quarta-feira, agosto 12, 2009

PAULO ROBERTO FALCÃO

Ainda a pegada

ZERO HORA -12/08/09

Paulo Autuori começa a receber questionamentos por sua visão contrária à marcação com faltas. Ficou complicado falar sobre isso, pois as pessoas interpretam o que se diz de acordo com suas próprias convicções. Por isso tentarei ser didático: como se faz para jogar quando o adversário está com a bola? Obviamente, é preciso tirar a bola dele. Só que para fazer isso não é preciso bater em ninguém, nem tampouco escalar um monte de volantes.

O mais simples é compactar o time, de modo a diminuir os espaços do adversário, que acabará errando ou se deixando desarmar. Para isso, não pode haver mais do que 30 metros entre os zagueiros e o centroavante.

O time que já vi fazer isso com mais eficiência foi o Botafogo de 1995, campeão brasileiro com Paulo Autuori. Num jogo contra o Flamengo, em Fortaleza, o Botafogo fez um primeiro tempo perfeito em termos de marcação por pressão. Não deixou o Flamengo sair de seu campo. E não precisou fazer mais faltas do que o normal. Paulo Autuori, podem ter certeza, sabe como fazer isso. Mas precisa ter os jogadores adequados.

Vitória

A torcida ficou com uma sensação boa, mas a comissão técnica do Inter não pode se iludir: o Sport está frágil, vem da troca do terceiro treinador, estava sem dois zagueiros titulares e ocupa a lanterna do Brasileirão. Ainda assim, cabe reconhecer que o Inter ganhou com autoridade e se empenhou para alcançar os 3 a 0.

Reforço

Ivo Wortmann fez elogios para Renato Cajá, que o Grêmio acaba de contratar para ter uma alternativa no setor de armação.

Meia canhoto e habilidoso, ele também é cobrador de faltas. É um reforço importante para o segundo turno.

Treino

A Seleção enfrenta esta tarde uma equipe quase amadora, mas tem que levar a sério o confronto com a Estônia porque pode ser o último treino para os jogos difíceis das Eliminatórias, contra Argentina e Chile.

Nenhum comentário: