sexta-feira, agosto 21, 2009

PAINEL DA FOLHA

Redoma para Dilma

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 21/08/09

Embora Dilma Rousseff tenha se envolvido por inteiro na operação salva Sarney, até o ponto de participar da derradeira reunião em que os senadores do PT foram enquadrados para votar a favor do presidente do Senado no Conselho de Ética, a ordem agora é retirar a ministra da linha de tiro, tanto neste caso quanto no embate com a ex-secretária da Receita Lina Vieira.
Além da preocupação com a pecha de ‘mentirosa’ que a oposição procura carimbar na candidata de Lula, voltou a ganhar corpo no governo o argumento de que é muita coisa acumular gestão, tratamento de saúde e embate eleitoral. Será criado um grupo, com a participação do ex-ministro José Dirceu, para tomar a frente nas respostas aos ataques a Dilma.

Brigada - Desde sempre cogitado para atuar na campanha de Dilma, o ex-prefeito de Recife João Paulo endossa a conveniência de blindá-la: ‘É mais do que necessário criar um birô de monitoramento e evitar a superexposição’.

Multiuso - Escolhido, sempre por exclusão, para presidir a CPI da Petrobras e ler a nota do PT em defesa do arquivamento das investigações sobre Sarney, o suplente João Pedro (AM) é o mais cotado para substituir Aloizio Mercadante na liderança da sigla.

Dever cumprido - Um dia depois de arquivar em tempo recorde 11 pedidos de investigação contra Sarney, Paulo Duque (PMDB-RJ) foi ‘bater um papo amistoso’ com o presidente do Senado. ‘Ele estava tranquilão’, relatou, satisfeito, na saída.

Evolução - E-mail que chegou ao gabinete de um senador: ‘Pelo amor de Darwin, fechem este Senado!’.

Na moita 1 - Também o DEM viveu momentos de tensão no Conselho de Ética. José Agripino (RN) teve de fazer um apelo dramático diante das ameaças de seus liderados de votarem com Sarney.

Na moita 2 - ‘Será devastador para o partido e para mim’, disse. Ainda assim, ACM Júnior (BA) se recusou a votar. Até o último instante, não se sabia se iria para o sacrifício Eliseu Resende (MG), sócio de Sarney, ou Heráclito Fortes (PI), primeiro-secretário. Na hora H, foi o primeiro.

Aperto - Com duas baixas no PT (de Marina Silva, já anunciada, e Flávio Arns, a caminho), somadas à provável saída de Valter Pereira e Mão Santa do PMDB, o governo passa a ter, ao menos no papel, margem de dois votos para encarar qualquer votação que exija quorum qualificado no Senado. Não que o Senado esteja votando alguma coisa.

Deixa sair - Do ministro Tarso Genro (Justiça), sobre a chance de o PT pedir o mandato de Marina: ‘Qualquer atitude nossa nesse sentido seria rançosa e equivocada’.

Ato secreto - Sumiu sem deixar rastros o original do processo da comissão de sindicância que investigou o uso de apartamento do Senado por um dos filhos do ex-diretor de RH João Carlos Zoghbi. Há uma cópia para abrir o processo administrativo, mas a defesa pode tentar anular o procedimento com base nessa filigrana burocrática.

Trem goiano - O PSDB representará contra Lula no TSE devido ao lançamento, feito pelo presidente, da candidatura de Henrique Meirelles ao governo de Goiás. A sigla reuniu comunicados da prefeitura de Goiânia dando ponto facultativo aos servidores no dia da visita, anúncios exortando a população a comparecer e imagens de Lula louvando as virtudes de candidato do presidente do BC.

Fila do ponto - O PDT, encampando pleito da Força Sindical do deputado Paulinho (SP), conseguiu dividir a bancada do DEM na Câmara, coletando apoio para votar a PEC da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. A proposta tramita há 14 anos na Casa.

Tiroteio

Depois de oito anos, o Paraná descobriu que tinha um senador do PT. Aliás, um senador com dupla personalidade, porque vota com o PSDB.
Do deputado petista ANDRÉ VARGAS sobre seu conterrâneo Flávio Arns, que disse sentir ‘vergonha de estar no PT’ após o partido ter livrado a cara de Sarney no Conselho de Ética.

Contraponto

Agora aguenta

Em recente visita ao interior paulista, Geraldo Alckmin acabou na tribuna do clássico Corinthians x Palmeiras, em Presidente Prudente. Santista, o ex-governador e atual secretário estadual do Desenvolvimento reclamou com Fabio Lepique, responsável por sua agenda.
- Você me trouxe aqui porque é corintiano, né?
- É que o estádio está lotado..._ justificou o assessor.
A despeito disso, quando o Palmeiras marcou o terceiro gol Lepique começou a apressar Alckmin para que saíssem dali rumo a outro evento.
O tucano não perdoou:
- Calma! Vamos esperar até o final. O jogo está bom...

Nenhum comentário: