terça-feira, setembro 08, 2009

ARI CUNHA

Trânsito impossível


Correio Braziliense - 08/09/2009


O governador Arruda fala aos moradores. Está difícil a movimentação tanto no Plano Piloto quanto nas satélites. Não vai ser fácil melhorar o metrô. As locomotivas e vagões receberam cartão vermelho do Palácio do Planalto. É que a cidade está cheia de obras. A construção de viadutos vai facilitar, mas está em dificuldades. O governador de Brasília espera, e as construções não poderão avançar. Logo mais começarão as chuvas, e o transtorno tomará conta de tudo. Equipes de engenheiros e trabalhadores não medem esforços. Há momentos em que as coisas ficam difíceis. Duplicação de estradas é feita com produção acelerada. Brasília vai melhorar o trânsito, o que não será fácil com o número de carros assoberbando avenidas.

A frase que não foi pronunciada


“Mentira é igual a barba. Se não cortar, cresce.”

Serra, pensando depois do encontro com o presidente Lula no lançamento do pré-sal.

Enade

Triste a situação daqueles alunos que fizeram opção pelo Fies para pagar as mensalidades do curso superior. Agora, devem quase o dobro do que pegaram emprestado à Caixa por diplomas recebidos de instituições fadadas a desaparecer pela baixa qualidade constatada pelo Ministério da Educação.

Investimento

Municípios perto de receberem R$ 1 bilhão do Fundo de Participação. Depois que o Senado aprovou a MP, a Confedereção Nacional dos Trabalhadores em Educação acompanha se as prefeituras vão passar a pagar o piso salarial de R$950 aos professores. A Comissão de Educação do Senado criou grupo de trabalho para discutir o assunto.

Mercosul

Atividades de pesquisa ou estudos em países do Mercosul poderão ter facilidades. Professores e estudantes estariam isentos do pagamento de visto. A decisão é da CCJ da Câmara. O relator é o deputado Regis de Oliveira. A votação decisiva será em plenário.

No açúcar

Discutiu-se na Câmara dos Deputados a adição de ácido fólico no açúcar vendido no Brasil. A ideia, do deputado paulista dr. Ubaldi, foi rebatida por Elizabeth Dutra, da Anvisa. Ela esclareceu que as farinhas de trigo e de milho já são acrescidas da substância.

De olho

Patrocínios do Banco do Brasil e Caixa continuam sendo auditados. CGU e TCU dão subsídios à proposta do deputado Luiz Carlos Hauly aprovada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. A aplicação dos recursos é monitorada e relacionada pela Comissão.

No escuro

Foi por água abaixo a iniciativa do deputado Chico Lopes. Ele queria instalar uma CPI da Conta de Luz. Os valores aumentaram sem explicação. Como o PT foi em peso contra a proposta, a ideia se apagou.

Foco

Enquanto a Justiça se preocupa em ressocializar o delinquente, ficam de lado os carcereiros. A fuga dos presos de Severínia, interior de São Paulo, traz o assunto à tona. Uma cadeia, construída para controlar 16 presos, tinha 43. Há condições subumanas de castigo e de trabalho.

Sensato


O lado bom é que o ministro Tarso Genro quer cortar de forma prática o crime organizado. Impedir o acesso aos bens materiais é a punição. O ministro é apoiado por Tuma Junior. “Não adianta só prender e processar. Se não houver o impedimento de usufruir os bens conseguidos através da ilicitude, não conseguiremos vencer a organização criminosa que tem uma estrutura empresarial”, disse o secretário Nacional de Justiça.

Inflação

Ninguém fala na famigerada. Mas os supermercados trazem várias dicas. O iogurte que estampa no rótulo o preço sugerido corta a fome dos lucros absurdos. A gelatina que destaca a informação “agora com novo peso”, por incrível que pareça, pesa menos e custa mais. Os biscoitos também diminuíram de tamanho, peso e quantidade. Só o preço subiu.

História de Brasília


Há grandes novidades na aviação comercial brasileira. A Varig e a Vasp estarão operando, brevemente, com o mesmo equipamento jato puro e, juntas, estarão em breve na Europa. E mais: a Varig anuncia que não receberá este ano a subvenção do governo e, apesar disso, manterá a mesma classe “A” internacional nos seus serviços. (Publicado em 8/2/1961)

Nenhum comentário: