quarta-feira, setembro 09, 2009

ARI CUNHA

Contra funcionários


Correio Braziliense - 09/09/2009

Antônio Carlos Magalhães Neto é corregedor do parlamento. Determinou abertura de processo administrativo contra 44 funcionários. Se for seguida a sugestão, serão demitidos e proibidos do exercício profissional no serviço público. A medida parece correta. Acontece que o Congresso não está em condições de punir funcionários. O que fazem de errado poderá ser em consequência do que veem entre os parlamentares. A liberdade é cara. Aplica-se a quem pode e tem exemplos a seguir. Ruindo uma coluna do edifício, não será surpresa o desmoronamento. Não é das mais convenientes a posição do Congresso. O exemplo a seguir é o comportamento dos parlamentares perante o público e seus funcionários. Manda quem pode e quando tem razão.

A frase que não foi pronunciada


“Quanto custa uma independência?”
» Caboclo perguntador em país consumista.


Saudade

»
Meu amigo Evandro Gueiros estava longe do companheiro do Superior Tribunal de Justiça. A notícia chegou após a missa do ministro José Guilherme Villela. Evandro está sentido e saudoso. Foi-se o amigo de andares pelas superquadras e conversas sobre a vida. Ficou a saudade. A mágoa do Evandro é não ter participado das homenagens ao companheiro. Coube ao colunista reconhecer sua dor. Conversamos e senti a informalidade da amizade entre os dois.

Rapidez

»
Encontro o ministro César Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça. Foi aí que soube. A partir de 2 de janeiro a coisa vai mudar. Como está, o STJ distribui 40 processos por dia a cada ministro. Vai terminar o uso de papéis. O arquivo será eletrônico, facilitando a localização. Tudo virá pela internet. Com agilidade e comodidade.

Caixa-preta

»
Air France não conseguiu reaver a caixa-preta do avião que caiu entre Brasil e Paris. Sugere extinguir essa peça e gravar tudo pela internet. Pilotos não estão de acordo. Vai tirar a privacidade das conversas a bordo, quando falam livremente. Há quem suspeite que a Air France tenta amenizar os seguros a pagar.

Cerveja

»
Ninguém nega que a Bélgica produz as melhores cervejas do mundo. Há centenas de fábricas não comprometidas entre si. A notícia do Brasil é que a Ambev está se associando a um grupo belga para explorar o setor.

TJDFT

»
Romão Cícero, vice-presidente do TJDFT, preside a comissão que organiza as festividades dos 50 anos de Brasília e do tribunal. O desembargador está impressionado com o número de inscrições de magistrados e servidores. Trata-se de um concurso para a logomarca do cinquentenário da instituição.

Erro & tentativa

»
Difícil aprovar a Contribuição Social para a Saúde (CSS). Tempo errado e justificativa que não convence. Perto das eleições, ninguém irá acreditar no político que votou em um imposto que em quase uma década não melhorou o atendimento da saúde pública.

Novidade

»
Vai se complicando a vida dos inquilinos. Há discussões no Senado que podem passar a valer. Uma delas é que o fiador tenha pelo menos dois imóveis.

Correção

»
“Prezado colunista. Sou leitor do CB e gostaria de fazer algumas correções ao texto ‘Atenção para o IPVA’, publicado em 4/9 na sua coluna. É compreensível a preocupação do jornalista em denunciar os baixos investimentos em rodovias e melhorias no trânsito. Convém esclarecer que o IPVA não vai para a União. É competência dos estados e por eles são geridos, bem ou mal. Vale dizer que dos estados são repassados aos municípios. Assim, as críticas ao baixo investimento devem ser dirigidas aos estados.” (Zemir Nascimento, advogado)

História de Brasília


O único departamento da Novacap que está na plenitude de suas atividades é o Departamento de Viação e Obras. Há uma equipe excelente, organizada e competente, que não está se negando a colaborar com o novo prefeito, pondo os interesses de Brasília acima dos pessoais.

Nenhum comentário: