sexta-feira, setembro 25, 2009

BRASÍLIA - DF

Toffoli no telhado


Correio Braziliense - 25/09/2009



O clima no Senado anda esquisito para o lado do ex-advogado-geral da União José Antônio Toffoli, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), garante que o nome de Toffoli foi uma grande escolha: “Trata-se de um jurista competente, um homem que tem desempenhado funções públicas de relevância e que desfruta do maior conceito no Judiciário e em todos os meios jurídicos do país”, garante. Mas seus aliados no Amapá, Gilvam Borges (PMDB) e Papaléo Paes (PSDB), não votam em Toffoli nem que a vaca tussa. Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), outro aliado de Sarney, também foi à tribuna desancar o petista, o que significa muito trabalho para o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), articular a aprovação de seu nome em plenário. A indicação de Toffoli para o Supremo, gesto monocrático do presidente Lula, atropelou outros pretendentes poderosos. O ministro da Justiça, Tarso Genro, embora tenha colocado o nome de Toffoli na cabeça da lista sêxtupla que enviou ao presidente da República, preferia o conselheiro da OAB Roberto Caldas, ou o ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza, que não pleiteava o cargo. E havia ainda a expectativa dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que o escolhido fosse o presidente daquela Corte, Cesar Asfor Rocha, ou os ministros Jorge Mussi e Gilson Dipp, sugeridos pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.


Tragédia// A Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados fará um balanço das investigações do acidente do voo 1907 da Gol, que matou 154 passageiros. A audiência será na terça-feira, 29 de setembro, dia em que a tragédia completa três anos.

Bala de prata



Aliados da ex-prefeita Marta Suplicy voltam à carga para que o senador petista Aloizio Mercadante (foto) seja o candidato da legenda ao Palácio dos Bandeirantes. “Se o Palocci não se viabilizar, será nossa única alternativa competitiva”, avalia o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), preocupado com a falta de um palanque robusto para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), em São Paulo.

Búzios

Governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) acredita mais nos orixás do que nas pesquisas de opinião. “É tudo uma bobageira, a eleição vai se definir quando começar a novela”, dispara, ao desdenhar dos resultados das pesquisas que apontam o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), como favorito para a sucessão de Lula em 2010. Segundo Wagner, as pesquisas apontavam a vitória de Paulo Souto (DEM) em 2006, quando se elegeu governador, e a derrota do prefeito João Henrique (PMDB), nas eleições de 2008.

Remédios

O senador Tião Viana (PT-AC) alerta que o Sistema Único da Saúde (SUS) está ameaçado por gastos decorrentes de decisões judiciais, que obrigam o governo a adquirir medicamentos fora da listagem oficial do Ministério da Saúde. Em 2002, o governo gastou R$ 450 milhões na compra de medicamentos excepcionais, muitos importados e caríssimos; neste ano, já foram gastos R$ 2 bilhões. São 167 milhões de recursos judiciais.

Animal

O PP também aderiu à moda de engrossar sua lista de candidatos em 2010 com estrelas dos mundos esportivo e artístico. Entre os neoprogressistas, estão o ex-jogador de futebol Edmundo e o cantor brega Elimar Santos, ambos neófitos na política.


Maratona/ Candidato a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, o deputado federal Geraldo Magela (DF) faz campanha em São Paulo. Ontem, participou, na Assembleia Legislativa, do lançamento da candidatura de Edinho Silva à presidência do PT estadual; hoje, visita a Baixada Santista, Suzano, Osasco e a capital.

Dança/ Parte da bancada baiana na Câmara dos Deputados busca uma acomodação melhor para 2010. O deputado Sérgio Brito deixará o PDT para se filiar ao PSC, partido da base de apoio ao PMDB do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Brito assume semana que vem a Secretaria de Administração de Salvador, do prefeito João Henrique (PMDB).

Produção/ Representantes da OAB, Emmanoel Pereira e Cristina Peduzzi batem recordes de julgamentos no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Somente no mês de setembro, por exemplo, os dois julgaram mais de 4 mil processos.

Pelourinho/ O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) resolveu bater duro na Telefônica, que sofreu problemas técnicos em função das enchentes em São Paulo nos serviços de banda larga e telefonia. A empresa se queixa de perseguição.

Nenhum comentário: