domingo, agosto 02, 2009

INFORME JB

EUA procuram Minc para debater

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 02/08/09

A era Barack Obama nos Estados Unidos tem sido consolidada nas relações internacionais – inclusive com o Brasil. O presidente americano manda amanhã para Brasília Tedd Stern, seu enviado para Mudanças Climáticas. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (foto), o recebe na terça-feira para debater futuras parcerias. Minc vai mostrar avanços no cerco a madeireiros e fotos recentes de satélite que garantem a queda do desmatamento na região amazônica – 75% em junho deste ano, em relação a 2008. Vão discutir também medidas conjuntas contra o aquecimento global e o Tratado de Copenhague (novo acordo sobre mudanças climáticas). "Vendo como as geleiras da Noruega têm recuado sinto o que realmente tem acontecido", diz Minc à coluna.

Carona Na rota

O mundo volta os olhos para o Brasil. Não por acaso, o ministro de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, Ed Miliband, desembarca hoje no Rio. Vai a Brasília.

Os ônibus turísticos de Brasília passarão a fazer rondas pelo Congresso. Não se sabe o porquê, o lugar era evitado.

Woodsgrama

O cineasta Ang Lee lançou filme sobre o Woodstock. Estreia em setembro em Brasília. Animou uma turma a tentar reeditar o Woodsgrama, numa fazenda em Minas.

Em campo

Brasília investe pesado para ser sede da abertura da Copa 2014. Destaca a vantagem da mobilidade. "A rede hoteleira fica a 500 metros e o centro de convenções, a 300 metros do estádio", diz o governador José Roberto Arruda.

Bola dentro

Na contramão de outras sedes, que choram dinheiro da União para construir os estádios, Arruda diz que já tem os parceiros para a PPP do novo Mané Garrincha.

Livros salvam

O Senado vai montar livraria para vender as publicações de sua editora. Será no Congresso.

Voando

Uma caravana não oficial de deputados e senadores visita a Labace 2009 no Aeroporto de Congonhas, dias 13, 14 e 15. É a feira dos melhores jatinhos. Olho neles – nos potenciais compradores.

Nova adoção

O presidente Lula sanciona amanhã a Lei Cléber Matos, sobre a adoção no Brasil, a fim de desobstruir o caminho jurídico. Cléber era filho adotivo do deputado João Matos, o autor. Morreu com tumor no cérebro.

Reciclados

Uma boa notícia. Cerca de 5 mil alunos da rede pública estadual de Santa Catarina vão receber kits de material escolar produzidos com matéria reciclada.

Ao sabor

A Câmara vai ganhar um restaurante do Senac, com programações culturais, no último andar do Anexo IV. A novidade será o cardápio: variado, de acordo com a pauta do dia.

A todo gás

O setor de gás e petróleo é o que mais vai empregar nos próximos meses (aumento de 1,21% das contratações setoriais), com mercado aquecido até 2013. O problema é a carência de mão de obra especializada, mostra levantamento da CH2M HILL.

Nenhum comentário: