domingo, agosto 30, 2009

TOSTÃO

Dia de bons jogos

JORNAL DO BRASIL - 30/08/09

Espero ver hoje boas partidas, como fizeram Santos e Inter, na quarta-feira. Isso, se os árbitros deixarem. A interferência de árbitros e auxiliares na qualidade e nos resultados das partidas, com tantos erros graves na marcação de pênaltis, impedimentos, e na punição com excesso de cartões, atingiu níveis insuportáveis.

O Palmeiras é o único time brasileiro que tem, do meio de campo para frente, dois jogadores especiais, Diego Souza e Cleiton Xavier. Com Vágner Love, serão três. O São Paulo tem Hernanes. Como o São Paulo joga em casa, os dois times hoje se igualam. Se Cleiton Xavier não atuar, o São Paulo passa a ter vantagem.

Diego Souza, que era volante, descobriu seu lugar mais perto do gol. Além de forte, alto e de finalizar bem, ele é criativo e surpreendente. Cleiton Xavier e Hernanes marcam, passam, cruzam e ainda fazem gols. Cleiton Xavier não faz jogadas espetaculares, vistosas, mas faz bem o que deve ser feito. Já Hernanes se destaca mais por alguns excepcionais lances, que lembram grandes craques, que ele ainda não é. Hernanes precisa ser mais regular e aprender a esperar o momento certo para tentar uma jogada individual.

Qual dos dois goleiros, Marcos ou Rogério Ceni, os que torcem por outros times gostariam de ter em suas equipes?

Fernandão deve atuar hoje, contra o Inter. Gosto mais de Fer nandão perto do gol, formando du pla com outro atacante. Além de ser alto e cabecear muito bem, ele é preciso nos toques em pequenos espaços. Mais recuado, por ser lento, Fernandão tem dificuldades para chegar à frente.

O Grêmio precisa ganhar também fora de casa para sonhar com a Libertadores e com o título, e o Bo tafogo precisa vencer, pelo me nos em casa, para fugir do re baix amento. Penso que o Grêmio deveria tentar jogar, fora de casa, como faz em Porto Alegre, onde marca por pressão. Fora, não faz isso nem joga em contra-ataques. Tcheco, por ser lento, é o que tem mais dificuldades para recuar, marcar e chegar ao ataque.

O Cruzeiro, fora de casa, contra o Vitória, deve ter muito mais dificuldades para vencer que o Atlé tico, no Mineirão, contra o Sport. O Cruzeiro tem cinco pontos a menos e um jogo a mais que o Atlé tico. Os torcedores do Cruzeiro já dizem que o time vai ultrapassar o rival. Será? Faça sua aposta.

O Santos, na Vila Belmiro, não tem vencido tanto, como Luxem burgo imaginava. Já o Fluminense, desesperado, precisa ganhar em ca sa e fora. Luxemburgo tem orien tado Madson para usar sua velocidade com mais objetividade.

O técnico deveria fazer o mesmo com Neymar. Apesar de o time melhorar quando ele entra, Ney mar corre demais, cai, acerta e erra muito. Todo jogador precisa achar seu lugar, sua referência em campo, para daí se movimentar e improvisar. Mesmo assim, com 17 anos, franzino e confuso, Neymar já é melhor que os outros.

Luxemburgo sempre disse que vai se tornar gerente de futebol. Ancelmo Gois escreveu em sua co luna, em O Globo, que o técnico pensa em fazer isso logo. Outros fa lam que Luxemburgo vai ser candidato a senador. Tudo a ver.

Nenhum comentário: