sexta-feira, agosto 14, 2009

PAINEL DA FOLHA

Verdes e verdes

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 14/08/09

A esquálida estrutura partidária e o pouco tempo de TV não são os únicos argumentos que o PT irá invocar no esforço para minimizar o potencial da provável candidatura de Marina Silva à Presidência pelo PV. Segundo o novo discurso petista, o ‘PV daqui não é o PV da Alemanha’. A ideia é chamar a atenção para a ficha de parlamentares e dirigentes da sigla pouco compromissados com a causa ambiental e, em alguns casos, enrolados em histórias estranhas. O foco será jogado sobre a direção paulista, de onde partiram os primeiros acenos à senadora do Acre.
Não que o PT esteja assim tão preocupado com as credenciais éticas de seus parceiros para 2010.

Não... - No governo e na cúpula petista, ninguém levou a sério a sugestão de José Dirceu para que o partido tome de volta o mandato de Marina. É consenso que tal movimento só beneficiaria a senadora.

...e não - O Planalto tampouco não quer ouvir falar da ideia de Eduardo Suplicy _Marina fica e disputa prévia com Dilma Rousseff.

Porta da rua - Presidente do PV, o vereador paulistano José Luiz Penna tem sugerido aos insatisfeitos que deixem o partido, a ser ‘refundado’ com a chegada de Marina. Até agora ninguém saiu.

Garota enxaqueca - A Lina Vieira que a tropa de choque governista tentará caracterizar na sessão da CCJ do Senado, terça que vem, seria ‘destemperada’, perfil que não combina com o esperado de uma secretária da Receita.

Granero - Já a oposição designou força-tarefa para ajudar Lina a reunir mais detalhes sobre seu encontro com Dilma Rousseff, no qual a ministra teria lhe pedido que apressasse investigação sobre empresas da família Sarney. ‘Vamos desencaixotar a mudança’, diz um senador.

Aperitivo - José Sarney e Renan Calheiros deixaram claro para o Planalto que a ‘distração’ do PMDB anteontem na CCJ, permitindo à oposição aprovar o depoimento de Lina, foi um aviso. Coisa pior virá se o PT teimar em contribuir para ressuscitar representação contra Sarney no Conselho de Ética.

Ventilador - Sarney está satisfeito com a revelação da nova fornada de atos secretos, baixados sob outros presidentes. Acha que ajuda a tirá-lo do foco, mostrando o caráter ‘sistêmico’ do problema.

Digitais - O servidor do Senado Franklin Albuquerque Paes Landim, chefe do serviço de publicações, admitiu ter sido o responsável por introduzir novos boletins com atos secretos na intranet. Disse que agiu a mando de Ralph Siqueira, que sucedeu João Carlos Zoghbi na diretoria de RH.

Em casa - Relatório de gestão aponta irregularidade em contrato com fundação paraibana para transmissão do sinal da TV Senado em João Pessoa. A autorização partiu do então primeiro-secretário Efraim Morais (DEM-PB).

Porão - Deputado estadual adversário de Tasso Jereissati no Ceará procurou o senador tucano para dizer que foi abordado por pessoas que se diziam a serviço de peemedebistas. Buscavam, segundo ele, munição contra Tasso.

Fila - Deputados disputam o apartamento funcional deixado por Clodovil Hernandes (1937-2009), totalmente redecorado. Haverá sorteio.

Trilha - A oposição ao governo gaúcho aponta possível contradição na defesa de Yeda Crusius (PSDB). Seus advogados agora usam a compra da casa da tucana como justificativa para os R$ 90 mil tomados em empréstimo da assessora Walna Vilarins. Isso jamais havia sido mencionado nas explicações anteriores sobre a aquisição do imóvel.

Tiroteio

Lula retribui a tropa de choque do Senado com benesses abertamente. Já Sarney negocia em colóquio telefônico secreto com o filho.
Do senador JARBAS VASCONCELOS (PMDB-PE), sobre a recomendação do presidente para que seja concedida uma emissora de rádio ao filho de Renan Calheiros.

Contraponto

Mr. Simpatia

Governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos deu entrevista coletiva, ontem em Brasília, para relatar encontro realizado na véspera entre Lula e a cúpula do partido. Já estava no meio da exposição quando chegou o correligionário Ciro Gomes.
- Façam de conta que eu não estou aqui_ disse o pré-candidato ao Planalto, indo se sentar no fundo da sala.
A certa altura, um repórter perguntou a Campos se o PSB escolheria apoiar a petista Dilma Rousseff mesmo tendo em seus quadros concorrente ‘mais ‘simpático’.
- Obrigado!_ respondeu um entusiasmado Ciro, aproveitando a oportunidade para cutucar Campos:
- Tá vendo, Eduardo? Um homem simpático como eu!

Nenhum comentário: