sábado, agosto 15, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA
Panorama

Holofote


Felipe Patury

Jefferson vai de PSDB

Jose Cruz/ABR


O PTB apoiará o candidato do PSDB à Presidência em 2010, seja ele o governador de São Paulo, José Serra, ou o de Minas Gerais, Aécio Neves. A decisão está tomada. Mas o presidente do partido, Roberto Jefferson, só vai formalizá-la depois que o Palácio do Planalto confirmar a indicação do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, para o Tribunal de Contas da União, o que deve ocorrer ainda neste mês. A demora em divulgar a decisão é uma deferência a Múcio, líder da ala do PTB que apoia a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Jefferson e os outros dirigentes da agremiação acreditam que constrangeriam Múcio se aderissem à oposição enquanto seu colega está aboletado no Planalto.

Se é tribunal, está valendo

Sergio Lima/Folha Imagem



A secretária executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, jogou a toalha: ela desistiu de disputar com Múcio a vaga que se abrirá no Tribunal de Contas da União. Erenice, agora, sonha com uma cadeira em outra corte: no Superior Tribunal Militar. Além de oficiais das Forças Armadas, cinco civis têm assento lá. Um deles, Flávio Bierrenbach, será obrigado a se aposentar em outubro, quando completa 70 anos, idade-limite para os integrantes do tribunal.

A terra de Lula é Serra

Marcio Nelcimatti/Folha Imagem


Pernambuco é onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcança seus maiores índices de aprovação. No estado, sua popularidade beira os 90%. Mas, até agora, Lula não conseguiu transferir seu capital político para a ministra Dilma Rousseff, escolhida por ele para suceder-lhe. Uma pesquisa realizada pelo Ipesp no início deste mês mostra que o tucano José Serra tem em Pernambuco mais que o dobro das intenções de voto da petista: 43% contra 21%. O terceiro colocado é o socialista Ciro Gomes, com 11%. Se Ciro sai do páreo, a situação fica ainda melhor para Serra, que atinge 49%, contra 23% de Dilma. A pesquisa também mostra que o governador Eduardo Campos, do PSB, tem apenas 10 pontos de vantagem em relação ao seu antecessor, Jarbas Vasconcelos, do PMDB, e indica que dois oposicionistas, o tucano Sérgio Guerra e o democrata Marco Maciel, são os favoritos na corrida pelo Senado.

Renúncia coletiva no PT

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR


Não é só o líder da bancada do PT no Senado, Aloizio Mercadante, que ameaça entregar o cargo. Ideli Salvatti (SC) e Delcídio Amaral (MS) disseram a seus correligionários que podem abandonar seus postos no Conselho de Ética do Senado. Nas conversas com os petistas, Ideli e Delcídio disseram que já estão com a carta de renúncia pronta para o caso de serem obrigados a votar na cassação ou na absolvição do presidente da Casa, José Sarney. Ambos não querem comparecer à votação. No próximo ano, Ideli concorrerá ao governo catarinense e Delcídio, a um novo mandato no Senado.

Daniel Augusto Jr/AE


O G4 do futebol paulista

Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos formarão uma sociedade com vistas a conquistar cotas conjuntas de publicidade. Um dos negócios que poderão fechar juntos é um patrocínio da AmBev, que teme angariar a antipatia de três das grandes torcidas paulistas se ligar sua marca a apenas um clube. A AmBev propõe estampar o escudo dos quatro times em suas latas e em refrigeradores a ser colocados nos estádios em dia de jogo. Se aprovado, o contrato renderá 1,5 milhão de reais para cada time. Santos e São Paulo estão entusiasmados. Por causa de uma rixa com os são-paulinos, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, demorou a encampar a ideia. A nova empresa deve se chamar G4, não terá presidente e só tomará decisões por consenso.

Nenhum comentário: