sábado, agosto 15, 2009

PAINEL DA FOLHA

Padrão sanguessuga

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 15/08/09

Inicialmente restrita às fronteiras de Mato Grosso, a Operação da Polícia Federal batizada de Pacenas, que no início desta semana prendeu 11 pessoas suspeitas de integrar um esquema de fraudes em licitações do PAC, avançará sobre deputados federais do Estado, especialmente do PP.
A investigação também chegou à porta do gabinete do secretário-executivo do Ministério das Cidades, pasta controlada pelo PP. O matogrossense Rodrigo Figueiredo foi responsável por negociar recursos que somam R$ 400 milhões para obras no Estado. ‘Não é exagero dizer, que quando chegar a Brasília, a operação ganhará a dimensão da máfia dos sanguessugas’, afirma um dos envolvidos na apuração do caso.

Dá que é meu - Pela segunda vez, Edison Lobão furou combinado de nenhum ministro dar declarações depois de reunião sobre o pré-sal. O titular de Minas e Energia teme que a colega Dilma Rousseff fique com todos os louros do marco regulatório.

Calendário 1 - Depois de várias idas e vindas, foi marcado para o próximo dia 27 o julgamento em que o STF decidirá se arquiva ou aceita o pedido de abertura de processo criminal contra o ex-ministro Antonio Palocci no caso da violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.

Calendário 2 - O relator, Gilmar Mendes, fixou essa data mesmo com dois ministros a menos no plenário (Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Direito estão de licença). Mas pode revê-la se houver alguma outra ausência.

Já é demais - Depois de levar tudo o que pediu na negociação do pré-sal, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ainda tentou fazer a empresa escapar da taxa de assinatura na exploração dos blocos. Teve de ouvir, meio na gozação, meio a sério, que estava querendo demais.

Positivo - A despeito da pressão de familiares, que temem retaliações do Planalto, a ex-secretária da Receita Lina Vieira, que relata ter recebido de Dilma pedido para apressar investigação sobre empresas da família Sarney, confirmou a interlocutores que comparecerá ao depoimento de terça no Senado.

Sem diálogo - Lula já começou a apontar senões na atuação de Marina Silva quando ministra do Meio Ambiente. Em conversa com aliados, disse que várias vezes teve de ‘arbitrar confusões’ da senadora com a equipe.

Para registro - José Agripino (DEM-RN) afirma que foi Renan Calheiros (PMDB-AL) quem pediu para ir à sua casa, na quarta. Ali, ouviu que a bancada do DEM manteria a posição pelo desarquivamento das representações contra José Sarney (PMDB-AP) no Conselho de Ética e a defesa de seu afastamento.

No aquecimento - Aloizio Mercadante (PT-SP) diz que não vai mexer nas duas cadeiras de titular do Conselho de Ética do bloco governista. Enquanto os petistas suplentes não querem votar de jeito nenhum, com medo do efeito que a ajuda a Sarney possa ter sobre suas campanhas em 2010, Renato Casagrande (PSB-ES) já avisou várias vezes que, se escalado, estará pronto para o jogo.

Plataforma - Diante do assédio do PMDB de Orestes Quércia a Dr. Hélio, o PDT resolveu lançar a candidatura do prefeito de Campinas ao governo de São Paulo. A costura foi feita pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O evento está marcado para sexta-feira, na sede do partido.

Resistência - Informados, os deputados Cândido Vaccarezza (PT), Aldo Rebelo (PC do B) e Márcio França (PSB) tentaram ponderar que seria bom esperar um pouco mais, dada a indefinição sobre Ciro Gomes. Mas o PDT alega que Ciro quer mesmo estar no tabuleiro presidencial.

Tiroteio

Se tudo o que acharam foi a minha atuação numa CPI de 15 anos atrás, da qual me orgulho, encaro como um atestado de idoneidade.
Do líder do PT no Senado, ALOIZIO MERCADANTE , sobre as ameaças veladas de peemedebistas de ressuscitar histórias referentes à CPI do Orçamento, de 1993.

Contraponto

Lulão & Cidinho

Ao subir anteontem no palanque em Anápolis, onde esteve para visitar obras da ferrovia Norte-Sul, Lula foi saudado de maneira original pelo locutor:
- Presidente Luiz Inácio Lula Brasileiro da Silva!
O convidado de honra aproveitou a deixa:
- Vou mudar de nome de novo para me chamar Luiz Inácio Lula Brasileiro Goiano Anapolino da Silva.
E, dirigindo-se ao governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), conhecido como Cidinho, continuou:
- Pensando bem, acho que quando eu deixar o governo vou formar uma dupla caipira com o Alcides. E o nosso primeiro show será em Anápolis!

Nenhum comentário: