sexta-feira, setembro 25, 2009

ARI CUNHA

Novos vereadores

CORREIO BRAZILIENSE - 25/09/09


Plenário do Senado estava repleto de suplentes de vereadores, prontos para assumir. Alguns estavam em Brasília, havia mais de uma semana, esperando a aprovação para tomar lugar nas câmaras do país. Mensagem foi aprovada. Da plateia, entoavam o Hino Nacional com fervor cívico. Veio o banho de água fria. A
OAB considerou que o aprovado só ia ter valia a partir de 2012. A razão é uma: em sendo aprovado agora, como o foi, entendem os da OAB que só poderá entrar em uso na legislatura seguinte. Mesmo assim, a alegria voltou, porque o assunto já estava aprovado. É que boa parte dos vereadores fará esforço para se eleger na próxima votação.


A frase que foi pronunciada

“Dinheiro compra até amor verdadeiro.”
Nelson Rodrigues.



Insegurança
Em Águas Claras, a construção do telhado de um stand de vendas para edifício de oito andares estava recebendo camada de concreto. De repente, houve barulho e o teto começou a arriar. O engenheiro da obra morreu e operários ficaram feridos. O inquérito vai apurar se o material era de má qualidade ou o concreto não estava pronto para servir. A obra foi interditada.

Ponte aérea
Quando Congonhas foi inaugurado, era em terreno deserto. A valorização aumentou o preço e muita gente começou a morar em volta. Hoje, está no centro da cidade e moradores, incomodados com o barulho, pedem paz. Autoridades recomendaram mais dois aeroportos. Um no Campo de Marte e outro em Jacarepaguá. Há discussão e indicação de novos campos para atender à ponte aérea.

Trem-bala
Há quem não esqueça. O melhor trajeto entre Rio e São Paulo será o trem-bala. Mas o projeto é caro, há muitos túneis e não há tempo para concluir até os próximos jogos internacionais.

Greve
Bancários iniciaram greve no país. Querem reajuste de 10% sobre os atuais salários. Outras vantagens estão sendo listadas. Basta o país sair da crise econômica e vai encontrar novas crises de trabalhadores. Querem novos empregos e os bancos estão calados.

Aumento
Três Poderes pedem aumento de salários. A ação bolha vai atingir todos os municípios. Despesas serão alteradas. No Congresso, parlamentares também querem melhores vencimentos. Só que o Legislativo, para ser atendido, deve ter o comportamento de todos, sem tantas regalias. Há quem justifique a elevação do salário dos parlamentares para R$ 100 mil. Ninguém deseja abrir mão das vantagens que cobrem despesas inclusive das famílias.

Tegucigalpa
Discurso de Lula na ONU amainou a fúria dos hondurenhos. Governo restabeleceu água, luz e telefones. Zelaya está cercado de adeptos que vão ser retirados. Honduras não está em paz e o povo está sendo massacrado até com bala de borracha.

Radioatividade
Nas proximidades da Torre de TV, a radioatividade cria problemas com comunicações. Na Avenida Paulista, em São Paulo, está pior. É tal a força dos aparelhos que fica difícil assistir à televisão. Só pelos telefones celulares.

Sem verba
Há indícios de que a Secretaria de Educação está atrasando propositadamente o repasse de verbas para creches. Enquanto a Secretaria de Assuntos Sociais era a única responsável pela transferência, os problemas eram menores. Hoje haverá manifestação coordenada por Sebastião Valadares.

Moucos
Mesmo que o servidor do Senado tenha ido a Cingapura para dar palestras sem ônus para a Casa, pouco se leu sobre o outro lado da história.


História de Brasília

Está certo que começamos, agora, um regime de austeridade econômica, mas não precisa exagerar tanto. Os recibos de egistrados dos Correios e Telégrafos estão trazendo no verso a publicidade de uma casa comercial da Cidade Livre.
(Publicado em 9/2/1961)

Nenhum comentário: