sábado, agosto 29, 2009

INFORME JB

A volta dos bingos no país

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 29/08/09

SEMANA QUE VEM será analisado o mérito da questão, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, do projeto de lei que legaliza os bingos no país. A Associação Brasileira dos Bingos (Abrabin) acredita que não terá obstáculos em plenário. Baseia-se em três pilares: receita, empregos e fator social. Estima-se que o setor renderá até 7 bilhões para os cofres da União; vai gerar 250 mil empregos diretos e indiretos e terá repasses para três áreas.

Dos 17% destinados à Receita, 1% será para a Cultura, 1% para o Esporte e os outros 15% para o Ministério da Saúde. Nesta parte, o texto prevê que o dinheiro seja destinado a tratamento de viciados em jogos. As casas de bingos também vão fazer um cadastro nacional de jogadores viciados, espera-se, denunciados pelas próprias famílias ou reconhecidos dentro do estabelecimento. Eles serão proibidos de jogar.

Zé, um brasileiro Como o Senado tenta retomar a vida, no esforço da pauta, a coluna foi atrás de alguém na Casa Alta que personificasse o trabalho sério. Entre suplentes (um terço ) e senadores enrolados com a Justiça – quase metade – encontrou o Zezinho, garçom há 27 anos.

Deu água

Zezinho foi aquele garçom citado por Heráclito Fortes para dar um suco de maracujá ao irritado Eduardo Suplicy. “Só sirvo água”, diz Zezinho, que prefere não se expor. E nega que tenha entrado no Senado por ato secreto. Foi por mérito, frisa.

Só férias

Advogados têm reclamado muito: o Senado vem deixando de votar, desde o ano passado, o projeto de lei que dá férias à categoria de 20 de dezembro a 20 de janeiro. O relator é Aloizio Mercadante.

Lembrete

O assunto, segundo a classe, é irrevogável.

Acordem

A coisa anda tão feia e os senadores, tão perdidos, que todos ali esqueceram que Expedito Junior foi cassado pelo TSE. Falta a Mesa Diretora destituílo do cargo.

Serristas

O “twitteiro” José Serra, governador paulista, diz que a internet será imprescindível nas campanhas eleitorais. Sabe o que diz. Em uma semana seus seguidores no microblog passaram de 56 mil para 79 mil.

De mal

Não vai bem a relação entre o deputado federal Severiano (PDT-BA) e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O parlamentar recusou a Secretaria de Ciência de Jaques Wagner e anunciou saída da base do governo.

De mal 2

Lupi foi à Bahia e reforçou que o PDT está com o governador petista. Severiano, há 16 anos no comando do PDT baiano, deve deixar o cargo.

Geddel paquera A debandada, por ora, é pequena.

Só três deputados estaduais estão com Severiano – que pode ser o vice de Geddel Vieira (PMDB) na disputa pelo governo ano que vem.

Debandada

Em tempo, metade dos ministros de Lula vai sair dos cargos para se candidatar a algo.

Nenhum comentário: