segunda-feira, setembro 07, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

Lula desafiou Mercadante a sair do Senado


O presidente Lula conta outra versão da sua conversa com o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante, dia 17. Lula foi muito duro. Disse a ele, segundo relato a amigos próximos, que a renúncia à liderança do PT somente seria aceita no partido se ele abdicasse também do mandado. "O Senado acabou, está desmoralizado? Então saia de lá, renuncie, comece sua carreira de baixo, outra vez", desafiou Lula.

C-a-l-a-do!

Mercadante ouviu cabisbaixo a bronca que Lula tinha atravessada na garganta. Tanto que há meses não o recebia, nem o cumprimentava.

Não foi bem assim

O encontro Lula-Mercadante só durou cinco horas, como o senador divulga, porque ele incluiu na conta as quatro horas de chá-de-cadeira.

Última chance

Após a bronca federal em Mercadante, Lula teve pena e concordou em assinar uma carta pedindo para que ele permanecesse na liderança.

Preconceito

Projeto de deputados estaduais paulistas proíbe a venda de narguilés, os cachimbos d'água típicos do mundo árabe "para inibir as drogas".

Briga fluminense

Fernando Gabeira (PV) ocupa o 2º lugar na luta pelo governo do Rio, com 17% das intenções de voto, superando Anthony Garotinho (PR), que, segundo o Ibope, tem 16%. Isolado, o atual governador Sérgio Cabral (PMDB) lidera com 36%. O petista Lindberg Farias tem 5%.

Na ponte que abriu

Lula vai a Georgetown dia 14, inaugurar a ponte Takatu, que o Brasil deu à Guiana "para ampliar o comércio e o turismo". Roraima já teria aberto a ponte, mas o governo ainda discute a entrada de brasileiros.

Coroné a reboque

Na busca desesperada para renovar o mandato, Tasso Jereissati chefia expedição tucana de apoio àreeleição do governador Cid Gomes (PSB), no Ceará. Acredita ser sua chance de ser reeleito senador.

Valioso

O ministro Nelson Jobim (Defesa) não deixará o ministério porque não será candidato em 2010. E porque Lula prefere tê-lo ao seu lado pelas fortes ligações que tem no Legislativo e, principalmente, no
Judiciário.

Donos da rua

Projeto de lei complementar do deputado Sargento Soares (PDT-SC) garante a servidores civis e militares o direito de protestar sem punição, impedindo "excessos inquisitoriais das autoridades".

Nem pizza

Fadada a não dar nem em pizza, a CPI da Dívida Pública vai morrer de inanição, apesar da importância do tema: investigará a composição das dívidas da União, Estados e Municípios, o pagamento de juros etc.

A lápis, só pra subir

Ciro Gomes era ministro da Fazenda de Itamar Franco e foi jantar no La Vecchia Cucina, um dos melhores restaurantes de São Paulo. Logo reparou que os preços estavam a lápis. Ficou inconformado, passou o jantar reclamando. Ao final, Sérgio Arno, dono do restaurante, explicou:

- Os preços estão a lápis porque estão diminuindo. Já caíram 11%...

Ciro abriu um largo sorriso e não se falou mais no assunto: os preços continuaram a lápis. E subindo.

Nenhum comentário: