países desenvolvidos que souberam aproveitar a oportunidade, como a Noruega e a Inglaterra, quase todos os produtores de petróleo, como os países árabes, Venezuela e países da África, ficaram reféns de tecnologia importada e não dinamizaram suas economias: canalizaram suas ações exclusivamente na produção do petróleo.

A tecnologia é nossa - 2

A Noruega é exemplo típico de país que usou inteligentemente os recursos do petróleo. Investiu os recursos das exportações de óleo na formação de um parque tecnológico de alta qualidade e em indústrias fornecedoras de bens e serviços para a indústria do petróleo. Com isso, tornou-se o maior fornecedor mundial de bens e serviços para a área do petróleo e hoje ganha bilhões de dólares com a exportação de tecnologia, serviços e equipamentos para essa indústria. Não basta o Governo brasileiro exigir conteúdo nacional elevado na construção de plataformas para produzir petróleo. Para se tornar um país autossuficiente nessa indústria, tem que investir pesado em tecnologia. Se não o fizer, deixa a parte do leão para os grandes fornecedores internacionais e continua a ser fornecedor de chapas de aço e semimanufaturados. O pré-sal é oportunidade única para desenvolver uma indústria de base para a área do petróleo e qualificar o País como fornecedor internacional de tecnologia de ponta. Com esse desenvolvimento tecnológico e de uma indústria de fornecedores sólida, mesmo quando o petróleo acabar (e um dia vai acabar, ou será substituído por fontes de energia mais limpas) essas empresas e esse parque tecnológico estarão preparados para se tornar fornecedores para outros tipos de indústria que tenham alguma similaridade. A tecnologia de um setor quase invariavelmente pode ser ampliada, ou estendida para outros setores industriais. O importante é gerar inteligência. Esse parque, portanto, é o começo de uma opção inteligente do Brasil. Não seremos apenas um produtor e exportador de petróleo. Seremos produtores e exportadores de tecnologia de ponta.

Cartola feminina

Depois de atingirem a presidência em diversos países, e o governo em estados e prefeituras, as mulheres agora entram no campo esportivo. A nadadora olímpica e campeã sul-americana e pan-americana Patrícia Amorim, vereadora em terceiro mandato, lança-se hoje candidata à presidência do Flamengo, no Bar do Tom, no Leblon. Se eleita, será a primeira mulher cartola no futebol mundial.

O Galeão, outra vez, agradece

A partir de dezembro, a americana US Airways passará a operar no Galeão, com frequência diária para Filadélfia, fazendo escala em Charlotte. Engrossa, assim, a malha aérea internacional do aeroporto do Rio, em pleno voo de revitalização.

Os homens de preto

Aliás, a Base Aérea do Galeão reservou R$ 3,7 mil para a compra de oito ternos masculinos, oito calças, oito cintos de couro, oito gravatas e 16 camisas de manga longa. Tudo na cor preta (menos as camisas, brancas). O site Contas Abertas não descobriu quem vai usar as roupas.

Botando pilha na Presidência

A propósito, a Presidência da República mandou comprar 1,6 mil pilhas alcalinas tipo "AAA", tamanho palito de 1,5v. O lote custou R$ 1.408, segundo o Contas Abertas.

SEMEANDO. Com um balaio de projetos de parcerias nas mãos, o cônsul comercial e econômico da China, Gao Jin Bao, visita hoje a sede da Sociedade Nacional de Agricultura.

AGENDA. No próximo dia 22, a Assembléia Legislativa de Pernambuco realiza sessão solene para homenagear o ministro Marcos Vilaça "pelos 50 anos de relevantes serviços prestados" àquele estado.

Nenhum comentário: