terça-feira, agosto 11, 2009

PAINEL DA FOLHA

O fator Lina

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/08/09

Nem governo nem oposição nutrem muita expectativa em relação ao depoimento do secretário interino da Receita, Otacílio Cartaxo, hoje na CPI da Petrobras. Acham que apenas a ida de Lina Vieira, que afirma ter recebido pedido de Dilma Rousseff para "agilizar" investigação sobre empresas da família Sarney, pode comprometer a blindagem da ministra.
A oposição vai insistir em aprovar o requerimento para que Lina seja ouvida, mas o relator, Romero Jucá (PMDB-RR), diz não ver evidências de pressão política: "Não há laudo, não houve notificação, não houve multa. Por ora, é um não assunto", desconversa Jucá.

Atalho. Ciente da dificuldade em ter sucesso na CPI, a oposição partirá para tática já usada no passado: tentar obter o depoimento de Lina em outra comissão do Senado.

Não fui eu. Em Natal, Dilma sutilmente procurou atribuir as declarações de Lina Vieira à mágoa ao dizer, sem que ninguém tivesse lhe perguntado, que nada teve a ver com sua nomeação e tampouco com sua saída do governo.

A filha é tua. De um asssessor de Lula, lembrando do empenho do ministro da Fazenda para instalar Lina no comando da Receita Federal: "O Guido deve estar com saudades do Jorge Rachid".

Liliput. O PSOL está em pânico. Nascido de dissidência do PT, avalia que, antes de causar estrago a qualquer concorrente de peso, a eventual candidatura de Marina Silva à Presidência atingirá em cheio Heloisa Helena ou outro nome que venha a representar o partido na cédula.

Memória. No Acre, petistas lembram que também Chico Mendes flertou com o PV na década de 80. Chegou a negociar a filiação no Rio de Janeiro com Alfredo Sirkis.

Seiva. A quem lhe pergunta se não teme ficar sem o mandato de senadora, aventurando-se na incerteza de uma candidatura presidencial, Marina responde com calma e bom humor: "Já estou fazendo uma poupancinha".

Elo. Um depoimento do então presidente do Detran gaúcho, Sérgio Luiz Buchmann, em 17 de julho de 2009, é considerado chave nas 1.200 páginas da denúncia do Ministério Público Federal contra a governadora Yeda Crusius (PSDB). O relato, dizem os procuradores, mostra "não só o conhecimento dela das fraudes na autarquia, mas concordância e benefício direto".

Nomes 1. Além do núcleo do governo, a denúncia afirma que o Detran "é fonte de financiamento do PP e do PMDB". Aponta o deputado federal José Otávio Germano (PP), padrinho das indicações na autarquia, como "mentor e beneficiário do esquema".

Nomes 2. Outra personagem de destaque nas escutas é Walna Vilarins Meneses, assessora de Yeda desde os tempos de Câmara. O documento a aponta como suspeita de "comandar o caixa dois".

Reforço. A base aliada de Yeda garantiu a última vaga da nova CPI. O secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado (PPS), retornou à Assembleia. Com isso, o governo terá 8 das 12 cadeiras.

Esticada. Arthur Virgílio (PSDB-AM) se antecipou aos adversários do PMDB e pediu informações à direção-geral do Senado sobre seu ex-assessor Carlos Lina Neto. Se ele ficou na Espanha além do período de duração do curso de teatro que fez, o tucano diz que vai devolver à Casa o equivalente ao tempo extra.

Visita à Folha. José Anibal, líder do PSDB na Câmara dos Deputados, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Carlos Marchi, assessor de imprensa.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"Do jeito que o atual presidente da República é, daqui a pouco ele vai dizer que fez a abertura dos portos."


Do ex-presidente ITAMAR FRANCO (PPS), usando feito de d. João 6º para ironizar, em reunião de lideranças oposicionistas no Rio, o estilo "nunca antes neste país" de Lula.

Contraponto

Verde de ocasião Alvo permanente de brincadeiras dos colegas por seu suposto pão-durismo, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) fez recentemente uma viagem ao Vietnã com o também senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
Numa loja, Ribeiro comprava roupas de pele para a mulher, que o acompanhava, e outras familiares. Ao lado, a mulher de Azeredo cobrou:
-Eduardo, você não vai comprar pra mim?
-Não posso, querida- respondeu o mineiro.
Diante da expressão contrariada dela, o tucano prontamente explicou:
-É que acabei de me filiar ao Greenpeace...

Nenhum comentário: