sábado, agosto 08, 2009

PAINEL DA FOLHA

Para PT, Marina já foi

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 08/08/09

Os apelos públicos, assim como os "gestos de carinho", continuarão nos próximos dias, mas, em privado, a maioria dos caciques petistas avalia que Marina Silva está de cabeça feita e irá mesmo deixar o partido para disputar a Presidência pelo PV.
Não que isso tenha deixado de assustar o PT, interessado em garantir a Dilma Rousseff o conforto de enfrentar exclusivamente o candidato tucano. Apenas ninguém acredita que pregações dos irmãos Viana (Tião, senador, e Jorge, ex-governador do Acre) resolvam a parada. Nem mesmo do chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho. Quanto ao presidente, quem o conhece bem acha que ele só chamaria Marina (se é que chamaria) caso tivesse certeza prévia de um resultado positivo. E o prognóstico não é esse.




Concílio 1. Marina mandou buscar as irmãs, que moram em colônias agrícolas no interior do Acre, para uma reunião de família sobre o convite feito pelo PV.

Concílio 2. Outros dois conselheiros privilegiados da senadora são o governador Binho Marques (PT), amigo desde os tempos da faculdade, e o arcebispo de Porto Velho, d. Moacyr Grechi, a quem Marina considera um segundo pai. Ele foi o primeiro a lançá-la candidata a presidente.

Exércitos. "Agora será a tropa de choque contra a tropa do cheque", proclamou um ainda exaltado Renan Calheiros (PMDB-AL) a aliados em jantar na quinta-feira pós-tiroteio no Senado. Foi no restaurante Bottarga, que fica numa loja de artigos de luxo no Lago Sul, em Brasília, e é o novo QG dos sarneysistas.

Fila. A agressividade de Renan na tribuna tem um componente bem racional: o líder do PMDB sabe que, se José Sarney for removido, ele será o próximo na linha de tiro.

O infiltrado. Chama-se Hezir Espíndola Gomes Moreira o responsável por acender o pavio de Tasso Jereissati (PSDB-CE) na sessão de quinta. Enquanto Renan lia a representação contra Arthur Virgílio (PSDB-AM), ele ficou chamando o líder tucano de "vestal", até Tasso pedir que fosse tirado de plenário. Criador do blog "Fica Sarney", Moreira é ligado à família.

Largada. O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), assinou a abertura de processo contra o ex-diretor de RH João Carlos Zoghbi, por ter instalado o filho num imóvel funcional.

Revoada 1. Às voltas com a denúncia do Ministério Público Federal e com a abertura de nova CPI, a governadora gaúcha Yeda Crusius (PSDB) deverá sofrer em breve uma debandada de secretários.

Revoada 2. O primeiro a desembarcar deverá ser o PMDB, a pedido do senador Pedro Simon, padrinho de indicações no Banrisul. Quem ainda resiste no partido é o deputado Eliseu Padilha, que indicou o secretário de Habitação, Marco Alba.

Presentinho. Os deputados estaduais do Paraná começaram a receber oito diárias mensais de R$ 650, pagas independentemente de viagens ou comprovação de gastos. A Assembleia não publicou ato criando o benefício.

Então tá. Para emendar o "feriado" de terça-feira, Dia do Advogado, o TRF da 3ª Região apelou para a gripe suína: expediente suspenso por "recomendações médicas".

Visita à Folha. Kátia Abreu (DEM-TO), senadora e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), visitou ontem aFolha, onde foi recebida em almoço. Estava acompanhada de Marcelo Garcia, secretário executivo da CNA, Moisés Gomes, superintendente técnico, Marcelo Cordeiro, assessor jurídico, Vanda Célia Oliveira, assessora de imprensa, e Ana Cláudia Rodrigues, secretária pessoal.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

Foi a sessão mais deplorável a que já assisti no Senado. Não queria ver minha foto naquela moldura.


Do líder do PT, ALOIZIO MERCADANTE, explicando por que preferiu permanecer em seu gabinete durante a conflagrada sessão de anteontem; Tião Viana era o único petista no plenário.

Contraponto

Sem escalas Ao lado de representantes da cúpula do Judiciário, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) participou na terça-feira de solenidade na qual o presidente Lula sancionou a lei que cria 230 novas varas federais no interior do país.
Numa alusão à crise que assola a Casa comandada por José Sarney, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, brincou com Torres:
-Mas não se costumava dizer que o Senado era o céu?
O "demo" aproveitou a deixa:
-Pois é, mas não podemos esquecer que o Diabo nada mais é do que um anjo caído...

Nenhum comentário: